TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A farmacodinâmica

Projeto de pesquisa: A farmacodinâmica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/6/2013  •  Projeto de pesquisa  •  4.154 Palavras (17 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 17

Introdução

A farmacologia (do grego: Pharmakon) é a ciência que estuda como os medicamentos interagem com os organismos vivos. Se essas substâncias tem propriedades medicinais, elas são referidas como "substâncias farmacêuticas". O campo abrange a composição de medicamentos, propriedades, interações, toxicologia e efeitos desejáveis que podem ser usados no tratamento de doenças. Esta ciência engloba o conhecimento da história, origem, propriedades físicas e químicas, associações, efeitos bioquímicos e fisiológicos, mecanismos de absorcão, biotransformação e excreção dos fármacos para seu uso terapêutico ou não. Entre os varios ramos da farmacologia, colocaremos em destaque a farmacocinética e a farmacodinâmica.

A farmacocinética estuda o movimento da droga no organismo. Não se trata do estudo do seu mecanismo de ação, mas sim as etapas que a droga sofre desde a administração até a excreção, que são: absorção, distribuição, biotransformação e excreção. Note também que uma vez que se introduza a droga no organismo, essas etapas ocorrem de forma simultânea sendo essa divisão apenas de caráter didático.

A farmacodinâmica é o campo da farmacologia que estuda os efeitos fisiológicos dos fármacos nos organismos, seus mecanismos de ação e a relação entre concentração do fármaco e efeito. De forma simplificada, podemos considerar farmacodinâmica como o estudo do efeito da droga nos tecidos.

Fármacos antihipertensivos

1) Captopril:

Captopril é rapidamente absorvido por via oral, com biodisponibilidade aproximada de 70% em jejum; a absorção é reduzida em cerca de 30 a 40% na presença de alimentos. Liga-se fracamente às proteínas (25 a 30%). Atinge o efeito máximo em 60 a 90 minutos e tem uma duração de ação de aproximadamente 6 a 12 horas, relacionada com a dose. É distribuído para a maioria dos tecidos com notável exceção para o sistema nervoso central. Atravessa a barreira placentária e é excretado no leite materno. Não atravessa a barreira hematoencefálica. Mais de 95% da dose absorvida são eliminados pela urina, cerca de 50% sob a forma inalterada.

2) Furosemida:

Os diuréticos potentes são altamente absorvidos pelo trato gastrointestinal, ainda que em graus variáveis. Apresenta início de ação, em torno de 40 minutos, que permanece entre 6 e 8 horas. A biodisponibilidade da Furosemida é de 60% e encontra-se extensamente ligada às proteínas plasmáticas (90 -99%). A meia-vida da Furosemida sofre variação individual, sendo de 1 à 2 horas, em indivíduos normais e nos pacientes com insuficiência renal ou hepática, de 10 à 20 horas. Sofre também rápida excreção, pelo sistema de transporte de ácido orgânico no túbulo proximal. Uma grande parte da Furosemida é excretada intacta pela urina (90%) enquanto uma fração menor é eliminada como glicuronídeo.

3) Atacand HCT:

Após a administração oral, a candesartana cilexetila é convertida para a droga ativa candesartana. A biodisponibilidade absoluta da candesartana é de aproximadamente 40% após uma solução oral de candesartana cilexetila. A biodisponibilidade relativa dos comprimidos de candesartana cilexetila, em comparação com a mesma solução oral é de aproximadamente 34%, com variabilidade muito pequena. A média do pico de concentração plasmática (Cmáx) ocorre entre 3- 4 horas após a ingestão do comprimido. A concentração sérica da candesartana aumenta linearmente com o aumento das doses na faixa de doses terapêuticas. Não foram observadas diferenças relacionadas ao sexo na farmacocinética da candesartana. A área sob a curva de concentração plasmática versus tempo (AUC) da candesartana não é significativamente afetada pelo alimento. A candesartana liga- se fortemente às proteínas25 plasmáticas (> 99%). O volume aparente de distribuição da candesartana é de 0,1 l/kg.

A hidroclorotiazida é rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal com biodisponibilidade absoluta de aproximadamente 70%. A ingestão concomitante de alimento aumenta a absorção em aproximadamente 15%. A biodisponibilidade pode diminuir em pacientes com insuficiência cardíaca26 e edema27 pronunciado. A ligação às proteínas25 plasmáticas da hidroclorotiazida é de aproximadamente 60%. O volume aparente de distribuição é de aproximadamente 0,8 l/kg.

1A candesartana é principalmente eliminada inalterada pela via urinária e bile28 e apenas uma pequena parte é eliminada por metabolismo16 hepático (CYP2C9). Os estudos de interação disponíveis não indicam efeito em CYP2C9 e CYP3A4. Com base em dados in vitro, não seria esperada nenhuma interação in vivo com fármacos cujo metabolismo16 é dependente das isoenzimas do citocromo P450: CYP1A2, CYP2A6, CYP2C9, CYP2C19, CYP2D6, CYP2E1 ou CYP3A4. A meia- vida (t½) de eliminação da candesartana é de aproximadamente 9 horas. Não há acúmulo após a administração de múltiplas doses. A meia–vida da candesartana permanece inalterada (aproximadamente 9 h) após a administração de candesartana cilexetila em combinação com hidroclorotiazida. Há um aumento leve e insignificante clinicamente na AUC e na Cmáx da candesartana quando administrada juntamente com hidroclorotiazida. Não ocorre acúmulo de candesartana após repetidas doses da combinação comparado à monoterapia. A depuração plasmática total da candesartana é de cerca de 0,37 ml/min/kg, com uma depuração renal10 de cerca de 0,19 ml/min/kg. A eliminação renal10 da candesartana ocorre por filtração glomerular e por secreção tubular ativa. Seguindo uma dose oral de candesartana cilexetila marcada com 14C, cerca de 26% da dose é excretada na urina29 como candesartana, e 7% como metabólito inativo, enquanto aproximadamente 56% da dose é recuperada nas fezes como candesartana e 10% como metabólito inativo.

A hidroclorotiazida não é metabolizada e é excretada quase que completamente como droga intacta por filtração glomerular e por secreção tubular ativa. A meia-vida (t½) de eliminação da hidroclorotiazida é de aproximadamente 8 horas. Aproximadamente 70% de uma dose oral é eliminada na urina29 dentro de 48 horas. A meia–vida da hidroclorotiazida permanece inalterada (aproximadamente 8 h) após a administração de hidroclorotiazida em combinação com candesartana cilexetila. Não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com