TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Miscigenação Na Influência Da Manutenção Da Cultura Camponesa Ucraniana No Período Da Colonização Do Município De Apucarana, Norte Do Paraná.

Trabalho Escolar: A Miscigenação Na Influência Da Manutenção Da Cultura Camponesa Ucraniana No Período Da Colonização Do Município De Apucarana, Norte Do Paraná.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

O presente projeto de pesquisa vinculado ao Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Maringá é parte de um projeto maior intitulado: “A geografia da práxis e da cultura camponesa ucraniana na colonização das mesorregiões norte central e centro ocidental paranaense”. Nele temos como proposta de pesquisa entender o processo de miscigenação ocorrido com os descendentes do povo ucraniano e as mudanças sofridas na cultura camponesa ucraniana devido a esta miscigenação de culturas.

Escolhemos a município de Apucarana como recorte geográfico desta pesquisa, pelo fato de neste município - no período de sua colonização -, receber ruma grande leva de descendentes de ucranianos provindos de municípios do sul do Paraná trazendo consigo suas tradições e seus costumes.

Porém, com o passar dos anos, o povo ucraniano adaptou-se com os novos hábitos da cultura brasileira e com isso esta cultura interferiu sobremaneira na cultura dos seus ancestrais. Essas evidências, são nitidamente percebidas principalmente nos casamentos entre descendentes de ucranianos e brasileiros. Diante deste fato levantamos a hipótese de que na atualidade, neste município a população de descendentes de ucranianos encontra-se miscigenada.

A figura abaixo apresenta a localização do espaço geográfico desta pesquisa no estado do Paraná.

Mapa de Localização do Município de Apucarana no Estado do Paraná.

Fonte: www.agricultura.pr.gov.br

Organizado por: ELLERO, Thays.

Contudo, é importante ressaltar que há uma pesquisa de Luz (1999) enfocando o processo migratório baseado nos dados dos registros de casamentos dos cartórios na microrregião norte novo de Maringá. Os dados que registram a união dos casamentos dos imigrantes- incluindo ucranianos- nas microrregiões do norte do Paraná será para nós uma importante afirmação que ajudara em nossa pesquisa, levando em consideração que no ano de 1944 o foi instalado o cartório de Mandaguari que era distrito da cidade de Apucarana, em que até 1947 registrou 1.226 casamentos.

Todavia, é necessário enfatizar o princípio de nossa pesquisa afirmando que Apucarana recebeu muitos imigrantes entre o final do século XIX e inicio do século XX, e com isso houve a união das culturas e o inicio da miscigenação, é este processo que procuraremos entender, entretanto tendo como foco principal o povo Ucraniano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com