TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Imunologia

Por:   •  3/9/2017  •  Abstract  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  485 Visualizações

Página 1 de 10

Estudo Dirigido – Imunologia

  1. Explique os mecanismos de autotolerância central de linfócitos T.

A tolerância central(auto-tolerância)ocorre porque, durante a maturação nos órgãos linfóides primários, todos os linfócitos passam por um estágio em que o encontro com o antígeno induz preferencialmente a tolerância em vez da ativação.

Na tolerância central das células T, durante a maturação no timo, várias células T imaturas que reconhecem antígenos com alta avidez são eliminadas, pelo processo de deleção ou seleção negativa. A concentração dos timócitos auto-reativos no timo e a afinidade dos receptores da célula T (TCR) dos timócitos que reconhecem o antígeno são os fatores que determinam se um antígeno próprio irá induzir a seleção negativa no timócitos.

2- Explique os mecanismos de autotolerância central de linfócitos B.

Na tolerância central dos linfócitos B imaturos reconhecem os antígenos próprios com alta afinidade na medula óssea, o que leva a mudançada sua especificidade (edição do receptor/rearranjo da cadeia leve) e,se o novo receptor continuar auto-reativo, a célula B sofre apoptose (deleção clonal).

3-Descreva os mecanismos de autotolerância periférica de linfócitos T

Há três mecanismos possíveis: a inativação funcional (anergia), a supressão imune por células T reguladoras e a deleção (morte celular induzida por ativação).

Anergia

Linfócitos T virgens precisam de no mínimo dois sinais para sua proliferação e diferenciação em células efetoras: o sinal 1 é sempre o antígeno e o sinal 2 é promovido por co-estimuladores expressos nas APCs(Células Apresentadoras de Antígenos) em resposta a microorganismos (ligação B7-CD28).

Na anergia, ocorrem os seguintes fatos:

1. APC apresenta o antígeno próprio para a célula T virgem que recebe, portanto, o sinal 1 de seus receptores para tais antígenos.

2. A célula T não recebe co-estimulação, não há resposta imune inata acompanhante.

3. Nessas condições, os TCRs (Receptores das Células T) podem perder a habilidade de transmitir sinais ativadores ou as células T podem preferencialmente englobar receptores inibitórios da família CD28, CTLA-4 (Antígeno 4 Associado com Linfócito T Citotóxico ou CD152) ou PD-1 (Proteína-1 de Morte Celular Programada)

4. Resultado: anergia/inativação funcional de longa duração.

Supressão Imune por Células T Reguladoras

Nos linfonodos e principalmente no timo, encontramos células T reconhecedoras de antígenos próprios, que, em sua maioria, são CD4+ e expressam altos níveis de CD25, a cadeia alfa do receptor da IL-2.

1. As células T reconhecedoras de antígenos próprios são estimuladas por IL-2 e pelo fator de transcrição Foxp3 (cuja expressão é estimulada por TGF beta) a se tornarem células T reguladoras.

2. As células T podem produzir citocinas, como TGF beta e IL-10, que bloqueiam a ativação dos macrófagos e linfócitos, ou podem realizar interação direta e supressão de outros linfócitos e APCs.

3. As células reguladoras causam, então, inibição da ativação da célula T virgem em efetora e inibição de funções da célula T efetora.

Deleção

Há dois mecanismos prováveis de morte dos linfócitos T maduros induzida por antígenos próprios: a via mitocondrial e a via dos receptores da morte.

- Via Mitocondrial

1. Células T reconhecem antígenos próprios, havendo ausência de co-estimulação e de resposta imune inata.

2. Há a produção em excesso de proteínas pró-apoptóticas.

3. Ocorre o surgimento de proteínas mitocondriais que ativam as caspases, enzimas citosólicas que induzem apoptose.

4. Apoptose por Via Mitocondrial.

- Via dos Receptores da Morte

1. Reconhecimento de antígeno próprio.

2. Co-expressão de receptores para a morte e seus ligantes.

3. As interações ligantes-receptor geram sinais através dos receptores de morte que ativam as caspases.

4- Apoptose pela Via dos Receptores da Morte.

O principal exemplo de receptor da morte é o a proteína Fas (CD95), expressa em muitos tipos celulares, e o FasL, expresso principalmente em células T ativadas. A ligação Faz-FasL induz a morte de células T e B expostas aos antígenos próprios,

4- Descreva os mecanismos de autotolerância periférica de linfócitos B

1. Linfócito B maduro reconhece antígeno próprio e não recebe estímulo da célula T(porque as células T auxiliares estão ausentes ou tolerantes).

2. Linfócito B torna-se anérgico ou parcialmente ativado.

3. Célula B é excluída do folículo linfóide.

4. A ausência de estímulos de sobrevivência leva à morte da célula.

5- O que pode causar a autoimunidade?

  • Falha na autotolerância central: falha na seleção negativa no timo ou medula óssea.
  • Falha na autotolerância periférica: experessão de moléculas co estimuladoras em células com auto antígeno.
  • Deficiência de Fas, FasL e CTLA-4
  • Reação cruzada: ex, uso de insulina bovina por diabéticos resposta imune à insula bovina pode dar reação cruzada com a insulina humana

6- Como infecções podem estar relacionadas com autoimunidades?

O microorganismo pode induzir autoimunidade por mimetismo molecular com autoantígeno, desregulação da resposta imune, superantígeno

7- Explique porque doenças autoimunes são consideradas multifatoriais?

Por que elas têm componentes genéticos, ambientais e hormonais.

Fatores ambientais: luz UV, drogas, cigarro. Fatores hormonais: esteróides podem aumentar proliferação de linfócitos B e produção de auto anticorpos. Stress. Fator genético: alelos HLA e outros genes, como FcγR.

8- Descreva a imunopatologia de uma doença autoimune que envolva simultaneamente auto AC e reação de hipersensibilidade citotóxica, explicando o mecanismo dessa hipersensibilidade.

Anemia hemolítica autoimune. É caracterizado pela destruição precoce das hemácias devido a fixação de imunoglobulinas e/ou complemento na superfície da membrana eritrocitária. O sistema imunológico do individuo passa a não reconhecer as suas hemácias como próprias, vendo-as como elementos estranho ao organismo

 9- Descreva a imunopatologia de uma doença autoimune que envolva imunidade celular.

A autoimunidade é comum, pois todas as pessoas têm capacidade e potencial de montar respostas autoimunes devidos dois motivos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (170.4 Kb)   docx (577.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com