TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS POR UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE PRODUÇÃO DE FRANGO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MIRASSOL DO OESTE - MT

Dissertações: ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS POR UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE PRODUÇÃO DE FRANGO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MIRASSOL DO OESTE - MT. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  1.555 Palavras (7 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 7

1- TÍTULO: ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS OCASIONADOS POR UMA EMPRESA DO SEGMENTO DE PRODUÇÃO DE FRANGO LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MIRASSOL DO OESTE - MT

2- Desenvolvimento

A criação de frango é atividade econômica pertencente ao ramo da pecuária muito importante para a economia brasileira, entretanto como quase todas as atividades econômicas geram alguns passivos ambientais especialmente ao solo e ao ar.

Contudo, percebe-se que ao longo dos anos, sobretudo, em virtude das pressões exercidas por parte da sociedade e dos órgãos competentes, os grandes criadores de frango vêm desenvolvendo e aperfeiçoando seus sistemas de criação, tornando-os menos degradante ao meio no qual estão inseridos.

Com a inserção destas novas alternativas menos degradantes para a criação de ave, vem tornando o mercado analisado ainda mais promissor, não apenas do ponto de vista econômico, porém, também no âmbito social dado aos inúmeros postos de trabalhos gerados pelo setor.

Entretanto, as questões ambientais devem ser colocadas acima dos interesses econômicos, dado que estes vem se transformaram ao longo dos anos, em temas de interesses mundiais, em virtude da compreensão acerca da necessidade de conservação, manutenção e recuperação dos recursos naturais.

Sabe-se que a qualidade de vida e bem estar da população humana, está diretamente relacionada à manutenção e recuperação dos recursos naturais.

Embora a consciência de que a deterioração do meio-ambiente influencia diretamente no bem estar e na saúde do homem e de todos os seres vivos existentes no planeta, tenha ocorrido de maneira tardia, tem sido de grande relevância para os esforços de preservação do ecossistema, se caracterizando como uma arma poderosa, no combate a destruição dos recursos naturais.

A preocupação por parte da sociedade, assim como por parte dos órgãos competentes, se deve especialmente, ao fato da compreensão dos mesmos, em relação à longevidade dos recursos naturais, que por não se tratarem de recursos infinitos, que sendo expostos a degradação desenfreada, podem não apenas serem minimizados, como também serem completamente extintos.

O crescimento da população em âmbito mundial está diretamente relacionado à restrição dos recursos naturais. E ao aumento da demanda por alimentos especialmente, contribui para o aumento da produção e desta forma aumentam também a produção de efeitos danosos ao meio ambiente, como por exemplo, as mudanças climáticas acarretadas pela poluição da concentração industrial, a ocupação desordenada do espaço natural, afetando com isso todo o ecossistema.

Contudo, as preocupações vêm aumentando, diante das pressões da opinião pública, dos órgãos não–governamentais, dos consumidores e até de investidores, fazendo com que as empresas busquem novas alternativas de produção, cuja principal finalidade é a redução dos impactos ambientais.

Neste sentido, as atividades industriais como por exemplo o empreendimento em análise vêm tentando, ainda que de forma introvertida, garantir um meio ambiente mais sadio para gerações futuras.

Estas ações poderão deixar de herança para estas futuras gerações, não apenas um meio ambiente mais equilibrado, como também, uma consciência ambiental mais exigente, no que se refere aos cuidados com o meio ambiente, dado que este é um processo cultural, que embora leve algum tempo para ser implantado, uma vez adquirida à cultura da preservação, vai sendo repassada de geração para geração.

Assim sendo, os gestores, empreendedores precisam conhecer o papel do seu empreendimento diante das questões ambientais, identificando os aspectos e impactos que mais podem contribuir para a degradação do meio ambiente e apartir de então, buscarem soluções gerenciais que possibilitem a minimização, e de preferência a extinção destes impactos em suas empresas.

2.1- Área de estudo

Nome da empresa: Granja Marques

Tempo de atuação: Desde 1983, ou seja, o tempo de atuação de 28 anos.

Localização da empresa: Rodovia MT 175 - KM 16, Distrito Industrial de Mirassol do Oeste/MT

Figura 1: Mapa de localização da Granja Marques

Fonte: Grupo Granja Marques (2008)

2.2- Descrição da atividade causadora do impacto

No ano de 1983, quando através de Domingos Aparecido Marques iniciou-se as atividades na avicultura, fundando a empresa Granja Marques.

Na época exercia a atividade de Secretário Municipal de Administração do município de Mirassol D'Oeste, sendo também proprietário de um Escritório de Contabilidade e de uma loja de frios, na qual enfrentava constantes dificuldades na comercialização de ovos comerciais, pois o produto vinha do Estado de São Paulo e freqüentemente chegava estragado ao consumidor final.

Percebendo a deficiência do mercado, Domingos resolveu investir na produção de ovos, mesmo desconhecendo a atividade.

Contudo, desde então o empreendimento foi se expandido e atualmente a mesma atende diversas cidades do estado de Matogrosso como, por exemplo, Araputanga, Curvelândia, Figueiropolis D’Oeste, Glória D'Oeste, Indiavai, Jaurú, Lambari D'Oeste, Mirassol D'Oeste, Porto Esperidião, Rio Branco, São José dos Quatro Marcos e Salto do Céu.

A empresa oferece uma gama enorme de produtos derivados do frango que vai desde o frango simplesmente congelado ao semi-preparado. Entretanto para a composição do presente estudo se limitou a alguns produtos, para melhor atender os objetivos do estudo.

3- Impactos positivos e negativos

QUADRO DE ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS NEGATIVOS

ATIVIDADE

ASPECTO AMBIENTAL

IMPACTO AMBIENTAL NEGATIVO

Criação

Geração de resíduos sólidos

Poluição do solo e do ar

Contaminação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com