TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Origem da Palavra Ciência

Por:   •  11/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Campus Pau dos Ferros - [ Biologia ]

Professora: Louise Duarte Matias De Amorim

Nome: Glória Maria Fernandes Da Silva ( 20181091160038 )[pic 2]

  1. A origem da palavra ciência vem do latim scientia, traduzido por "conhecimento", onde o conhecimento desta área  é adquirido por meio da observação, identificação, pesquisa e explicação de determinadas fenômenos e fatos naturais, e daí são formadas explicações racionais para esses acontecimentos do meio natural, tornando-os mais previsíveis e menos sobrenaturais ou mitológicos.

  1. As hipóteses são especulações, previsões sobre algum fenômeno da natureza e como ele se comporta, sendo geradas pelas experiências acumuladas por um certo grupo de pessoas As teorias já são explicações bem fundamentadas para descrever eventos que ocorrem na natureza. Envolvem hipóteses já testadas exaustivamente, fatos e leis. Uma teoria pode soar como uma explicação inabalável , mas pode vir a ser derrubada ou corrigida com o passar dos anos e avanços da tecnologia. Já o fato é a realidade pode ser comprovada, ou seja, é o que podemos perceber pelos nossos sentidos ou com a ajuda de instrumentos que nos dão essa possibilidade de observá-los. É o fato que nos leva a pensar e refletir, ocasionando as hipóteses e teorias.

  1. Etapas do método hipotético-científico:

3.1. (Fato) Fazer observações, ou seja, observar o fato e propor uma pergunta: “por que aquilo ocorre ?”, assim iniciando o questionamento que acaba progredindo o conhecimento científico.

3.2. (Hipótese) A organização das observações, formulando um princípio que justifique tal fato. Assim, com a hipótese feita podemos pensar em uma situação que poderia justificar tal fato.

3.3. (Dedução) Fazer previsões baseadas nas hipóteses, deduzindo consequências particulares, procurando fundamentos na tese feita. Partindo da dedução teórica, vamos ao experimento desta.[pic 3]

3.4. (Experimento) Teste das hipóteses, consiste em colocar à prova/executar a dedução. Elaborando os dados do experimento para concluir o pensamento original.

3.5. (Conclusão) Comparação dos resultados da prova com as consequências deduzidas do modelo teórico, reajuste/correção do modelo, sugestões para trabalhos superiores, que confirmam ou reprovam a teoria elaborada. É sempre importante testar e ter outras ideias em relação à novos estudos, já que podem estar erradas ou incompletas.

4.  A importância da água para o desenvolvimento das plantas:

-Fato: Deixei uma vaso de terra plantado com feijão na janela e depois de algumas semanas elas não germinaram, pois esqueci de regá-las.

-Hipótese: Bem, aconteceu que eu esqueci de regar as sementes. Então eu formulo a hipótese de que elas não germinaram por falta de água.

-Dedução: Assim penso que se eu colocar dois vasos de terra com feijão e regar o vaso 1 e não regar o 2 poderemos tirar conclusões daí.

-Experimento: Para testar a minha hipótese eu faço o experimento da minha dedução. Neste experimento eu monto dois potes iguais. Ambos contêm 10 sementes de feijão plantadas no mesmo tipo de terra e ambos colocados na mesma janela. De fato, só há uma coisa diferente que faço a esses dois potes: o vaso 1 de sementes é regado todas as manhãs e o 2 nunca recebe água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (466 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com