TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Varinha Mágica

Por:   •  21/6/2018  •  Relatório de pesquisa  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  464 Visualizações

Página 1 de 2

A varinha mágica, nada mais é que um experimento, que no qual foi realizado por nós alunos de Ciências Biológicas, com ajuda da Profª Ana Caroline S e apresentado para algumas classes do período noturno, da Escola Euphly de Jales.

O intuito era mostrar que não precisamos necessariamente de uma caixinha de fósforo ou um isqueiro para ocorrer uma combustão, ou seja, o fogo.

Por volta de 7 mil anos atrás AC, foi descoberto uma forma de produzir as primeiras faíscas, através do atrito de pedras ou pedaços de madeira, mas no nosso caso utilizamos a nossa querida Química.

E para isso usamos o Permanganato de Potássio (KMnO4) e o Ácido sulfúrico para a ocorrência do experimento, pois quando ambos si misturam, ocorre uma reação de Oxido redução, que é a liberação de muito calor, e com o contato de uma substância, acontece uma combustão.

Este experimento teve como objetivo, a visualização da transformação de uma reação química e também de alguma forma, transmitir conhecimentos para os demais alunos.

No entanto, os materiais utilizados para o experimento, foi:

- Permanganato de potássio

- Ácido Sulfúrico

- Álcool

- Algodão

- Agua

- 1 Tripé

- 1 Tela de amianto

- 1 Bastão de Vidro

- 2 Cadinhos

- 1 Pilão

- Toalha de papel

Procedimento Experimental:

Forramos a toalha de papel sobre a mesa, e nela colocamos o tripé, e sob o tripé havia a tela de amianto.

Do lado tínhamos os dois cadinhos, e em cada um deles continham um pouco de Ácido Sulfúrico e no outro o Permanganato de Potássio.

O pilão foi utilizado para triturar bem o Permanganato de potássio, e a água para apagar o fogo e lavar o bastão de vidro.

Em seguida, foram separados ‘’rolinhos’’ de algodão molhado com álcool, e logo após colocado sobre a tela de amianto.

Na ponta do bastão de vidro havia a mistura do Permanganato e do Ácido, e um simples toque no algodão, acontecia a “Mágica”, ou seja,

O experimento foi bem sucedido, pois ocorreu exatamente da forma que esperávamos, porém, nosso grupo chegou em uma conclusão de que por mais que o fogo chamasse atenção dos alunos, havia um pouco de desinteresse na parte da explicação para alguns que assistiam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com