TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lua

Seminário: A Lua. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Seminário  •  548 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

A Lua

A Lua é o satélite natural do planeta Terra, distanciados por aproximadamente 384.405 km. Estima-se que exista um número superior a 150 Luas no Sistema Solar, somente Netuno possui treze; Saturno, quarenta e oito; e Júpiter, sessenta e duas. A maior Lua do Sistema Solar é Titãn, seu tamanho é duas vezes superior ao da lua terráquea. A nossa Lua é o único corpo celeste a receber seres humanos.

O seu diâmetro é de aproximadamente 3.500 km, por essa razão seu tamanho é 80 vezes inferior ao do planeta Terra. Ao longo da superfície lunar não são identificados gases, como nitrogênio, oxigênio ou mesmo água.

Esse corpo celeste é visto da Terra e exibe várias fases, mesmo assim expõe sempre a mesma face. O tempo gasto para realização do movimento de rotação é o mesmo para o de translação. No movimento de rotação a lua gira em torno de si mesma, sendo necessários 27 dias e 7 horas (tempo igualmente gasto para o movimento de translação - deslocamento em torno do Sol).

A face da Lua iluminada apresenta uma temperatura de aproximadamente 127°C, enquanto que a face não iluminada gira em torno de – 170°C

Ao contrário do planeta Terra, a Lua não possui atmosfera. A superfície lunar permanece ilesa por milhões de anos, exceto as crateras causadas pelas colisões de meteoritos.

A Lua interfere diretamente nas marés, em razão das águas oceânicas serem atraídas durante o deslocamento orbital desse corpo celeste.

Fonte de luz secundária, a lua é o satélite natural da Terra. Esse objeto somente pode ser visto porque reflete a luz que recebe do Sol.

O hemisfério lunar voltado para a Terra nem sempre é o mesmo que está sendo iluminado pelo sol, por isso existem quatro fases da Lua. Essas quatro fases da Lua se alternam constantemente em um intervalo de aproximadamente 7 dias.

Fases Da Lua

Na posição 1 temos a fase de Lua nova. Aqui, a face voltada para a Terra não está iluminada, portanto a Lua não pode ser vista.

Em 2, temos o quanto crescente, em que apenas ¼ da lua está iluminada. Esse é o ponto central da transição da Lua nova para a Lua cheia.

Na posição 3, tem-se a fase de Lua cheia, a Lua está com o hemisfério voltado para a Terra totalmente iluminado pelo Sol.

Em 4, temos a lua iluminada parcialmente pelo Sol. É o quarto minguante, onde a Lua encontra-se na transição entre as fases cheia e nova.

O intervalo entre duas luas novas consecutivas é denominado de período de lunação e é de 29 dias, 12 horas e 44 min.

Os eclipses lunares ocorrem na fase da lua cheia, quando a Terra encontra-se entre o Sol e Lua. No caso do eclipse solar é a Lua que se encontra entre o Sol e Terra.

Entretanto, esses fenômenos não ocorrem todos os meses porque a órbita da Lua ao redor

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com