TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PROPOSTA TECNICA

Por:   •  29/4/2022  •  Projeto de pesquisa  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 9

PROPOSTA Nº 017/2022– ECOBIOSE

Palmas/TO, 22 de Janeiro de 2022.

A

Biólª. Carol Boeto

Assunto: Apresentação de Proposta Técnica.

A Ecobiose Serviços Ambientais encaminha a Proposta Técnica e Financeira para a Execução de duas Campanhas para o Diagnostico Faunístico visando compor o Estudo de Impacto Ambiental – EIA de Projeto de Agropecuária da Fazenda Dois Irmãos, bem como a Elaboração do Projeto Básico Ambiental referente ao estudo da fauna.

Atenciosamente,

Biólogo Hugo Buratti Neto.

Diretor Administrativo

Ecobiose Serviços Ambientais Ltda.

Sumário

1. Apresentação 4

2. Escopo do Serviço 5

2.1 Fauna 5

2.2 Emissão de Relatórios 7

2.3 Prazo de Execução dos Serviços 7

3. Proposta de Preço 8

3.1 Dados da Empresa 8

3.2 Valor Total dos Serviços 9

3.3 Forma de Pagamento 12

3.4 Validade da Proposta 12

3.5 Considerações sobre a Proposta de Preço 12

4. Responsabilidades 15

4.1 Do Contratante 15

4.2 Da Contratada 15

5. Equipe Técnica 16

1. Apresentação

A Ecobiose Serviços Ambientais nasceu com o propósito de utilizar a experiência adquirida pelos seus diretores em diagnósticos e monitoramento ambiental relacionados a fauna terrestre e aquática, principalmente em empreendimentos de grande porte.

Para alcançar níveis de excelência nos serviços e se tornar referência nacional em estudos relacionados a fauna terrestre e aquática, a Ecobiose conta com equipe técnica multidisciplinar, composta por biólogos especializados nas diversas classes faunísticas (Mastofauna, Herpetofauna, Avifauna, Entomofauna, Ictiofauna, Malacofauna, Comunidades Aquáticas, entre outros), além de técnicos de campo amplamente treinados para dar suporte aos profissionais de nível superior. Para as áreas mais específicas, atua através de parcerias com consultores experientes e renomados.

A missão da Ecobiose é realizar estudos faunísticos baseado em procedimentos e métodos éticos, responsáveis e sustentáveis, que atendam às exigências legais e que tragam transformação da qualidade ambiental para as atividades de seus clientes, resultando em retorno financeiro para todos os agentes envolvidos.

Neste contexto, a Ecobiose Serviços Ambientais apresenta as condições técnicas para os serviços de levantamento e diagnóstico faunístico, a ser realizado na área do Projeto de Agropecuária, zona rural do município de Dois Irmãos/TO.

2. Escopo do Serviço

Descrever a fauna vertebrada e invertebrada terrestre, aquática e alada encontrada nas áreas do empreendimento e seu entorno, indicar se à área faz parte da rota de espécies migratórias (principalmente fauna alada), destacar particularmente as espécies raras, endêmicas ou em extinção, de interesse comercial, bem como, as afetadas direta ou indiretamente pela implantação e/ou operação do empreendimento.

Caracterização e descrição das espécies indicadoras da qualidade ambiental e de valor econômico e científico, e incluindo as espécies endêmicas, raras, ameaçadas de extinção e migratórias.

Para a comunidade aquática, destacar os grupos passíveis de alterações com a mudança do ambiente. Indicar a presença de espécies reofílicas da ictiofauna, os dados de campo deverão ser levantados à jusante e à montante do empreendimento.

As informações sobre os elementos que compõe a Biota deverão contemplar as Áreas de Influência Direta e Indireta do empreendimento, bem como a realização das campanhas de fauna em diferentes períodos do ano (período seco e chuvoso).

Neste estudo será apresentada a caracterização dos ecossistemas da área que pode ser atingida, direta ou indiretamente, pelo empreendimento. Entre os aspectos cuja consideração ou detalhamento podem ser necessários, incluem-se:

2.1 Fauna

• Levantamento de riqueza e abundância de espécies da fauna da área de influência, onde serão amostrados os seguintes grupos: herpetofauna, avifauna, mastofauna terrestre, entomofauna e ictiofauna existente. Se necessário, serão ainda incluídos outros conjuntos faunísticos, caso estes se revelem importantes como indicadores biológicos ou relevantes nos ecossistemas amostrados.

• Esse levantamento será realizado nos diferentes tipos fitofisionômicos existentes na propriedade, assim como nas áreas de transição e mananciais existentes. Considerar aspectos qualitativos e quantitativos, os habitats preferenciais, distribuição geográfica, hábitos alimentares, aspectos relevantes da biologia reprodutiva, espécies que migram na área ou a usam para procriação.

• Para o levantamento das espécies e identificação das áreas de ocorrência (do parágrafo anterior), será dada atenção especial aos seguintes critérios:

? Ameaçadas de extinção, raras e endêmicas;

? Espécies cinegéticas e de interesse econômico;

? Espécies de interesse científico ou médico-sanitário;

? Migratórias; e protegidas por legislação federal, estadual e/ou municipal.

• Serão apresentadas as listas de espécies contendo os nomes científicos e populares, as referências e/ou especialistas reportados na identificação dos espécimes.

• Iremos ainda, apresentar para cada grupo taxonômico amostrado as metodologias adotadas para coleta e análise dos dados, com as devidas justificativas.

• Serão identificados os possíveis corredores ecológicos interceptados pelo empreendimento, os quais possam permitir fluxo de espécies entre os ecossistemas identificados, apresentando a metodologia utilizada.

• Devem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com