TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Experimento Varinha Magica

Por:   •  30/1/2021  •  Relatório de pesquisa  •  863 Palavras (4 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 4

                        Respostas:

1) Neste experimento foi utilizado três vidro de relógio, um bastão de vidro, permanganato de potássio que possui uma coloração roxa, o etanol, algodão e o ácido sulfúrico que é uma substancia muito forte de característica desidratante, que reage de forma vigorosa com matéria orgânica. Inicialmente foi pego um tufo de algodão e colocado num vidro de relógio e com o auxílio de um conta gotas foi colocado um pouco de ácido sulfúrico no algodão que com o tempo foi se decompondo lentamente.

    Em outro vidro de relógio com o auxílio do conta gotas foi colocado um pouco de ácido sulfúrico e um pouco de permanganato de potássio que tem a coloração roxa, com o auxílio do bastão de vidro foi misturando as substancias com isso a coloração da substancia foi mudando foi ficando viscosa e esverdeada, está ocorrendo uma reação química pois o ácido é incolor e o permanganato é de coloração roxa e juntando os dois ocorre uma mudança de cor no experimento.

Em um terceiro vidro de relógio foi colocado um pouco de etanol e com o bastão de vidro misturando na substancia que se formou no segundo sistema chamada de hIptôxido de dimanganês foi colocado no sistema 3 no bastão havia resido da substancia do sistema dois e quando o hiptôxido de dimanganês entra em contato com o etanol ocorreu uma combustão da matéria orgânica (Etanol) e o etanol reagiu com o oxigênio atmosférico pois a substancia do sistema dois não é suficiente para consumi todo o etanol.

Em um quarto sistema foi pego um tufo de algodão e colocado dentro do vidro de relógio que foi usado para a combustão do etanol no sistema 3 e com o auxílio do bastão de vidro com resíduos da substancia do sistema 2 foi colocado encima do algodão que deu umas faíscas mais como tinha pouca substancias não deu uma reação grande ai foi pego o algodão e colocado direto no vidro de relógio do sistema dois fazendo com que o algodão entra-se em chamas, isso ocorre porque o permanganato de potássio desloca o hidrogênio do ácido sulfúrico, a energia liberada por essa reação se dá através dos rompimentos das ligações químicas das substancias. Devido a isso podemos visualizar um fenômeno químico (transformação de matérias) evidenciado pela mudança de coloração dos componentes misturados.  

2) Sistema 1: Algodão + Ácido Sulfúrico (Celulose +H2SO4)

    Sistema 2: Permanganato de Potássio + Ácido Sulfúrico (KMnO4 + H2SO4)

    Sistema 3: Etanol (C2H5OH) + Hiptóxito de dimanganês

     Sistema 4: Hiptóxito de dimanganês + Algodão (Celulose)

3)  Sistema 1; reagente: Celulose + H2SO4

       Sistema 2; reagente: Ácido sulfúrico (H2SO4) + KMnO4

       Sistema 3; reagente: Etanol (C2H5OH) + Hiptóxito de dimanganês (Mn2O7)

       Sistema 4; reagente: Algodão + Hiptóxito de dimanganês

4)  Sistema 1; produto; Carbono + H2O+H2SO4

       Sistema 2; produto; Mn2O7+K2SO4+H20

       Sistema 3; produto; Gás carbônico+ água

       Sistema 4; produto; Gás carbônico +Água

5) O ácido sulfúrico é liquido e incolor, é uma solução aquosa de sulfato de hidrogênio, cuja fórmula é H2SO4. Assim como todas as substâncias ácidas, ele é solúvel em água e forma como único cátion o hidrogênio, H+, ou mais corretamente o cátion hidrônio, H3O+

O etanol é um composto leve, fácil de ser obtido e que se mistura facilmente com água e com a grande maioria dos líquidos de baixo peso molecular. Ele é altamente inflamável, podendo entrar em combustão, se submetido a uma fonte de calor, a partir de 13 ºC. Em seu estado puro, o álcool é altamente tóxico, já em misturas de baixo teor ele pode ser ingerido pelo ser humano de forma moderada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com