TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Presença de Plâncton

Por:   •  2/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.627 Palavras (7 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 7

ERICA GIOVANA RIBEIRO MOURA

MAYSSA NASCIMENTO OLIVEIRA

Atuação do plâncton em tanques experimentais

        

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Metodologia Científica como requisito avaliativo da disciplina sob supervisão da Prof:ª Ma. Jéssica Paula Vescovi

PALOTINA-PR

2019

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 TEMA        5

1.2 PROBLEMA        5

1.3 HIPÓTESES        5

1.4 OBJETIVOS        5

1.4.1 Objetivo Geral        5

1.4.2 Objetivos específicos        5

1.5 JUSTIFICATIVA        5

2 REVISÃO DE LITERATURA        6

3 MATERIAIS E MÉTODOS        7

4 CRONOGRAMA        8

5 REFERÊNCIAS        10

 

1 INTRODUÇÃO

De acordo com Siqueira (2017), “A aquicultura é a reprodução e o crescimento de organismos aquáticos, como plantas e animais (peixes, moluscos, crustáceos, anfíbios e répteis) em ambiente aquático controlado ou semicontrolado. ” (SIQUEIRA, 2017, p. 54). 

Para se obter peixes com um maior aproveitamento de filé, é necessária uma dieta rica adequada para cada sistema de cultivo. De acordo com Pezzato, Barros e Furuya (2009, p. 43), “Pesquisas têm sido desenvolvidas para a obtenção de informações necessárias para a formulação de rações que atendam às exigências das espécies de peixes cultivadas”.

Segundo os autores Pezzato, Barros e Furuya (2009, p.44), “[...] a ração é composta por alimentos proteicos e energéticos, os quais se apresentam com preços não muito flexíveis”. Para atingir um melhor desenvolvimento nos organismos aquáticos, se utiliza métodos de alimentação natural de baixos custos. Implementado o cultivo de plâncton na água. 

O plâncton é formado pelo fitoplâncton e zooplâncton, que são organismos unicelulares de vida livre, se locomovem de acordo com a correnteza. Organismos clorofilados, como o fitoplâncton, são responsáveis por produzir oxigênio nos tanques e viveiros através da fotossíntese.

Os organismos zooplanctônicos complementam a alimentação dos peixes, juntamente com a ração. Segundo Beyruth (1998),

 Os organismos planctônicos, ao descaírem para o substrato podem também contribuir para alimentar os organismos detritívoros. Praticamente todo o alimento natural produzido no tanque está disponível e pode ser utilizado pela espécie cultivada.  (BEYRUTH, 1998, p.23). 

 Tendo em vista os aspectos observados, entende-se que a presença de plânctons é de suma importância para auxiliar no ambiente aquático e dispõe resultados positivos para aquicultura.

  1. TEMA

A necessidade de plâncton em tanques experimentais da Universidade Federal do Paraná - Setor Palotina.

  1. PROBLEMA

 Por que a presença de plâncton é inevitável em tanques de experimentos na Universidade Federal Do Paraná - Setor Palotina?

  1.  HIPÓTESES

 

A atuação do plâncton é necessária para qualidade da água, processo aeróbico e base da cadeia alimentar de outros organismos.

  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Compreender os motivos da existência de plâncton para qualidade da água, sua importância no viveiro, analisar o custo-benefício e suas influências nos organismos cultivados

  1. Objetivos específicos

- Verificar a importância do plâncton em tanques de água para aquicultura;

- Avaliar a interferência dos mesmos na água;  

- Demostrar os benefícios e malefícios de plâncton.

  1. JUSTIFICATIVA

Através do programa de voluntariado acadêmico e experiências vivenciadas no laboratório de reprodução e produção de peixes (LAPERP), observa-se nos tanques da UFPR, nos quais pós-graduandos e pós doutorandos realizam experimentos diversos, uma grande presença de plâncton.

O plâncton é organismos de vida livre sem capacidade de locomoção, suspenso na coluna d’agua. São organismos autotróficos que compõe na produção de matéria orgânica, base da cadeia alimentar utilizado para alimentação de peixes na fase inicial.

A proposta do estudo é analisar como o plâncton pode afetar nos organismos aquáticos e os prejuízos que causa.  Para isso, serão analisados tanques experimentais que tem presença de fitoplâncton e zooplâncton.

Desta forma, a relevância visto que o conhecimento das exigências nutricionais de organismos aquáticos (peixes, camarões, etc.), pode-se compor uma dieta rica de baixo custo se utilizado no manejo adequado e adaptado de acordo com fase de produção.

Tanques com acúmulo de nutrientes ou com águas cristalinas, pode ocasionar proliferação de algas filamentosas e com isso baixa concentração de oxigênio. Em contrapartida, a falta do mesmo pode ocasionar eutrofização no ambiente, perda na produção o tonando mais lenta, gastos com alimentação artificial (ração).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (154.7 Kb)   docx (360.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com