TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesca NO Municipio DE Marapanim E SUAS Influencias Socioeconomicas E Ambientais

Por:   •  5/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.603 Palavras (19 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 19

A PESCA NO MUNICIPIO DE MARAPANIM E SUAS INFLUENCIAS SOCIO-ECONOMICAS E AMBIENTAIS

FISHING IN THE MUNICIPALITY OF MARAPANIM AND ITS SOCIO-ECONOMIC AND ENVIRONMENTAL INFLUENCES

CARLOS EDUARDO VASCONCELOS DOS SANTOS¹ RAPHAEL DE MACEDO HENRIQUES²

ROSANA CONCEIÇÃO LOBATO DA SILVA³

UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA – UNAMA

1 Graduado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Amazônia (UNAMA). E-mail: caloseduardo567@gmail.com -

2Graduado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Amazônia (UNAMA). E-mail: raphaelmacedo77@yahoo.com – Alcindo cacela, 630.

3Graduado do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade da Amazônia (UNAMA). E-mail: rosanalobato97@gmail.com -  

BELÉM 2018

        A PESCA NO MUNICIPIO DE MARAPANIM E SUAS INFLUÊNCIAS SOCIOECONOMICAS E AMBIENTAIS

FISHING IN THE MUNICIPALITY OF MARAPANIM AND ITS SOCIO-ECENOMICS AND ENVIRONMENTAL INFLUENCES

RESUMO

A pesca é uma das atividades econômicas mais antigas realizadas pelo ser humano seja ela como uma forma de subsistência ou por valores econômicos. Este fato se torna mais relevante em comunidades de regiões costeiras. O presente trabalho teve como objetivo abordar a situação da pesca nas comunidades de Vista Alegre e Marudá no município de Marapanim, localizada na região do salgado paraense. A metodologia contou com visitas de campo às comunidades ribeirinhas locais, assim como a aplicação de formulários estruturados que abordavam os aspectos socioeconômicos, tecnológicos, a comercialização da pesca e o etnoconhecimento relacionado à atividade pesqueira. A partir das análises dos resultados, foi possível esclarecer sobre as condições ambientais sobre os recursos locais, bem como a condição de vida dos pescadores.

Palavras-chave: Atividade pesqueira. Marapanim. Marudá. Vista Alegre.

ABSTRACT

Fishing is one of the oldest economic activities carried out by the human being either as a form of subsistence or by economic values, this fact becomes more relevant in communities of coastal regions. The present work had as objective to address the fishing situation in the communities of Vista Alegre and Marudá in the county of Marapanim, located in the state of Pará. The methodology included Field visits to the local riverside communities, as well as the application of structured forms that addressed the socioeconomic, technological, commercialization of fishing and the ethno-cognition related to the fishing activity.From the analyses of the results, it was possible to clarify the environmental conditions of the local resources, as well as the condition of life of the fishermen.

keyword: Fishingactivity. Marapanim. Marudá. Vista Alegre.

  1. INTRODUÇÃO

Na Amazônia, desde o século XVII até o presente, a exploração desenfreada dos recursos pesqueiros num sistema de livre acesso tem levado a chamada “tragédia dos comuns” de Hardim, na qual os usuários esgotam os recursos naturais, beneficiando-se por um curto momento e prejudicando a sustentabilidade da exploração em longo prazo (TORRES; SILVA; YUIMACHI, 1996 apud FURTADO et al, 2006).

O estado do Pará possui 34,5% dos 3.581.180 km² da Bacia Amazônica, correspondendo às águas interiores ou continentais, tendo um total de 20.512 km². A região costeira do estado se alastra por 562 km e conta com 123 comunidades pesqueiras artesanais, distribuídas ao longo de 17 municípios costeiros. A região é caracterizada pela presença de manguezais, igarapés, rios e lagos, o que dificulta o controle dos desembarques e a obtenção de dados estatísticos sobre a produção pesqueira. Além disso, possui mais de 20% do total de pescadores do Brasil, tendo um total de 78.000 como pescadores artesanais (CABRAL, 2002, p.40).

Na região costeira do Pará, a pesca vem sendo prejudicada por diversos fatores, dentre elas a falta de uma política efetiva para um melhor ordenamento territorial que as populações possam se beneficiar dos recursos pesqueiros. Além do mais, a pesca assume papel fundamental no processo de desenvolvimento econômico, contribuindo para a segurança alimentar e para o combate à pobreza, pois representa fonte vital de alimentos, ocupação de mão-de-obra e renda para as populações de todo o mundo e, especialmente, para países em desenvolvimento, como o Brasil (SANTOS, 2006).

Conforme Santos (2005), a atividade da pesca artesanal no Nordeste Paraense caracteriza-se por ser desenvolvida com regularidade, sendo que 88,4% dos municípios a desenvolvem de modo contínuo, ou seja, durante o ano todo.

O município de Marapanim integra a região do Salgado Paraense que, juntamente como os demais municípios situados no litoral do Estado, são responsáveis por cerca de 20% da produção estadual de pescado, apresentando como principal fonte de renda, atividades relacionadas à pesca, além de outras, como o comércio, a pecuária e a agricultura, esta com bastante representatividade (SANTOS, 2004).

A pesca artesanal é fortemente praticada nas comunidades pertencentes ao município de Marapanim, e é nesse contexto que este trabalho pretende abordar o cenário da pesca nesse município e sua importância.

Com o desenvolvimento da modernização da atividade pesqueira (pesca industrial) no Estado do Pará e, consequentemente, da expansão das atividades ligadas ao comércio de produtos primários (peixes, mariscos, produtos agropecuários e da agricultura familiar) e secundários, as comunidades pesqueiras passaram a sentir os efeitos desta, bem como tiveram que se adaptar aos novos padrões de consumo engendrados pela lógica do mercado, alterando, assim, seus modos ou gêneros de vida, refletindo, sobremaneira, na exploração desenfreada dos recursos naturais e degradação dos ecossistemas (ABREU, 2011).

Devido à relevância da atividade pesqueira para a região do Salgado Paraense, é importante o conhecimento a respeito da organização pesqueira nos municípios do nordeste do estado e suas implicações tanto ecológicas quanto econômicas, e assim, contribuir para um melhor gerenciamento na produção de pescado, além de alertar a população sobre as possíveis consequências de uma pesca desordenada.

A partir das considerações expostas previamente, este trabalho tem como objetivo geral apresentar um cenário acerca da pesca na região do Salgado (PA), tendo como estudo de caso duas comunidades do município de Marapanim, suas implicações ecológicas, econômicas e sustentáveis atuantes na biodiversidade local. Em específico, os objetivos desse projeto foram de Identificar as espécies de peixe exploradas e sua importância econômica local; Reconhecer os tipos de pesca adotados no local e qual predominam na região; Caracterizar o etnoconhecimento dos pescadores acerca dos processos que atuam na pesca, assim como sobre a biodiversidade pesqueira local, e avaliar o grau de sustentabilidade da atividade pesqueira nas comunidades de Marudá e Vista Alegre.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.2 Kb)   pdf (506.6 Kb)   docx (138.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com