TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução Diabetes

Por:   •  14/2/2018  •  Projeto de pesquisa  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A semente da planta do linho, Linum usitatissimum, conhecida popularmente como linhaça, é caracterizada por ser da família da Linaceae. O seu uso vem desde a civilização antiga e a sua aplicabilidade era o tratamento de feridas. (NOGUEIRA et al, 2010).

Atualmente, com a necessidade de melhorar e prorrogar a expectativa de vida tem-se desenvolvido diversos estudos que elucidam acerca dos efeitos benéficos da linhaça para a saúde e para o tratamento de doenças, devido à dimensão de suas propriedades.

De acordo com Pilar (2011), a linhaça tem sido muito estudada pelo fato de que sua estrutura melhora a capacidade dos parâmetros antropométricos, bioquímicos e de estresse oxidativo. Essa semente proporciona nutrientes fundamentais para a vida dos seres humanos.

A linhaça é um alimento funcional e seus componentes ativos são as lignanas. A linhaça exerce importantes efeitos metabólicos para o organismo e propicia diversos benefícios para a saúde e para o bem-estar dos indivíduos. Além disso, ela reduz o desenvolvimento e contribui para a terapêutica de diversas doenças, como a diabete. (NOGUEIRA, et al, 2010).

Portanto, tem-se utilizado a linhaça para o controle da diabetes. Conforme Eusébio (2016) A Diabetes mellitus é caracterizada por ser uma das maiores problemáticas que afetam a saúde. Essa doença engloba vários graus de resistência à insulina e da disfunção das células β do pâncreas e, como resultado, tem-se a hiperglicemia. A ligação entre a Inflamação e a Diabetes mellitus ocorre pelo desequilíbrio dos níveis de citocinas, quimiocinas e interleucinas e isso faz com que se desenvolva uma resposta inflamatória e imune que intercede a sua patogênese.

O estudo transversal e quantitativo realizado por Zaparolli et al (2013), realizado com pacientes diabéticos hospitalizados, durante dezembro de 2011 a março de 2012, abordou sobre o consumo de alimentos funcionais no tratamento de diabetes e os seus resultados mostram que a linhaça é um dos alimentos que atua na prevenção e no controle da diabete, pois, reduz e controla o índice glicêmico.

A prevenção e o controle de doenças crônicas, resultantes dos hábitos alimentares e, consequentemente, a importância dos alimentos funcionais como a linhaça para o tratamento da diabete, é um tema relativamente pouco explorado no Brasil. Além disso, muitas das evidências sobre esse assunto são desprovidos de ensaios clínicos bem elaborados, o que dificulta a divulgação de informações para a capacitação de profissionais da saúde. (ZAPAROLLI et al, 2013).

Por essa razão, percebe-se a relevância de mais pesquisas no intuito de desenvolver ensaios que possibilitem maiores informações e a propagação destas, para se obter maiores explicações. Assim, os profissionais da saúde poderão compreender melhor a temática e orientar o consumo da linhaça como um importante alimento para o controle da diabete.

Visto isso, será realizada uma indução experimental para que camundongos desenvolvam o quadro de diabetes.  O tratamento será por meio de extrato de linhaça. Esse procedimento será efetivado para que se possa examinar como os camundongos reagem ao consumo da linhaça e como isso repercute no seu quadro diabético. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é avaliar a atividade antiflamatória da semente de linum usitatissimum l. em modelo de camundongos com diabetes mellitus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (131.8 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com