TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PAISAGEM EM MUDANÇA

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 12

A PAISAGEM EM MUDANÇA

A agricultura é um modo de vida que vem sendo praticado há mais de nove mil anos. Os primeiros seres vivos eram caçadores, mudavam de um lugar para o outro em busca de animais. Mais depois de alguns anos descobriram que podiam domesticar os animais. Umas das plantas que eles tinham era o trigo e acharam importante cultiva-la, porque com ela dava para fazer pão e outros alimentos.

• Cultivando a terra

Vários outros povos também cultivaram outras plantas, os produtos mais importantes eram os cereais. Com a agricultura os povos se organizaram e passaram a viver em lugares fixos onde podiam plantar e colher por dez anos ate que o solo se esgotava e tinham que ir para outro lugar ate o solo se recuperar, um processo que podia levar vários anos. Antigamente a maior parte da Europa era coberta por florestas temperadas, sem a presença do homem a paisagem seria a mesma. Os primeiros colonos começaram o desmatamento aproveitando as clareiras para expandir o espaço para poder aumentar o plantio de grãos e as pastagens para os animais, assim começavam a derrubar as árvores com machados de pedra, mata-las retirando sua casca e queimavam as moitas e os arbustos. Assim á medida que a população crescia, mais e mais florestas eram desmatadas. Hoje resta pouco da antiga vegetação típica.

• A zona rural hoje

A remoção das árvores trouxe alguns benefícios. Com o desenvolvimento dos sistemas agrícolas teve muitas diversidades nos sistemas rurais. As pastagens criadas pelos primeiros homens do campo também se desenvolveram suas características singulares. O ato de pastar praticado pelos animais ajuda a manter grama suficientemente baixa, permitindo que as flores do campo invadam o cenário com profusão.

• Um mundo ameaçado

A população mundial esta aumentando, portanto cada vez mais teremos que produzir mais comida. Então temos que ter plantações cada vez maiores. Como consequência, há cada vez menos espaço para a vida silvestre. Hoje com a introdução de produtos químicos de combate para a erva daninha, a maior parte dos prados verdejantes naturais desapareceu. As florestas do planeta estão sendo destruídas numa velocidade alarmante, e os métodos agrícolas atuais contribuem para a poluição mundial. A necessidade de suprir o mundo com alimentos não esta agora apenas mudando a paisagem, mais esta destruindo o meio ambiente.

Agricultura e poluição

A poluição é hoje um problema serio em muitas partes do mundo. Grande parte da poluição é causada pelos processos industriais, usado para gerar energia e matérias que consumimos. Técnicas agrícolas moderna também poluem o meio ambiente.

Muitos dos materiais que chamamos de poluentes existem na natureza. Entretanto, tais substancias podem facialmente si tornar nocivas quando artificialmente introduzidas em grandes quantidades.

As substancias químicas conhecidas por nitratos, exemplo ocorrem naturalmente no solo e são essenciais para o crescimento das plantas. As plantas rapidamente absorvem os elementos químicos contidos nos fertilizantes, si fortalecem e produzem melhores safras do que aquelas áreas não tratadas com fertilizante.

O processo de absorção leva cerca de 3 dias e, durante esse período , a água da chuva pode acabar carregando o nitrato contido nas camadas mais superficiais do solo . O nitratos restante contido no fertilizante não absorvido escoa , por canais e córregos ,para dentro de represas e lados e lençóis freáticos e rios , usado como fonte de água potável.

• Agrotóxicos

Em todo o mundo hoje usa-se mais de 2 milhões de toneladas de pesticida por ano e por conta desse uso acontece em torno de 20 mil mortes por envenenamento. Muitos insetos já se tornaram resistentes aos pesticidas, obrigando os agricultores a usa-los em maior quantidade, causando ainda mais intoxicações e poluições, pois pesticidas são agentes químicos que permanecem por muito tempo no meio ambiente se acumulando também em rios e mares prejudicando a vida marinha. Alem disso ha suspeita que ele seja um agente causador de câncer nos humanos .

AGRICULTURA E A VIDA SILVESTRE

Animais e plantas nativas precisam de habitats íntegros, nos quais possam viver, e esses são geralmente bem diferentes das áreas necessárias a agricultura. O homem tem competido com a natureza desde que a agricultura começou. Ele vem ganhando esta competição. Mas no passado a agricultura e a vida silvestre coexistirem sem muita dificuldade. As novas técnicas da agricultura faz com que existam menos lugares para as espécies nativas viver.

• A vida silvestre em vias de extinção

No mundo todo, existem animais e plantas ameaçados de extinção e muitos já foram extintos. Uma das razoes para o desaparecimento deles e o abuso verificado. Uns são caçados por sua carne, peles, pelos, cascos, presas, chifres. Outros desaparecem porque foram vitimas de predadores ou porque não conseguiram competir com outros animais. Mas o motivo principal è o fato dos seus habitates naturais serem destruídos pelos homens, e o fator por detrás dessa destruição e a busca de mas áreas para pratica agrícola.

• As florestas tropicais ameaçadas

O desmatamento das florestas temperadas do mundo praticamente parou. Alguns países aprenderam boas lições e algumas tentativas estão sendo feitas para reparar os danos causados as florestas temperadas e conservar a vida nativa que ainda que ainda lhe resta.Hoje, são as florestas tropicais que se encontram ameaçadas. Essas florestas crescem em regiões tropicais, onde a quantidade anual de chuva e grande.

As florestas tropicais têm sido exploradas em grande escala. Enormes áreas são desmatadas para obtenção de madeira de lei, como o mogno e a teca. Mas, em muitos lugares, as florestas são queimadas para ceder lugar a pastos.

SOLO E ÁGUA

Uma agricultura bem- sucedida depende muito do solo, que deve ter uma boa textura, porosidade e com ter os nutrientes de que as plantas precisam. Deve, também, possuir um suprimento razoável de água fresca. Perturbar o equilíbrio natural entre o solo, suas fontes de água e sua cobertura vegetal causa problemas.

• O solo em desaparecimento

O solo precisa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (103.1 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com