TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família

Por:   •  19/3/2023  •  Artigo  •  3.621 Palavras (15 Páginas)  •  60 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CRISPINA BATISTA DE MACEDO

SEXUALIDADE E SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS

ALAGOINHAS

2013

CRISPINA BATISTA DE MACEDO

SEXUALIDADE ESAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS

        Artigo apresentado ao curso de Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família como um dos pré-requisitos para aprovação na disciplina Artigo Cientifico.

ORIENTADORA: Prof. Dra. Claudia Cerqueira Graça

 

ALAGOINHAS

2013

SEXUALIDADE E SAÚDE DE ADOLESCENTES E JOVENS

CRISPINA BATISTA DE MACEDO1

CLAUDIA CERQUEIRA GRAÇA2

Resumo: Propos-se conhecer e discutir ações voltadas para a formação e prevenção em saúde na vida sexual de adolescentes e jovens no âmbito do programa de atenção integral a saúde das crianças e adolescentes, mostrando assim a importância da necessidade de utilizar os métodos contraceptivos, e da necessidade de se preparar os profissionais, para que eles identifiquem alguns jovens ou adolescentes em situações de risco, a fim de que eles desenvolvam ações de acolhimento com esses adolescentes dentro da própria unidade de saúde. Dessa forma busca-se cuidar e preservar a vida dos adolescentes, população essa que vem aumentando a cada dia, merecedora de uma atenção especial, quanto a sexualidade. O acesso do adolescente à Unidade de Saúde deve ser facilitado e ampliado, garantindo o atendimento de suas necessidades de saúde, incluindo uma consulta anual de rotina, a obtenção de preservativos masculinos/femininos para a prevenção das DST/AIDS e exercício da sexualidade segura, de maneira gratuita e desburocratizada. É fundamental que os diversos profissionais estejam disponíveis para saber ouvir o adolescente, dentro da sua realidade, respeitando a diversidade de idéias, sem emitir juízos de valores que inibam sua comunicação e sua formação de vínculo.

Palavras Chaves: Sexualidade, Saúde, Adolescente

Abstract: Proposed to meet and discuss actions for the prevention and health education in sexual life of young people under the comprehensive care program health of children and adolescents , thus showing the importance of the need to use contraception , and need to prepare professionals for them to identify some youngsters and teenagers at risk , so that they develop welcoming actions with these adolescents within the health unit . Thus we seek to care for and preserve the lives of adolescents , that this population is increasing every day, deserves special attention , as sexuality . The access of adolescents to health unit should be facilitated and expanded, ensuring the care of their health needs , including an annual routine visit , getting male / female condoms for the prevention of STD / AIDS and safe exercise of sexuality , free and non-bureaucratic way . It is essential that the various professionals are available to listen to your teen into your reality , respecting the diversity of ideas , without making value judgments that inhibit their communication and their bond formation .

Keywords: Sexuality, Health, Teen

______________________

1Bióloga, Licenciado pela Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC e aluna do Curso de Pós Graduação em Saúde Coletiva com Ênfase em Saúde da Família da Faculdade Santíssimo Sacramento – FSSS (krys_fsa@hotmail.com).

2 Cirurgiã-dentista. Doutora em Saúde Pública pelo Instituto de Saúde Coletiva, da UFBA – BA.

INTRODUÇÃO

A adolescência é o período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelos impulsos do desenvolvimento físico, mental, emocional, sexual e social e pelos esforços do indivíduo em alcançar os objetivos relacionados às expectativas culturais da sociedade em que vive. A adolescência se inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina quando o indivíduo consolida seu crescimento e sua personalidade, obtendo progressivamente sua independência econômica, além da integração em seu grupo social

Nesse processo dinâmico e complexo de diferenciação e maturação, os adolescentes precisam de tempo, espaço e condições favoráveis para realizar suas transições nas varias etapas em direção a vida adulta, onde as transformações podem torná-los mais vulneráveis à situações de riscos. Nesse contexto a participação dos pais, da escola e da sociedade é de grande importância no acompanhamento através de conversas e orientações sobre a vida sexual. A melhor maneira de orientar os adolescentes e jovens sobre a vida sexual é através de palestras e campanhas, sendo abordadas nas escolas, nas unidades de saúde e em casa pelos familiares, a fim de prevenir qualquer doença proveniente da relação sexual desprotegida, o que pode causar prejuízos aos adolescentes.

A sexualidade marca todos os momentos da vida humana, estando presente desde o nascimento a velhice, sendo considerada a energia de vida, expressão do desejo, da escolha e do amor. A vida sexual é uma forma de comunicação entre os seres humanos, não se limitando apenas no prazer genital, mas, contudo relacionado ao corpo, seus prazeres e dores. É uma manifestação que vai além da atividade sexual entre duas pessoas, essa manifestação é vista como uma expressão afetiva sexual que influencia o pensar, o agir, o sentir e o entregar.

Atualmente, a saúde e sexualidade de adolescentes e jovens são temas amplamente discutidos em todo ângulo social, educacional e na saúde, porque todos têm os mesmos objetivos que é o de trabalhar a sexualidade de forma saudável, sem riscos e conseqüências futuras para esse grupo populacional. Esse objetivo primeiramente propõe a realização de uma orientação acerca de uma saúde sexual prazerosa com equilíbrio emocional e a manifestação do sentimento, que é responsável pelos aspectos afetivos, eróticos e amorosos, relacionados à construção da identidade dos adolescentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)   pdf (138.6 Kb)   docx (333.2 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com