TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Clima E Paisagem Da Região Sul Do Brasil

Dissertações: O Clima E Paisagem Da Região Sul Do Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/11/2013  •  2.268 Palavras (10 Páginas)  •  3.043 Visualizações

Página 1 de 10

O clima da região sul do Brasil

A região Sul é a única região brasileira localizada quase totalmente abaixo do trópico de Capricórnio e, por isso mesmo, é a mais fria do Brasil. Com exceção do norte do Paraná, onde predomina o clima tropical, nesta região o clima predominante é o subtropical, responsável pelas temperaturas mais baixas do Brasil, na região central do Paraná e no planalto serrano de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O inverno costuma registrar temperaturas abaixo de zero, com o surgimento de geada e até de neve em alguns municípios, sendo que o Brasil tem 93% de seu território localizado no Hemisfério Sul, o restante (7%) encontra-se no Hemisfério Norte, isso significa que o território está na zona intertropical do planeta, com exceção da região Sul.

O Clima subtropical úmido (um clima de transição entre o tropical e o temperado, predominante na Argentina), é onde são registradas as mais baixas temperaturas do país, é caracterizado por invernos relativamente rigorosos com a ocorrência esporádica de precipitação de neve em determinadas áreas.

Esse ocorre unicamente na região Sul, e essa característica climática distinguem-se totalmente do restante do Brasil e as médias anuais de temperatura giram em torno de 18°C, ou seja, médias variam de 14oC a 21oC, com alta amplitude térmica e o inverno costuma ser bastante frio para os padrões brasileiros, com geadas frequentes em quase todas as áreas, e em locais de altitudes mais elevadas, queda de neve

.As chuvas são bem distribuídas, os índices pluviométricos superam os 1.250 mm ao ano. Predomina a massa tropical atlântica, provocando chuvas abundantes, principalmente no verão. No inverno há o predomínio das chuvas frontais.

Apesar de chover o ano todo, há uma maior concentração no verão.

Noticiários sobre o clima da região sul

Na região sul é noticiado às questões climáticas, como sendo a região mais fria do Brasil. No Rio Grande do Sul noticiaram que Florianópolis amanheceu inteira de neve com picos da Serra do Tabuleiro pintados de branco, onde após uma noite e madrugada inteira de neve, Santa Catarina e Paraná amanheceram irreconhecíveis com tanta neve que caiu.

Além disso, cerca de 90 quilômetros de rodovias catarinenses foram interditados por acúmulo de gelo na pista. Já no Paraná a neve caiu bastante na cidade de Guarapuava. Mas foi em Curitiba que o fenômeno quebra um intervalo de 38 anos sem registro. Por volta das 8 horas, o Aeroporto Internacional Afonso Pena notificava neve nos avisos de Metar.

Onde podemos notar também que dependendo do clima ocorrem variações, deixando o estado do Rio Grande do Sul em extremos. Nesta semana podemos notar essa mudança radical, onde em plena onda de calor com 37°C. São 3 dias de calor seco e forte mais amanha e sábado, também. Na Argentina fez 40°C. Não é incomum ter em setembro esta temperatura. Porto Alegre serão 5 dias de 34 a 36ºC; próxima semana marca novamente o frio intenso no gráfico do CPTEC com mínimas perto do zero na fronteira.

.A vegetação da região sul do Brasil

Os elementos que mais determinam uma vegetação são o clima e o solo, esses são responsáveis pela variedade de espécies da flora. A vegetação é o espelho do clima porque nos indica: Floresta rica em árvores = clima úmido; Vegetação rarefeita e pobre em espécies = clima frio e seco.

No caso da região sul a vegetação sofre influência direta da temperatura, variando conforme cada região: nos locais mais frios predominam as matas de araucária (pinhais) e nos pampas, os campos de gramíneas. A Mata das Araucárias é a paisagem típica da vegetação de planaltos da Região Sul do Brasil fronteira com o Uruguai ao sul, com a Argentina e com o Paraguai ao oeste, com a Região Centro-Oeste e com a Região Sudeste do Brasil ao norte e com o Oceano Atlântico ao leste.

As araucárias se estendiam a grandes porções do Planalto Meridional, mas, por causa da intensa devastação gerada para o desenvolvimento da agropecuária e do extrativismo, hoje só são encontradas em áreas reflorestadas e áreas de preservação.Abrange planaltos e chapadas, constituindo uma vegetação aciculifoliada (folhas em forma de agulha), aberta e rica em madeira mole, utilizada na fabricação de papel e papelão.

Prefere solos profundos, férteis e bem drenados,e o maior inimigo da araucária é o homem. A araucária é protegida por lei desde a publicação da Carta Régia de 13 de março de 1797, que reservava os pinheiros para uso exclusivo da Coroa portuguesa, contudo a exploração tomou força e fugiu ao controle, atingindo seu ápice no século XX.

A araucária interage intensamente com a fauna, que constitui um elemento muito importante para a dispersão das sementes. Entre estes animais destacam-se os roedores e as aves. A araucária é uma espécie muito exigente em condições de fertilidade e física do solo, principalmente para o fator profundidade.

Os solos adequados para o cultivo do pinheiro do Paraná são, portanto, os Latos solos Vermelhos com horizonte A bem desenvolvido, altos teores de cálcio e magnésio, profundos, friáveis, porosos, bem drenados, com boa capacidade de retenção de água e textura franca a argilosa, é uma mata homogênea, pois há o predomínio de pinheiros, erva-mate, imbuia, canela, cedros e ipês.

Quanto à fauna, destacam-se a cutia e o garimpeiro (espécie de ave)

No Rio Grande do Sul, as florestas ocupavam 40% da área total do estado. Até a uma década, essa área havia caído para 2,6% do território gaúcho. No Brasil, a intensificação do desmatamento se acentuou a partir de 1920, após o término da I Grande Guerra, com a vinda de imigrantes, especialmente da Europa.

Na região norte do Estado do Paraná, as matas de perobas e outras espécies de madeiras de lei foram extintas, sem o devido aproveitamento nas serrarias, porque o objetivo era a ocupação da área para plantios de cafezais. A vegetação é o espelho do clima porque nos indica: * Floresta rica em árvores = clima úmido; * Vegetação rarefeita e pobre em espécies = clima frio e seco.

Próximo ao litoral, a paisagem é marcada pela presença de banhados, ambientes alagados onde aparecem juncos, gravatás e aguapés. O mais conhecido banhado é o de Taim, onde foi criada, em 1998, uma estação ecológica administrada pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para preservação de tão importante ecossistema.

A importância das florestas para o Brasil

As florestas do Brasil, com sua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com