TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância dos Carboidratos

Por:   •  1/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 3

As forças fundamentais da natureza

Pedro Henrique Aragão

A Física Clássica, anterior ao século XX, também chamada de Física não Relativística e não Quântica, descreve a natureza apenas por duas forças de longo alcance: a gravitacional e a eletromagnética. Com o desenvolvimento de novos métodos

experimentaisduas outras forças, de curto alcance, foram descobertas no interior da matéria, em seu nível atômico: a força nuclear fraca e a nuclear forte. Veja a tabela a seguir.

[pic 1]

A força nuclear fraca é a responsável pela desintegração da matéria, enquanto a nuclear forte é a responsável pela estabilidade da matéria, ou seja, mantém estável o núcleo dos átomos. São forças que atuam somente no nível microscópico, por essa

razão não sentimos seus efeitos, só as percebemos. Por exemplo, a Medicina Nuclear faz bastante uso dessas forças, tanto para diagnóstico, como para tratamento. Essas forças são também as responsáveis por manter o núcleo de nosso planeta aquecido. São elas as responsáveis pela luz das estrelas. Sem essas forças o Universo seria uma imensa escuridão. A Terra seria um corpo celeste congelado, sem vida. Portanto, todas as diferentes forças observadas na natureza, que parecem ser distintas, do atrito à explosão de supernovas, por exemplo, são casos particulares dessas quatro forças fundamentais.

Das quatro forças, a força gravitacional é a mais fraca de todas, porém, tem uma característica: é a mais universal, ou seja, não existe nada no universo, matéria ou energia, que não seja afetado por um campo gravitacional; além do mais, é uma força atrativa. A título de comparação, a força gravitacional é aproximadamente 1036 mais fraca quando comparada com a força eletromagnética! Só para você pensar: o pente, de plástico, que utilizamos para nos pentear, quando atritado com um pedaço de flanela, é capaz de recolher, atrair, pedacinhos de papel picado, devido à eletricidade estática, anulando, portanto, a gravidade de toda a Terra!

Entretanto, desde 1914, uma questão intrigava os físicos que se dedicavam ao estudo da estrutura do núcleo atômico, qual seja: o que mantém a coesão do núcleo,  á que os prótons, tendo carga elétrica positiva, deveriam por consequência se repelir, ou colocado de outra forma, o que impede a desintegração do núcleo?

Como sabemos, a carga elétrica dos nêutrons é nula, logo, estes não contribuem para a repulsão entre os prótons. Assim, deve existir uma força extremamente intensa, de maneira a evitar a repulsão coulombiana, força eletromagnética. Entretanto, o alcance dessa força é muito pequeno 10-15 m. Por essa razão, quando se consegue romper o conjunto formado por prótons e nêutrons, a energia liberada é simplesmente fantástica. Lembre-se da relação, E = mc2!

Essa é a força nuclear forte. Desde o início de 1920, os físicos desconfiavam de sua existência, com características particulares bastante interessantes. Para você ter uma ideia, essa força é cerca de 1011 maior que a intensidade da força nuclear fraca.

Quando comparada com a força eletromagnética e a força gravitacional, é, respectivamente, 102 e 1039 vezes superior. Em ordem decrescente de intensidade, têm-se respectivamente as interações: forte, eletromagnética, fraca e a gravitacional.

Portanto, a interação gravitacional, a mais conhecida de todos nós, ocorre pela troca de grávitons. Essa força atua sobre todos os corpos com massa ou energia. A interação eletromagnética, que tem como partícula mediadora o fóton, tem atuação em todos os corpos com carga elétrica. A força nuclear fraca está envolvida na radioatividade dos elementos e na geração de energia nas estrelas. Finalmente, a interação nuclear forte é a responsável por manter o núcleo do átomo estável, ou seja, pela existência dos elementos da tabela periódica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (247.4 Kb)   docx (153.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com