TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de Plânctologia

Por:   •  7/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 3

Assinale a alternativa que caracteriza os seres vivos planctônicos (múltipla escolha!!!!)

R: O plâncton é formado por seres vivos que se deslocam passivamente na água, sendo arrastados pelas ondas e correntes marinhas.

Os organismos marinhos podem ser divididos em plâncton, nécton e bentos. Para a coleta dos organismos planctônicos, utilizam-se os seguintes equipamentos: (múltipla escolha!!!!)

R: Redes de arrastos, garrafas oceanográficas, bombas de sucção e armadilhas

A respeito da comunidade planctônica, é correto afirmar sobre os componentes do plâncton marinho, exceto que o: (múltipla escolha!!!!)

R: Todos os organismos do plâncton são produtores primários e fazem parte da base da cadeia alimentar

Os organismos planctônicos podem ser classificados de diferentes formas como, por exemplo, critérios ecológicos, habitat, nutrição e tamanho. De acordo com o tamanho do plâncton quais são considerados plâncton de rede? Explique por que são classificados e diga porque organismos muito pequenos não fazem parte dessa classificação.

R: Micro, meso e macroplâncton. São classificados como plâncton de rede pois conseguimos utilizar uma rede para a captura desses organismos, são redes específicas com malhas que tem uma abertura diferenciada de acordo com o objetivo do estudo. Os organismos muito pequenos não fazem parte dessa classificação pois seria necessário usar uma rede com a malha muito pequena podendo levar a colmatação.

Cite quais equipamentos indicados para a coleta quali-quantitativa do fitoplâncton e como devemos preservar esses organismos após a coleta.

R: Os equipamentos usados para a coleta do fitoplâncton são as garrafas, após a coleta ser feita o fitoplâncton deve ficar além do formol neutralizado ele pode ser fixado com lugol até 5%

A figura abaixo representa a variação na concentração do zooplâncton ao longo de 24 hrs. A respeito do fenômeno apresentado na imagem, responda:

[pic 1]

a) qual é o fenômeno observado?

R: migração vertical diária

b) forneça 2 explicações para esse fenômeno

R: A alimentação pois na camada fótica é onde se tem maior disponibilidade de alimento dentro do domínio pelágico pois encontramos nessa região grande abundância do fitoplâncton.                                                         E a proteção contra predação pois muitos predadores do zooplâncton utilizam a visão para a captura de suas presas. Se eles estão durante o dia “escondidos” em camadas mais escuras eles estão evitando o seu predador e quando eles sobem durante a noite eles continuam evitando o seu predador.

A respeito da comunidade planctônica, cite, explique e exemplifique os termos utilizados para classifica-los de acordo com o seu tempo de permanência no plâncton.

R: Pode ser classificado em holoplâncton que vai englobar os organismos que passam toda a sua vida no plâncton como por exemplo o krill e também pode ser classificado com meroplâncton que vai englobar os organismos que passa uma pequena parte da sua vida no plâncton como por exemplo as larvas de poliquetas.

Marque (V) ou (F). Justifique o verdadeiro e o falso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (542.1 Kb)   docx (523.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com