TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio ambiente e desenvolvimento sustentável da Horta pedagógica da escola

Pesquisas Acadêmicas: Meio ambiente e desenvolvimento sustentável da Horta pedagógica da escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  439 Visualizações

Página 1 de 4

1. TEMA

Meio Ambiente e Sustentabilidade

1.1. SUBTEMA

Horta Escolar Pedagógica

2. INTRODUÇÃO

A teia da vida demonstra exatamente as relações existentes entre todos os elementos dos sistemas, e que qualquer alteração em qualquer elemento poderá interferir em todas essas relações. A natureza funciona através de ciclos, isto é, a matéria parte de um determinado ponto, segue uma trajetória e retorna ao ponto de partida. Nos ecossistemas, os organismos e o ambiente interagem promovendo trocas de materiais e energia através da cadeia alimentar e ciclos da natureza. A questão ambiental vem sendo amplamente debatida e ganhando cada vez mais atenção em muitos e diferentes contextos sociais, assumindo crescente importância nas instâncias política, acadêmica e na mídia.

As atividades ligadas ao uso do solo tais como revolver a terra, plantar, arrancar mato, podar, regar não só constituem ótimo exercício físico como representam uma forma de aprendizado saudável e criativo, tal qual o contato com as coisas da natureza. Este projeto procura apresentar atividades que despertem o interesse do aluno no cuidado com o ambiente. Além de complementar a merenda escolar, o Projeto Horta pode ser um verdadeiro laboratório ao ar livre para as aulas de Química, Física, Biologia e Matemática. Os alunos aprendem, na prática, temas como nutrientes do solo, luminosidade, temperatura, fotossíntese, desenvolvimento de plantas, a vida dos insetos e medidas de áreas.

Essas experiências ao vivo despertam o interesse pelas aulas. Os estudantes pesquisam e debatem mais os assuntos melhorando assim o aprendizado. Neste projeto, as pessoas devem atuar sempre com muita responsabilidade e compromisso. Os alunos devem estar presentes na maioria das etapas e atividades desenvolvidas na horta, tais como: seleção das espécies a serem cultivadas, plantio, cuidados com a horta e colheita. Os professores devem auxiliar os alunos no desenvolvimento e manutenção da horta e na supervisão dos trabalhos. Podem também elaborar estratégias que permitam trabalhar os conteúdos numa visão interdisciplinar.

3. JUSTIFICATIVAS

A Escola Estadual Monteiro Lobato, localiza-se no bairro Condomínio Pioneiro, no município de Primavera do Leste, funciona em prédio próprio em construção específica para tal, possui quadra coberta, refeitório, cozinha com depósito, sala de professores, sala de coordenação com banheiro, de articulação, direção, secretaria, nove salas de aulas, banheiros com acessibilidade. Seu terreno é plano, sendo ideal para a instalação de uma horta escolar e possui todas as condições favoráveis, como: disponibilidade de sol, água de boa qualidade e proteção de ventos fortes.

Construir uma horta na escola é uma atividade que oferece múltiplas possibilidades de estudos e aprendizagens em diferentes áreas do conhecimento, socialização entre alunos, professores e comunidade e melhora a convivência escolar, pois a vivência fora da sala de aula amplia e melhora as relações interpessoais. Também se constitui em uma fonte rica de construção de saberes, aliando a teoria do conhecimento entre diferentes áreas com a prática, possibilitando ao aluno um aprendizado eficaz para a vida. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com