TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE PLANTAS

Por:   •  26/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA CAMPUS PALMEIRA DAS MISSÕES CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DISCIPLINA DE FISIOLOGIA VEGETAL

Aula prática 6 – PROPAGAÇÃO VEGETATIVA DE PLANTAS

HELLEN MONIKE DA SILVA AMARAL

Palmeira das Missões, RS 2022

  1. INTRODUÇÃO

A propagação vegetatitva  consiste em multiplicar assexuadamente partes da planta (célula, órgãos, tecidos ou propágulos), originando indivíduos frequentemente idênticos á planta-mãe (WENDLLING 2003).

Entre os principais fatores que interferem na propagação vegetativa de plantas são: maturaçao/juvenilidade dos propágulos, nutrição mineral da planta, reguladores de crescimento, luminosidade, temperatura, umidade, técnca de propagação entre outros.

Vários são os métodos de propagação mas os mais utilizados são: estaquia, micropropagação, microestaquia e miniestaquia. Nesta aula prática utilizou-se o método de estaquia que consiste em promover oenraizamento de partes da planta podendo ser ramos, raízes, folhas e até mesmo fascíolos.

 

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

Foram utilizados os seguintes materiais para o experimento: Folhas de Fortuna (Kalanchoe spp.), vidro transparente de conserva ou forma de bolo, com tampa, solo (areia), água,  estelite ou faca. Para inicio do experimento pegou-se a forma de bolo e dentro dela colocamos uma quantidade generosa de terra, depois disso como a terra estava meio seca utilizou-se um recipiente com aguá para umidecer a terra.

Em seguida foram separadas cerca de 15 folhas de fortuna  , elas foram distribuidas em três fileiras com 5 folhas em cada fileira, dentro da forma de bolo, sendo que em cada fileira elas foram colocadas de maneira diferente: as 5 primeiras foram colocadas sob o substrato sem enterrá-las, as 5 do meio foram enterradas pelo ápice e o pecíolo voltado para cima, e a ultima fileira com a parte basal da folha voltada para baixo. Em seguida o pode bolo (berçario) foi fechado e colocado em uma sala com luminosidade e temperatura adequada. As plantas ficaram neste local por cerca de 40 dias, sendo que foram feitas algumas observações ao decorrer desses dias.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os resultados obtidos mostraram que as folhas que não foram enterradas, não obtiveram propagação e acabaram morrendo ficando totalmente murchas e secas (Figura 1). Isso pode ter acontecido devido á uma inadequação do meio, podendo ser elencados fatores como: solo deficiente em nutrientes, excesso de água que atingiram as folhas e sendo que isso pode ter aumentado as chances do apodrecimento da planta, isso porque as folhas já possuem água o suficiente para produzir raízes e o novo broto. Além disso talvez a quantidade de luz fornecida também seja um fator que pode vir a prejudicar o desenvolvimento da planta, isso porque luz em excesso pode vir acabar quemando a planta.

[pic 1]

 

              Figura 1. Folhas de fortuna mortas

Já as folhas  que  foram enterradas pela parte apical  obtiveram 100% de propagação,  onde desenvolveram brotos  (Figura 2), isso acontece pois  a parte basal da  folha é onde é gerada a raiz e depois ocorre a formação da muda.

[pic 2]

Figura 2. Folhas de fortuna enterradas  pelo ápice  apresentado brotos e raísez em su parte basal.

As folhas enterradas pela parte basal também não desenvolveram brotos certamente pelo fato que a parte do ápice da planta não desenvolve brotos, apenas a parte basal, isso pode ser visto na figura 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (276 Kb)   docx (193.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com