TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Mundial da Saúde (OMS)

Por:   •  10/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.551 Palavras (15 Páginas)  •  932 Visualizações

Página 1 de 15

O LIXO

É todo resíduo sólido proveniente de atividades humanas ou mesmo de processos naturais (poeira, folhas e ramos mortos, cadáveres de animais).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define como lixo qualquer coisa que seu proprietário não queira mais e que não possui valor comercial.

   O lixo urbano é um dos maiores problemas ambientais da atualidade, pois os moldes de consumo adotados pela maioria das sociedades modernas provocam o aumento contínuo e exagerado na quantidade de lixo produzido.

O lixo indevidamente administrado provoca mau cheiro, fornece a proliferação de animais nocivos e transmissores de doenças (ratos, formigas, moscas e mosquitos), polui, pelo chorume, o solo e o lençol d´água subterrâneo e também o ar, uma vez que é prática comum a queima do lixo em ruas, lotes baldios e lixões.

Para diminuir esses problemas é preciso medidas de tratamento e disposição do lixo urbano, evitando a prática que mais usamos atualmente: os depósitos de lixo em céu aberto, ou como mais comumente são chamados, os lixões.

O LIXÃO

São locais onde o lixo é depositado, em grande quantidade, sobre a superfície do solo e a céu aberto, sem qualquer controle sobre os efeitos danosos ao ambiente e a população.

As principais formas de tratamento e disposição do lixo urbano são:

-Aterro sanitário

-Compostas

-Reciclagem

O ATERRO SANITÁRIO 

É um método em que o lixo é comprimido por intermédio de máquinas que diminuem o volume. Com o trabalho do trator, o lixo é empurrado, espalhado e amassado sobre o solo (compactação), sendo coberto por uma camada de areia, o que minimiza odores, evita incêndios e impede a proliferação de insetos roedores.

O QUE É COMPOSTAGEM? 

Decomposição da matéria orgânica contida em restos de origem animal ou vegetal, por bactérias e fungos. Este processo tem como resultado final um produto - o composto orgânico - que pode ser aplicado ao solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente (adubo orgânico).

RECICLAGEM

É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.

  • 3 R’s :
  • Reduzir o lixo evitando o desperdício,
  • Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora;
  • E só então enviar para Reciclar.

SANEAMENTO

O saneamento é definido pela organização Mundial de Saúde como o conjunto de medidas visando a preservar ou a modificar as condições do meio ambiente, com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde. O objetivo maior do saneamento é, pois, promover a saúde do homem em seu mais amplo sentido.

São muitas as doenças que podem proliferar devido à carência de medidas de saneamento. A não disponibilidade de água de boa qualidade, o inadequado destino do lixo, são alguns exemplos de fatores que contribuem para uma maior incidência de doenças.

Saneamento Básico:  Água, Esgoto, lixo

Aspectos sanitários – Através da água, muitas doenças podem ser transmitidas ao homem. São chamadas “doenças de veiculação hídrica”, em que a água serve como meio de transporte de agentes patogênicos eliminados pelo homem através dos objetos ou de poluentes químicos e radioativos, presentes nos esgotos industriais”.

Conseqûências

Cólera – O cólera é uma doença intestinal aguda, benigna ou grave, causada pelo vibrião colérico (Vibrio Choleral). A Doença pode iniciar-se de maneira lenta, com diarréia discreta e dores abdominais. Nos casos graves típicos é súbito com a diarréia abundante e freqüente. É aconselhável tratamento imediato, sem o qual o cólera pode ser fatal.

Dengue – É uma doença viral aguda, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento do transmissor, ou mosquito Aedes Aegypti, que transmite a doença pela picada.

Sintomas: febre alta seguida de dores de cabeça, nos olhos e no corpo, falta de apetite, vômito e coceira. Existe ainda a Dengue Hemorrágica, que apresenta manifestações hemorrágicas, causando maior gravidade, podendo levar o paciente a óbito.

Leptospirose – É uma doença infecciosa aguda de caráter sistêmico, que acomete o homem e os animais causados por bactérias pertencentes ao gênero leptospira.

A infecção humana pela leptospira resulta de exposição direta ou indireta à urina de animais infectados. A transmissão pode ocorrer também pela ingestão de água e alimentos contaminados.

Doenças Diarreicas Agudas – Podem ser causadas por bactérias, vírus ou

parasitas, caracterizadas por evacuações numerosas, de fezes pastosas ou aquosas. Frequentemente são acompanhadas de febre e vômitos. Quando não tratada adequadamente, pode ocorrer rápida desidratação ocasionando a morte.

É uma das principais causas da desnutrição infantil, chegando a matar no Brasil cerca de 3,5 milhões de crianças por ano. No caso das crianças, a diarréia pode ser evitada com a amamentação com leite materno e vacinando-as contra sarampo.

É importante a utilização de água tratada principalmente na utilização dos alimentos.

Hepatite Virais – Existem tipos mais comuns que causam hepatite, dentre os quais A e o tipo E, que são de veiculação hídrica.

Hepatite Tipo A – A transmissão da doença é fecal-oral de uma pessoa para outra (direta ou indiretamente) por veiculação hídrica, alimentos contaminados, etc. O índice de mortes causadas por esse tipo de hepatite é baixo, tendendo a aumentar com a idade.

Hepatite Tipo E – A transmissão ocorre também por via fecal-oral, principalmente por veiculação hídrica. Foram relatadas manifestações mais graves em gestantes. Os sintomas iniciam-se com mal-estar geral, dores de cabeça, febre baixa, falta de apetite, dores musculares e articulares, náuseas e vômitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.4 Kb)   pdf (220.6 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com