TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL DESENVOLVIMENTOS SUSTENTÁVEL

Por:   •  22/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  766 Palavras (4 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 4

A LEGISLAÇÃO AMBIENTAL NO BRASIL DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

        Garantir o desenvolvimento sustentável nos territórios, se faz de maneira a buscar a recuperação ambiental através de:

Política de desenvolvimento urbano no Brasil onde passou a ter efetividade após a aprovação da Lei Federal n. 10.257, de 10 de junho de 2001, que instituiu o Estatuto da Cidade, regulamentando os artigos 182 e 183 da Constituição Federal. Assim, restou positivado que a execução da política de desenvolvimento urbano fica entregue ao Município. AVELAR, PASCHOAL E SARQUES (2012 , p.1)

        A garantia do pleno desenvolvimento sustentável das cidades é preciso necessita da recuperação ambiental, ou seja, “devolver ao ambiente suas características originais, a estabilidade e o equilíbrio no ambiente degradado”. Segundo definição do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), recuperação ambiental é quando o local degradado será retornado a uma forma de utilização de acordo com o plano preestabelecido para uso do solo (MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE).

        Atualmente o Brasil ganha nova Legislação que expressa a necessidade de dar ao individuo e a sociedade os elementos essenciais para estabelecer uma relação harmonica entre o homem e a natureza.        Lima (2013, p. 12) destaca que a qualidade de vida também é percebida no cuidado com o saneamento básico, que obedece a Lei nº 11.445/2007 indicando que o saneamento básico  é importante indicador de qualidade de vida da população, pois reflete nas condições de saúde da população. Observadas no abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

        Cuidados especiais devem ser devidamente corrigido nas áreas urbanas e rurais, pois existem fontes de poluição que devem ser evitadas:- Fontes naturais, minérios dissolvidos, drenagem de águas decaimento de vegetação e crescimento de plantas aquáticas. - Fontes agrícolas irrigação, drenagem, erosão, excretas de animais e aplicação de fertilizantes e pesticidas.- Por meio de aguas residuais, esgotos sanitários aguas pluviais, efluentes industriais.- Outras fontes, aterros sanitários, mineração e reservatório.- Resíduos de abatedouros, resíduos de serviços de saúde.

        Assim, organizações, utilizar-se de Leis e de Gestão Ambiental, realiza-se a qualidade necessária a sustentabilidade econômica atual no qual utiliza-se de normas como ISO 14000, segue determinados padrões e evita a destruição da natureza. Assim a não observância de normas ambientais, sempre levará a poluição e ou contaminação.

AUSTRÁLIA E AS MUDANÇAS

        O país que viveu entre 1997 e 2009 o mais severo período de seca já registrado, e que entre 2013 e 2014 teve 156 recordes de temperatura, precisou se adaptar para manter o abastecimento de milhões de moradores.

Foram investidos cerca de R$ 6 bilhões em infraestrutura, o que ajudou a combater vazamentos e a economizar água, utilizando inclusive nas casas aguas das chuvas, (g1.com.br). Depois de tratada, a então "água de reúso" retorna para as moradias, já adaptadas para receber o líquido em uma torneira especial, que poderá ser utilizado na limpeza da casa, lavagem de roupas e outras atividades em que se consiga evitar o emprego de água potável. Além disso, em várias cidades do país foram construídas usinas de dessalinização, que transformam a água do mar em potável. Em Melbourne, o complexo ainda não foi utilizado, mas foi erguido para ser uma espécie de seguro em casos de extrema escassez hídrica, (g1.com.br, 2015)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (119.5 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com