TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento, montagem

Projeto de pesquisa: Experimento, montagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  740 Palavras (3 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 3

Sumário Página

Resumo. . . . . . . . . 2

I – Objetivo. . . . . . . . . 3

II – Introdução teórica. . . . . . . 3

II.I – Arquimedes. . . . . . . 3

II.II – Empuxo. . . . . . . 4

III – Experimento, montagem. . . . . . 12

IV – Procedimento Experimental . . . . . 12

V – Resultados e Discussões. . . . . . 13

VI – Conclusão. . . . . . . . 15

VII – Referências bibliográficas. . . . . . 16

Resumo

O Experimento consiste em medir a força de empuxo de dois liquidos distintos sobre um mesmo corpo, força essa que será usada para calcular a densidade desses líquidos, comparando os resultados obtidos com os valores reais de densidade dos respectivos líquidos encontrados através da razão entre massa pelo volume deslocado. O trabalho se divide em experimentos qualitativos (que revelam aspectos importantes do fenômeno físico) e quantitativos (os quais utilizarão leis e formulações matemáticas para a obtenção de resultados e confirmação dos princípios).

I - Objetivo

Neste experimento realizado em laboratório, calcularemos a densidade

II - Introdução teórica

II.I Arquimedes

Arquimedes nasceu em Siracusa, atual Itália, no ano 287 a.C. Foi um matemático, engenheiro, físico, inventor e astrônomo grego, filho de um astrônomo, que provavelmente o apresentou à matemática. Arquimedes estudou em Alexandria, onde teve como mestre Canon de Samos e, assim, entrou em contato com Erastótenes. A este último Arquimedes dedicou seu método, no qual expôs sua genial aplicação da mecânica à geometria, desta maneira, “pesava” imaginariamente áreas e volumes desconhecidos para determinar seu valor. Voltou logo a Siracusa, onde se dedicou totalmente ao trabalho científico.

A literatura informa que o sábio grego Arquimedes descobriu, enquanto tomava banho, que um corpo imerso na água se torna mais leve devido a uma força, exercida pelo líquido sobre o corpo, vertical e para cima, que alivia o peso do corpo. Essa força, do líquido sobre o corpo, é denominada empuxo. Sendo assim, segundo o princípio de Arquimedes: “Todo corpo mergulhado num fluido (líquido ou gás) sofre, por parte do fluido, uma força vertical para cima, cuja intensidade é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo.”

Neste experimento será comprovado as diversas formas que podem ser utilizadas para se obter a massa especifica de um corpo ou objeto, com auxilio dos equipamentos do laboratório serão realizadas medidas de diversas grandezas, onde através de cálculos se determina a massa específica do corpo.

Mesmo considerando os erros de leitura, será comprovado que o resultado obtido é praticamente o mesmo.

Da biografia de Arquimedes, o maior matemático da antiguidade, a quem Plutarco creditou uma inteligência bem acima do normal, somente é conhecida uma série de anedotas. A mais divulgada é aquela relatada por Vitrúvio

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com