TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da bioética, seus fundamentos, ética e ciência, ética, baseada na prática da eutanásia e ética nos experimentos de células-tronco

Trabalho acadêmico: A história da bioética, seus fundamentos, ética e ciência, ética, baseada na prática da eutanásia e ética nos experimentos de células-tronco. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/7/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.075 Palavras (9 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 9

Bioética

Esta pesquisa não tem a pretensão de abranger todas as questões envolvidas em bioética. Trata se tão somente de um início do estudo, á este conjunto de conceitos e práticas que serve para proteger os seres vivos dos efeitos irreversíveis e nos fatos das práticas humanas. Qualquer aprofundamento te

A estrutura desta pesquisa procura apresentar ao professor a história da bioética, seus fundamentos, ética e ciência, a ética a partir da pratica da eutanásia e a ética nas experiências da célula-tronco.

Baseando em observações próprias e em diversos livros e revistas pesquisadas notei que o nome bioética surgiu a menos de 30 anos. Foi a partir de então que se começaram a estruturar, questões éticas emergentes que levantadas em parte pelas novas tecnologias biológicas e médicas, se estendem também os problemas do ambiente e da sobrevivência futura da humanidade.

Conceito:

No termo bioética, bios representa o conhecimento biológico, a ciência dos sistemas viventes, enquanto ética, representa o conhecimento dos sistemas dos valores humanos.

O nascimento da bioética como disciplina coincide, com um retorno do interesse da parte da ética filosófica pela ética prática; um interesse motivado pela urgência de fornecer um adequado fundamento ao debate público e as legislações e de conduzir o dialogo no contexto das sociedades pluralistas e democráticas.

A bioética, atribui-se a função fascinante de dar plenitude de sentido aos conhecimentos no campo das ciências da vida e da saúde e orientar a expansão dos conhecimentos técnicos e científicos para o bem autentico e integral da pessoa humana. A definição mais aceita do termo bioética é, sem dúvida aquela dada pela - Enciclopédia da Bioética: “É o estudo sistemático do comportamento perspectivo a luz dos valores e princípios morais”.

No âmbito do estudo a bioética, alguns pesquisadores preferem restringir o estudo da bioética ás intervenções sobre a vida humana e dão a bioética uma entonação mais medica, de modo a se falar em bioética medica, ou ética biomédica.

Van Potter alarga o âmbito de estudo da bioética ao fenômeno ainda em toda a sua amplitude, presente nas relações dos viventes entre si e deles com o ambiente. Podemos subdividir a disciplina em 3 (três) âmbitos: a bioética humana (bioética medica ou ética biomédica), a biomédica animal (que se ocupa com temas próprios da vida animal, tais como: direitos dos animais, problemas éticos relacionados com a experimentação biomédica, ética das intervenções sobre o patrimônio genético das espécies...) a bioética ambiental, que se interessa com as questões de valor relacionados com o impacto do homem sobre o ambiente natural (ecologia e justiça, desenvolvimento sustentável, biodiversidade, alimentação transgênica...).

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS

A palavra bioética surgiu recentemente. O primeiro a usar o termo de modo documentado foi o oncologista americano, Van R. Potter, em um artigo intitulado Bioethies. The Science of survival (1978).

Mesmo sendo recente, tal disciplina tem um a história que lança suas raízes no antigo Egito. Entretanto, a contribuição essencial para o nascimento da ética medica, vem do grego Hipócrates (460 – 370 A.C) e da sua escola. Em seu famoso juramento, Hipócrates apresentou os traços do bom médico.

Podemos afirmar também que a partir de um horizonte espiritual lentamente foi-se formulando em modelo ético normativo que passa pelos posicionamentos dos Santos Padres, a sistematização de Santo Tomás de Aquino (Semana Theologico, II – II), as reflexões de Santo Afonso de Ligório (1696 – 1787). Um grande impulso a ética medica se deu ao magistério de Pio XII que nos anos 40 e 50, se mostrou muito atento as questões morais surgidas em função dos desenvolvimentos das ciências biomédicas.

O contexto no qual surge a biomédica na segunda metade do século XX é a caracterização por diversos fenômenos sociais e culturais que podemos sintetizar quatro pontos: o tumultuoso progresso das ciências biomédicas e o surgimento de novas interrogações éticas sobre a capacidade do homem de administrar esse inédito e enorme poder, a crescente consciência que existem direitos humanos inalienáveis, como o objetivo a justiça, que estão fundamentados sobre a dignidade da pessoa humana antes que ainda possam ser reconhecidos pela legislação civil, o abalo do mito da neutralidade ética da ciência; a necessidade de repensar a relação da pessoa humana com o seu planeta.

Um fundamento de caráter teológico á bioética é a sacralidade da vida não entendida como qualidade de vida, para a bioética católica, centrada sobre a categoria das sacralidade da vida, “a vida humana é sagrada porque, desde o seu início, comporta aça criadora de Deus e permanece para sempre em uma relação especial com o seu criador, seu único fim”.

ÉTICA E CIÊNCIA

A ética é a parte da filosofia: considera concepções de fundo acerca da vida, do universo, do sr humano e de seu destino, institui princípios e valores que orientam pessoas e sociedades. Uma pessoa e ética quando se orienta por princípios e convicções. Dizemos, então, que tem caráter e boa índole.

Ciência baseia se em pesquisas, investigações metódicas e sistemáticas e nas exigências de que as teorias sejam internamente coerentes e digam a verdade sobre a realidade. A ciência é o conhecimento que resulta de um trabalho racional.

As experiências cientificas são realizadas apenas para verificar e confirmar as demonstrações teóricas e não para produzir o conhecimento do objeto, pois este é conhecido exclusivamente pelo pensamento. O objeto cientifico é matemático, por quer a realidade possui uma estrutura matemática.

A concepção empirista afirma que a ciência é uma interpretação dos fatos baseada em observações e experimentos que permitem estabelecer induções que ao serem completadas oferecem a definição do objeto, suas propriedades e suas leis de funcionamento.

ÉTICA A PARTIR DA PRÁTICA DA EUTANÁSIA

O sentido da vida e da morte – um dos maiores especialistas em bioética do país e membros da pontifica Academia Pro Vida, do Vaticano, Dalton Luiz de Paula Ramos vê a eutanásia como um mal da sociedade.

É legitimo que alguém tenha o direito de abreviar a vida de uma pessoa que está sofrendo?

O debate – que há década permeia a mente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com