TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Saúde do Homem

Por:   •  28/5/2018  •  Seminário  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

CANCER DE PROSTATA

O câncer de próstata – glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis – é o tipo mais de câncer mais comum em homens. As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2014/2015, são de cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata.
Ele ocorre principalmente em homens mais velhos, cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos.
O câncer de próstata é a segunda principal causa de morte por câncer em homens, seguido apenas pelo câncer de pulmão. Cerca de um a cada trinta e seis morrerá de câncer de próstata.
Apesar de ser uma doença grave, a maioria dos homens diagnosticados com a doença, não morrem por causa dela.

CAUSAS E FATORES DE RISCO

Muitos fatores de risco podem estar associados à causas fisiológicas e psicológicas. Alguns deles podem ser modificados, outros não. Mas mesmo aqueles que não podem ser alterados, alertam quem está em maior risco para modificar o estilo de vida na procura de prevenir as complicações da doença.

Alguns fatores de risco são:

-  Idade;

- Raça;

- Nacionalidade;

- histórico familiar;

- genes;

- alimentação;

- obesidade;

- exposição ocupacional;

- inflamação da próstata;

- DSTs;

- vasectomia.

SINTOMAS

O câncer de próstata é considerado uma “doença silenciosa”. O primeiro sinal pode aparecer apenas quando ele já está numa fase mais avançada e em um tamanho considerável.

Sintomas como dor lombar, problemas de ereção, dor na bacia ou joelhos e sangramento pela uretra podem ser suspeitos.

Em alguns casos, o diagnóstico só pode ser feito através de exames.

PREVENÇÃO

Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas não-transmissíveis. Nesse sentido, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A idade é um fator de risco importante para o câncer de próstata, uma vez que tanto a incidência como a mortalidade aumentam significativamente após os 50 anos.

Pai ou irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos pode aumentar o risco de se ter a doença de 3 a 10 vezes comparado à população em geral, podendo refletir tanto fatores genéticos (hereditários) quanto hábitos alimentares ou estilo de vida de risco de algumas famílias. 

Essas regras devem ser mantidas durante toda a vida, principalmente, a realização de atividades físicas, uma alimentação saudável e visitas regulares ao médico, contribuem para a melhoria da saúde em geral, podendo ajudar na prevenção deste câncer.

TRATAMENTO

Normalmente, em caso de doença localizada, cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais) podem ser oferecidos. Para doença localmente avançada, radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal têm sido utilizados. Para doença metastática (quando o tumor original já se espalhou para outras partes do corpo), o tratamento de eleição é a terapia hormonal.

Porém, a escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico, levando em consideração, principalmente a idade e a expectativa de vida do paciente, a perspectiva do paciente em relação aos efeitos colaterais de cada tratamento, a probabilidade de cura etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (70.9 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com