TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

IMPLICAÇÕES E USO DA INCINERAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE NO DISTRITO FEDERAL

Por:   •  13/4/2017  •  Projeto de pesquisa  •  7.808 Palavras (32 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 32

JARBAS SANTOS RODRIGUES

LEONARDO DE SOUZA JÚNIOR

IMPLICAÇÕES E USO DA INCINERAÇÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE NO DISTRITO FEDERAL

Projeto de pesquisa bibliográfica elaborado para o desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso (projeto ambiental final) do curso de tecnólogo em gestão ambiental da faculdade do meio ambiente e tecnologia- FAMATEC.

Orientadora Prof.(a) M.Sc. Rayane Balsamo

Brasília-DF

Dez. 2010

Sumário

1.Introdução        5

1.1  Questão problema        6

1.2  Objetivo do estudo        6

1.2.1Objetivo geral        6

1.2.2 Objetivo específico        6

1.3. Justificativa        7

2. Revisão de Conceitual        9

2.1 O conceito de Resíduos Sólidos        9

2.2 O conceito de Incineração        10

2.3 O conceito de Meio Ambiente        10

2.4. O conceito de Saúde humana        10

3. Referencial Teórico        11

3.1 A História da incineração        11

3.2 O que é a incineração e para que serve        12

3.3 Vantagens da incineração        13

3.4 Desvantagens da incineração        13

3.5 Conseqüências da incineração a saúde humana no âmbito do Distrito Federal e sua destinação final        14

3.6 Problemas sociais        19

4.Metodologia de estudo        24

5.Analise e interpretação dos dados        25

6. Considerações Finais        27

7. Recomendações Futuras-Perspectivas        28

8. Referências Bibliográficas        30

Resumo

Neste projeto será exposta a história e os problemas causados pelos resíduos sólidos envolvem questões sociais, econômicas, políticas, ambientais e de saúde humana. Através da incineração como forma de destinação final, e mostrar as implicações do uso e da incineração dos resíduos sólidos em relação meio ambiente. Alem demonstra suas vantagens e desvantagens, destacando as contradições de problemas ambientais, sociais e as suas complicações em diferentes tipos de resíduos, através de análise bibliográfica e de informações obtidas em artigos e livros específicos sobre incineração. Este estudo teve no seu início uma visão negativa do processo de incineração como destinação final dos resíduos, mas ao longo do trabalho foi visto que em alguns casos ela se torna necessário. Com aplicação de novas tecnologias e regulamentações para incineração, evitando que esse lixo seja descartado em lixões ou a céu aberto. No qual nos remete a questionar: “O que, e como se deve incinerar”.

Palavras chave: Incineração, Resíduo Sólido, Meio Ambiente, e Saúde Humana.

ABSTRACT

In this Project will be exposed the history of the incineration, and questioned why, and for what of it´s use. The advantage and disadvantages will be detached as a contradiction of the social and environmental problems, and it´s complications in the different type´s of waste. They will be correlated with the consequences of the human health and the final destination of it´s waste, but throughout the work it was seen that in some cases it becomes necessary. With application of new technologies and regulations for incineration, preventing that this garbage is discarded in landfill´s or outdoors. In which it makes us question: “What is it, and how must it be incinerated”.

Key words: Incineration, Solid Waste, Environment, and Human Health.


1.Introdução

Este projeto tem objetivo de informar as implicações da incineração desde sua história junto ao desenvolvimento humano. O que vale ressaltar que antes não havia uma preocupação com os resíduos gerados pelo homem, daí surgiu à queima de materiais, este método tem suas vantagens e desvantagens.

Conforme analise de Fridman (2000)

Desde o momento em que o homem descobriu o fogo, ficaram conhecidas as virtudes destrutivas do mesmo, e com isto sua capacidade de eliminar tudo o que é indesejável em cada espécie.

A vantagem é a eliminação do lixo gerado, reduzindo seu peso e volume, evitando a ocupação de grandes áreas para sua disposição final. Uma das principais desvantagens da queima de resíduos é a contaminação do ar através de gases tóxicos que causam malefícios a saúde dos seres vivos. É importante destacar que existem vários métodos de destinação final para vários tipos de resíduos.

Neste projeto iremos explorar os resíduos de Serviço de Saúde (RSS), e seu método de incineração. Iremos ressaltar legislação e a responsabilidade dos órgãos ambientais que são responsáveis pelo sistema hospitalar.

Pode se observar no decorrer deste trabalho certas contradições no que se refere o conflito entre catadores e as usinas que geram energia elétrica através da queima de lixo.

Chagas, um dos líderes da comissão nacional do MNCR, alega que

A incineração poderá absorver material que poderia ir para a reciclagem, tirando o trabalho de muita gente. Segundo o MNCR, entre independentes e cooperativados, atualmente, há quase 1 milhão de catadores espalhados pelo Brasil. “Somos contra a incineração porque vai absorver material reciclável. “Não acreditamos que vá haver uma usina de triagem para gerar emprego, porque o material reciclável misturado no lixo orgânico é justamente o que tem maior poder de queima, portanto vão querer queimar tudo para aumentar o rendimento da usina”, argumenta Chagas.

  1. 1.1  Questão problema

Quais as implicações e uso da incineração dos resíduos sólidos em relação ao meio ambiente no Distrito Federal?

  1. 1.2  Objetivo do estudo
  2. 1.2.1Objetivo geral

Mostra as implicações e uso e da incineração dos resíduos sólidos em relação meio ambiente no DF.

  1. 1.2.2 Objetivo específico
  • Avaliar a incineração como forma de destinação final dos resíduos sólidos;  
  • Informar as conseqüências da incineração à saúde humana no âmbito do Distrito Federal.
  • Estudar as implicações da incineração dos resíduos (positivos e negativos) da poluição e do meio ambiente no Distrito Federal.

1.3. Justificativa

Nunca na historia houve um desenvolvimento humano, como a atual, e jamais se produziu tanto ‘lixo’, que conseqüentemente, prejudicou-se tanto a saúde dos seres humanos e o próprio meio ambiente. Os problemas causados pelos resíduos envolvem questões sociais, econômicas, políticas, ambientais e de saúde. Estes problemas têm acompanhado a humanidade por todo o processo de desenvolvimento, mas nunca receberam a devida atenção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)   pdf (345.5 Kb)   docx (49.9 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com