TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Síndrome de Rett

Por:   •  4/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 3

A síndrome de Rett é causada por mutações num gene localizado no cromossoma X, mais propriamente na região q28. Este gene, chamado MECP2 "mec-pê-dois" - é muito importante no controlo da expressão e funcionamento de outros genes, desde o desenvolvimento embrionário. Esta síndrome é causada por cerca de 200 mutações num único gene. Todos os genes são responsáveis pela codificação de uma proteína. A proteína codificada pelo gene MECP2 está presente em grandes quantidades nos neurónios e faz parte de um grupo de proteínas conhecidas como “silenciadoras”, por bloquearem ou ativarem a função de determinados genes num momento específico. Esta proteína é respnsável pelo normal desenvolvimento do cérebro.

 Assim, as mutações no gene MECP2 provocam anomalias na estrutura da proteína codificada por ele. Esta, alterada, não consegue exercer sua função silenciadora sobre um gene ativo no sistema nervoso, que é o gene responsável pela codificação de uma proteína conhecida como BDNF, essencial para a formação de novas sinapses entre os neurónios. Assim, a mutação no gene leva à produção de uma proteína “silenciadora” defeituosa, incapaz de silenciar no momento adequado o gene que coordena a produção do BDNF, proteína encarregada de formr sinapses, espaços através dos quais o fluxo de informação passa de um neurónio para outro. Todos dizem que perdemos neurónios ao envelhecermos. É verdade, mas nada se compara aos bilhões perdidos ao darmos os primeiros passos. Assim, obrigamos os nossos neurônios a recriar um novo sistema de conexões, ficando incapazes de estabelecerem novas conexões e de se adpatarem, morrem, por seleção natural, numa espécie de competição como Darwin nos ensinou. Não é à toa que os primeiros sinais da síndrome de Rett aparecem ao redor de um ano de idade, época em que nosso cérebro é obrigado a exibir a mais importante de suas habilidades: a plasticidade condicionada pela experiência.

A mutação que causa esta síndrome pode ocorrer de duas maneiras.

  • Como uma mutação esporádica, ou seja, não é herdada, a mutação ocorre de forma aleatória. Quase todos os casos da síndrome de Rett são causados por esta mutação.
  • Como uma mutação no gene MECP2, mais especificamente uma deleção.

O cromossoma X, é o que determina o género. É-se do sexo feminino porque se recebe dois destes cromossomas, um de cada progenitor, sendo-se do sexo masculino quando se recebe apenas um X e um Y. Assim sendo, as raparigas têm dois cromossomas X em cada célula, mas só um está activo. As células têm capacidade para inactivar um dos dois cromossomas, dado que só um funciona, e, quantas mais células inactivarem o X defeituoso, menos graves serão os sintomas da síndrome. Pelo contrário, se uma percentagem grande de células inactivaram o X normal, os sintomas são mais graves e precoces. Com os rapazes, tudo se passa de outra forma, pois em cada célula possuem apenas um cromossoma X, que não pode, por isso, ser inactivado. Isto significa que, quando a mutação acontece, eles não estão protegidos, acabando por a maior parte morrer antes do nascimento ou ainda durante os primeiros meses de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (134.9 Kb)   docx (43.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com