TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A calorimetria Aplicada no Estudo do Metabolismo.

Por:   •  19/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  4.260 Visualizações

Página 1 de 4

        A calorimetria Aplicada no estudo do metabolismo.

INTRODUÇÃO        

A calorimetria  é a quantidade de energia produzida pelo nosso organismo ou seja ocorre a transferência de calor entre dois corpos podendo ser direta ou indireta (MONTEIRO, RESENDE,BRESSAN,JOSEFINA). A aplicação no estudo do metabolismo é  importante para medir o consumo   de energia do corpo humano  e o  seu gasto de energia podendo fornecer dados que ajuda no controle da dieta nutricional e  na avaliação física do mesmo (Kravchychyn,Kravchychyn & Barbosa 2011).

Sendo que um dos principais métodos utilizados é a calorimetria indireta   que se aplica na taxa do metabolismo basal  (TMB)  que é o gasto total do organismo em repouso. Podendo ocorrer  mudanças dependendo das características das pessoas como por exemplo : porte físico, idade que diferencia no gasto energético de cada indivíduo.(DUTRA ET al.., 2007).

Calorimetria direta é pouca utilizada porque  é de alto custo é um método mais difícil de ser adotado em clinicas não se encontra facilmente (MONTEIRO, RESENDE,JOSEFINA).

De acordo com o que está escrito na literatura pelos autores (ANJOS;SOUZA;ROSSATO 2009) a calorimetria  é importante para  indentificar a quantidade precisa de quanto esse individuo consumiu de calorias e  qual foi o seu gasto energético se é o suficiente para as necessidades do corpo na avaliação da  atividade física e eles citaram a seguinte formula explicando que  o gasto energético é igual ao metatabolismo basal multiplicado pelo nível de atividade física da seguinte forma,GE= TMB.NAF.

A calorimetria direta é um método cujo local bem estruturado e grande que monitora o calor produzido  pelo corpo do individuo onde o mesmo pode realizar atividades com moderação. O resultado desse método é a medida de energia que o corpo gasta na forma de calor mas não fornece dados sobre o tipo de combustível que sofre oxidação(MONTEIRO,RESENDE,BRESSA, JOSEFINA).

A calorimetria indireta é um equipamento portátil que não envolve na determinação do metabolismo basal. Seus métodos  característicos  são a medição do gasto energético através das trocas gasosas  (SOARES ET al ; 2007).

Desenvolvimento

 Segundo a literatura pesquisada no inicio do século XX , a calorimetria teve seu foco de pesquisas e estudos no  metabolismo dos seres vivos importante no tratamento da obesidade e na aplicação esportiva e exercícios físicos (DURNIN,1991).

Em 1970 esse método foi de  grande utilidade  para auxiliar no  tratamento de    pacientes em estado grave sendo que a finalidade era estudar o metabolismo e nutrição dos mesmos (MULLEN,1991;LACERDA;SCHIEFENDECKER; RADOMINSKI,2006).

A calorimetria direta (CD) e a calorimetria indireta(DI)  elas dão o mesmo resultado, se o individuo estiver com a temperatura do corpo em equilíbrio durante a medição (ARANTES ET al., 2003)

A diferença é que a calorimetria direta (CD)  mede a quantidade de calor liberada pelo corpo, por evaporação, radiação convenção e condução  já a caloria indireta a medição é feita através da energia liberada por processo oxidativo (ROSADO, BRESSAN,2002).

A calorimetria indireta é mais utilizada que a calorimetria direta devido a sua complexidade e custos(ARANTES ET al., 2003).

O calorímetro e que fornece os dados durante a fase de oxidação,  utilizado na calorimetria é um aparelho composto por  tubos  coletores de gases, por intermédio de uma válvula uniderecional que controla a quantidade do volume de ar expirando pelo paciente de acordo com a concentração de  O2( oxigênio) e do volume CO2 (gás carbônico) (RODRIGUES ET al.., 2008).

O oxigênio é importante na oxidação de nutrientes e esse método ajuda a monitorar a quantidade desse gás no nosso organismo (ROSADO; BRESSAN, 2002).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (101.4 Kb)   docx (100.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com