TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Vida E Trabalho De MC Escher

Trabalho Universitário: A Vida E Trabalho De MC Escher. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 2

Artista gráfico viveu entre 1898 e 1972, nascido no norte da Holanda. Seu pai era engenheiro civil e o encorajou desde cedo a trabalhar com madeira onde aprendeu técnicas ligadas à carpintaria que mais tarde serão muito úteis.

Ele descobriu no curso de arquitetura o fascínio pelo desenho, no início, era adepto do traço tradicional até que no período do entre-guerras, quando morou na Itália, passou a explorar as metamorfoses e os mergulhos no infinito. Influenciado por um professor continuou focando seus estudos nas artes gráficas.

Numa das viagens a Espanha, visitou Granada e entrou em contato com os azulejos mouros e os complexos temas que se repetem na arte árabe. A partir daí, desenvolveu a sua paixão pela divisão do plano em figuras geométricas, com um motivo que se repete e se reflete.

Escher trabalhou quase exclusivamente com técnicas de gravura, criou uma grande série de litografias com uma relação lúdica com a realidade, que colocava em dúvida a percepção visual do observador.

Traduziu visualmente e de um modo sugestivo problemas matemáticos e geométricos, como nas escadas que não parecem ter fim, e nas quais nem sequer fica claro onde se iniciam, finalizam ou em que direção se movem, em seus edifícios inacabados ou em suas fabulações caracterizadas por uma relação impressionante entre superfície e espaço.

Ele é mais famoso por suas chamadas construções impossíveis, como Ascendente e Descendente, Relatividade, seus Prints de transformação, como Metamorfose I, Metamorphose II e Metamorfose III, Céu e Água I ou Répteis .

O trabalho de Escher demorou a ser reconhecido pela crítica, e ele era pouco requisitado para desenvolver trabalhos gráficos comerciais, e conseguiu ganhar pouco dinheiro com painéis publicitários, selos de correio, murais, até toalhas de mesa e papéis de embrulho. Apenas quatro anos antes de morrer ele teve a sua primeira mostra. Por muito tempo o artista foi admirado principalmente por cientistas e matemáticos. Nos anos 50, no entanto, seu trabalho passou a ser mais requisitado.

Mesmo quem nunca ouviu falar de Escher, provavelmente já viu alguma obra dele. Além de ser usado no meio acadêmico, o artista é constantemente revisitado pela publicidade, pelo cinema e até mesmo pela moda. Matemáticos da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, aceitaram o desafio e criaram réplicas em Lego de algumas das obras mais conhecidas do artista,o projeto recriou pinturas célebres como "Varanda" e "Relatividade".

A mostra “O mundo Estranho de Escher” em 2011 no Rio de Janeiro foi a mais vista no mundo segundo a revista The Art Newspapper, e a sua última mostra no Brasil foi em 2013, “A Magia de Escher” esteve em cartaz no museu Oscar Niemayer em Curitiba com 85 peças do artista onde nas primeiras duas semanas mais de 15 mil pessoas visitaram.

MC Escher, durante sua vida, fez 448 litografias e xilogravuras e mais de 2000 desenhos e esboços.

“Eu poderia encher toda uma segunda vida trabalhando em minhas impressões” – MC Escher

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com