TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do uso de armadilhas fotográficas no auxilio a preservação da fauna silvestre e em amostragens na consultoria ambiental

Por:   •  27/2/2018  •  Abstract  •  419 Palavras (2 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 2

“A importância do uso de armadilhas fotográficas no auxilio a preservação da fauna silvestre e em amostragens na consultoria ambiental”

Eduardo Pedro Machado; Ricardo Mendonça Neves dos Santos

Faculdades Integradas Tereza D’Ávila – FATEA

eduardo.rapinas@gmail.com; jc.mr@uol.com.br

Há vários modelos de armadilhas fotográficas (câmeras trap) no mercado, contendo diversos recursos, algumas mais sofisticadas, outras mais simples e com preços variáveis. Tais equipamentos vieram para melhorar os dados coletados em amostragens de campo e assim compor um relatório mais substancial, mais rico em detalhes e dados mais concretos. As armadilhas fotográficas foram inseridas neste contexto para auxiliar Biólogos no monitoramento de animais silvestres em seus habitats naturais, assim contribuindo em sua preservação e também para coadjuvar na coleta de dados em consultorias ambientais. O conhecimento da estrutura das comunidades de animais existentes nos ambientes naturais é um fator importante na elaboração de projetos que visem à recuperação, conservação e manejo dos mesmos. Este trabalho tem como foco a importância deste equipamento para conhecimento e conservação da fauna silvestre, bem como seu apoio na coleta de dados em consultorias ambientais. No presente trabalho foram observadas imagens de diversas armadilhas fotográficas, em diferentes datas e diferentes municípios como, Marília – SP, Ribeirão Preto – SP, Castilho – SP, Juiz de Fora – MG, Bom Sucesso de Itararé – SP, São José dos Campos – SP entre outros. As armadilhas fotográficas foram instaladas em diversos ambientes como, interior e borda de fragmentos florestais grandes e pequenos, locais próximos a plantações, proximidade com tocas, margens de riachos, próximo a córregos e passagens de fauna. Não foi levada em conta a metodologia utilizada (com atrativos ou sem atrativos), pois foram analisados somente condições corporais do animal, diferentes espécies e quantidades de indivíduos por foto, não foram abordadas metodologias quantitativas para nenhuma das espécies citadas. Foram registradas para estes municípios as seguintes espécies, Tapirus terrestres (anta), Myrmecophaga tridactyla (tamanduá-bandeira), Mazama gouazoubira (veado-catingueiro), Hydrochoerus hydrochaeris (capivara), Nasua nasua (quati), Eira barbara (irara), Cerdocyon thous (cachorro-do-mato), as imagens dessas espécies foram registradas pelas armadilhas fotográficas e mostraram informações de importância relevante para preservação dessas espécies e para dados de relatório de campo. Foram registradas diferentes situações, que dificilmente seriam possíveis seus registros em uma busca ativa normal. Citando os exemplos dessas situações nas seguintes espécies, C. thous em grupo, C. thous prenhe, C. thous acometido por sarna, T. terrestres com filhote, H. hydrochaeris em bando numeroso com filhotes, M. tridactyla carregando filhote, M. gouazoubira com filhote, E. barbara  com pelagem branco-amarelado, diferente do padrão corpo escuro e cabeça acinzentada, N. nasua forrageando.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (81 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com