TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Montagem Da Molécula De DNA

Por:   •  3/8/2023  •  Seminário  •  446 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA – CCN CURSO: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS[pic 1]

DISCIPLINA: CITOGENETICA GERAL

DOCENTE: SANDRA MARIA MENDES DE MOURA DANTAS

MONTAGEM DA MOLÉCULA DE DNA

II AULA PRÁTICA

Ana Clara Cunha de Sousa Ana Vitória de Sousa da Silva Breenda Moara Sarmento da Luz Lara Cecília da Penha Barros Rebeca Lohana Torres da Silva

Rosa Helen da Silva

Universidade Federal do Piauí Teresina, 16 de junho de 2023

Uma molécula de DNA engloba bases nitrogenadas, açúcares, fosfato e uma grande variedade de proteínas que garantem o seu bom funcionamento. A sua estrutura e como todas essas substâncias se relacionam foi esclarecido em 1953 por Francis Crick, James Watson e Maurice Wilkins com um modelo tridimensional de uma molécula de DNA em dupla-hélice o que ocasionou um avanço nos estudos do material genético e um consequente avanço na ciência médica.

Se espelhando no trabalho de Crick, Watson e Wilkins a prática de construção de uma cadeia de DNA utilizando materiais didáticos visa contribuir com uma maior compreensão por parte dos alunos como cada fração do material genético se relaciona e como conseguem realizar sua determinada função. Na prática realizada em laboratório o material principal utilizado para a ilustração da cadeia foram jujubas com diversas cores e cada uma representava uma partícula química da cadeia de DNA.

Materiais

  • Jujubas coloridas
  • Palitos de dente
  • Massa de modelar
  • Folha A4
  • Pincel.

Metodologia

Após abrir o pacote, as jujubas foram colocadas em uma bandeja e separadas por cores: vermelhas, laranjas, verdes, amarelas e roxas, cada cor seria selecionada de modo aleatório para representar uma base nitrogenada (A, T, C ou G) ou a pentose. Para o radical fosfato foi utilizado massinha de modelar na cor azul e palitos de dente para fazer as ligações entre as partes (pontes de hidrogênio). O objetivo era montar uma molécula de DNA usando o material apresentado, primeiramente montando um nucleotídeo, com uma jujuba representando a base nitrogenada, uma como pentose e a massinha como fosfato, e depois ligando as bases com seus complementos (A-T e C-G), aos poucos dando forma à estrutura do DNA que conhecemos.

Concluímos com essa aula prática com as jujubas onde tinham como objetivo facilitar a compreensão dos alunos com relação a estrutura da molécula de DNA de uma forma didática e palpável, desde a identificação das bases nitrogenadas, a ligação fosfolipídicas para formar toda estrutura da fita de DNA. Cumprimos todos os objetivos que a aula prática, este trabalho foi muito importante para o nosso desenvolvimento no assunto, porque nos permitiu conhecer melhor com ocorre todo o processo de criação da dupla hélice do DNA e da estrutura dele, permitindo uma maior fixação do conteúdo das aulas ministradas em sala de aula pela professora Sandra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (146.6 Kb)   docx (101.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com