TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Do Livro A Lua Pelo Direit

Exames: Resenha Do Livro A Lua Pelo Direit. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  346 Palavras (2 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 2

O livro "A luta pelo direito" de Rudolf von Ihering promove a ideia da busca vital pela justiça a partir do desenvolvimento de um estado de espírito que tem como essência o senso de justiça. Ihering propôs em seu livro uma nova visão referente ao direito, até então, este era visto como algo a ser conquistado de forma conjunta e não independente como o autor sugere. Desde os primórdios a sociedade passou por diversas transformações e é possível dizer que essas foram alavancadas pela revolta de um determinado grupo de pessoas ou até mesmo de uma população. O que convém ressaltar é que até a época do lançamento do livro, as mudanças que ocorreram na esfera social sempre se deram porque houve uma concordância de idéias, um determinado número de pessoas tinha a mesma idéia e a partir daí começava a busca pela efetivação desta.

As revoluções e transformações em todo o tempo se deram de forma conjunta porque a princípio era pensado que a "união faz a força", sendo assim, era mais fácil existir uma modificação social se todos lutassem juntos por isso. Contudo, Ihering quebra com esse paradigma quando cita que toda pessoa tem que lutar pelo seu direito, ou seja, não se trata mais de apenas lutas unificadas, mas também de lutas individuais. A busca pelo direito pode ser una, no entanto, isso não impede que ela seja solitária. Com esse pensamento, Ihering abre as fronteiras para que o homem comum do século XIX comece a pensar em lutar e buscar seu direito sozinho, sem somente contar com a justiça estatal.

O autor critica a forma como o direito era visto, já que se preocupava mais em equilibrar a justiça dos fatos do que em lutar para a garantia deste e consequentemente a do direito. O direito era visto como algo que se concretiza aos poucos por meio da conscientização das pessoas e não precisa de esforço para se efetivar na sociedade. Entretanto, a teoria de Ihering é baseada em um direito que tem como essência a luta, de modo que, é completamente inviável o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com