TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Autodesenvolvimento - Aula Tema 03Planejamento E Controle De Produção

Trabalho Escolar: Atividade De Autodesenvolvimento - Aula Tema 03Planejamento E Controle De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2012  •  581 Palavras (3 Páginas)  •  3.432 Visualizações

Página 1 de 3

As atividades do PCP são exercidas nos três níveis hierárquicos de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção. No nível estratégico, onde são definidas as políticas estratégicas de longo prazo da empresa, o PCP participa da formulação do Planejamento Estratégico da Produção, gerando um plano de produção. No nível tático, onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o Planejamento Mestre da Produção, obtendo o Plano Mestre da Produção (PMP). No nível operacional, onde estão preparados os programas de curto prazo de produção e realizado o acompanhamento dos mesmos, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, sequenciado, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.

NIVEIS HIERARQUICOS DAS ATIIDADES DE PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP)

Nível Definição Atividade exercida Participação no Processo Produtivo

Estratégico Responsável em dar sentido ou definir os objetivos e metas; toma decisões referentes ao projetos de longo prazo da empresa. Planejamento estratégico é o processo de elaborar a estratégia – definindo a relação entre a organização e o ambiente. É representado pelos altos executivos da organização. O processo de planejamento estratégico compreende a tomada de decisões sobre qual o padrão de comportamento que a organização pretende seguir, produtos e serviços que pretende oferecer, e mercados e clientes que pretende atingir.

Tático No nível tático, é utilizado para traduzir os objetivos gerais e as estratégias da alta diretoria em objetivos e atividades mais específicos. É elaborado em cada nível intermediário da organização, sendo projetado para médio prazo. O principal desafio neste nível é promover um contato eficiente e eficaz entre o nível estratégico e o nível operacional. Estando este associado ao nível Estratégico, tem a função de controlar todos os departamentos organizacionais. Está ligado tanto para a coordenação como para a integração das atividades internas da organização.

Operacional Já no planejamento operacional, o processo é de uma menor amplitude, onde o foco é trabalhar junto aos funcionários não administrativos, implementando os planos específicos definidos no planejamento tático. Seu trabalho é em curto prazo. Diária Voltado para a otimização de resultados, sua eficiência em nível de tarefas e operações, busca a perfeição operacional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com