TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da motivação continuada no controle do biofilme dental

Por:   •  22/5/2018  •  Dissertação  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

O artigo escolhido visa apresentar a importância da motivação continuada no controle do biofilme dental.

Métodos: Foram analisados pré-escolares ao ensino fundamental das escolas existentes de Santa Tereza – RS, total de 135 alunos com faixa estaria de 5 a 14 anos. Eles foram divididos em 2 grupos: A (sessão única) e B (motivações em 4 sessões). Foi realizado o levantamento do biofilme dental e do sangramento gengival antes de qualquer intervenção e após a quarta sessão. Foram examinadas todas as faces de todos os dentes por um único examinador, sob a luz natural, na própria e escola e sempre antes do recreio.

Após o primeiro exame foi apresentado os primeiros recursos de motivação: no grupo A não foi aplicado nenhum programa a não ser no primeiro exame. No grupo B foi desenvolvido um programa de reforço em mais 3 sessões semanais e outros meios educativos.

No grupo A 61 alunos foram examinados sendo que 65,5% mantiveram o mesmo índice do exame inicial, 11,5% aumentaram e cerca de 23% diminuíram esse índice.

No grupo B 74 alunos foram examinados sendo que apenas 4% mantiveram o mesmo índice e 96% diminuiriam entre o exame inicial e o final.

Nos 2 grupos os índices de placa foi diminuído a diferença é que no grupo B essa mudança foi maior pelo fato das campanhas motivacionais.

Com estes dados foi possível identificar que os programas educativos e preventivos tem grande importância na redução e controle do biofilme dental e é mais efetiva quando acompanhado de sessões de reforço continuado, e os cirurgiões dentistas devem trabalhar para que tais práticas sejam aplicadas nas escolas e unidades Sanitárias.

Concordamos com o método utilizado neste artigo, foi bem prático e deixou claro o objetivo do autor que é mostrar a importância das campanhas de saúde e orientação nas escolas, pois fazendo isso desde cedo teremos adultos mais saudáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (38.9 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com