TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurofisiologia Básica

Por:   •  6/3/2019  •  Trabalho acadêmico  •  529 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Texto: Memória, emoção e aprendizagem

Aluno: Daniel Gusmão Pimentel

Prof.ª Viviany Pires Guimarães

  1. Correlacione: memória, construção da pessoa, sentimentos e/ou emoções, formação do caráter, comportamentos e lembranças.

Izquierdo (2009) afirma que somos o que lembramos, as memórias armazenadas ao longo de nossa vida é o que nos compõe, características subjetivas como a personalidade, emoções e decorrentes sentimentos estariam ligadas ao desenvolvimento e formação das memórias.

  1. Quais os tipos de memórias?

Memória imediata, memória de curto prazo e memória de longo prazo.

  1. Justifique a afirmação de Kandel (2009): “A memória humana está sempre se reinventando”.

Kandel afirma que é possível reviver memórias de longo prazo, e quando o fazemos, as mesmas áreas cerebrais que estiveram envolvidas em determinado episódio são ativadas. No entanto, sempre que lembramos de alguma coisa, esta memória se modifica, ainda que sintamos as mesmas sensações não lembramos exatamente de como a informação foi vivenciada.

  1. Explique o porquê da maioria de nossas vivências não ficarem armazenadas na memória.

O cérebro possui mecanismos próprios que organizam nossa vida social e emocional, dentre a enorme quantidade de estímulos processados apenas os mais importantes são memorizados, a fixação destas memórias está diretamente relacionada a carga emocional, seja positiva ou negativa.

  1. Fale sobre seleção, consolidação e recordação na construção da memória.

Selecionamos os estímulos mais relevantes no processo de memorização, no entanto, para que esta informação seja devidamente armazenada no córtex como memória de longo prazo, de forma que possa ser recordada, é preciso, além de processos neurológicos bem estruturados, influências emocionais e/ou repetições.

  1. O que evita que a maioria das informações que recebemos sejam esquecidas?

As memórias se tornam de longo prazo a partir de atenção seletiva de estímulos, repetições, inferências emocionais e devido descanso.

  1. Qual o papel do hipocampo na consolidação da memória?

A memórias de curto prazo estão intimamente ligadas ao hipocampo, uma vez que passam por esta região no decorrer do processo de formação de memória de longo prazo, no entanto o armazenamento se dá no córtex.

  1. Diferencie memória implícita e memória explícita. Especifique os locais onde são armazenadas.
  • Memória explícita: Direcionada a pessoas, objetos e lugares. Fica guardada no córtex pré-frontal por curto prazo, e após este estágio é convertida em memória de longo prazo passando pelo hipocampo e armazenada nas respectivas áreas do córtex que foram estimuladas.
  • Memória implícita: Reserva informações das quais não temos acesso consciente, estando ligada a atividades praticadas constantemente, resultantes de condicionamento, como dirigir um veículo ou o ato de escrever. Fica armazenada no cerebelo, no estriado e na amígdala.

  1. Explique o papel da fixação de memórias nas emoções.

As experiências de maior carga emocional acabam se fixando na memória, estando ligadas a emoções primárias como alegria, tristeza, medo, nojo, raiva e surpresa. Tais fatores emocionais estão intimamente relacionados com a memória de longo prazo e aprendizagem, isso porque áreas cerebrais envolvidas na memória também fazem parte do sistema límbico que está diretamente relacionado com as emoções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com