TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS COMO AUXÍLIO À DOCÊNCIA.

Por:   •  13/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.274 Palavras (6 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA – 100% DIGITAL

DISCIPLINA:PRÁTICA DE PROJETOS E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA IX

Professora Web: Ilisabet Pradi Krames

Acadêmicas:    Juciane Pereira da Conceição Viera

                           Thalia Oberger Nunes                                  

Curso: Pedagogia

O USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS COMO AUXÍLIO À DOCÊNCIA.

 

RESUMO:

O presente estudo baseia-se numa pesquisa sobre a utilização de Recursos Educativos Digitais (RED) como auxílio à docência na escola. O objetivo específico propõe compreender os tipos de recursos digitais que possam auxiliar os professores nas aulas. O problema a ser considerado é quais são os benefícios e estratégias pedagógicas que podem ser ofertadas pelas RED, bem como a importância da sua utilização como auxílio à docência na escola procurando compreender os seus benefícios e restrições, e perceber até que ponto são um componente fundamental no ensino. Através das buscas de referenciais teóricos em livros, artigos e publicações em jornais e mídias eletrônicas sobre o tema aqui proposto, buscamos identificar os benefícios do uso dos recursos digitais de aprendizagem e a sua importância para a educação.


Palavras-chave:
Recursos Educativos Digitais; Professor; Ensino Aprendizagem.

1 INTRODUÇÃO E JUSTIFICATIVA

Despertar o interesse dos alunos e incentivá-los a buscar o aprendizado por meio de aulas interativas devidamente preparadas é o que a maioria dos professores desejam. É inegável que a era digital permitiu que todos se beneficiassem de novas formas de ver o mundo, principalmente com a velocidade com que as notícias circulam todos os dias. Isso também acontece na educação, pois os avanços tecnológicos também contribuem muito para o desenvolvimento das aulas nas escolas. Todos esses desenvolvimentos tecnológicos são importantes para romper certos paradigmas escolares e trazer novas perspectivas para os rumos do ensino.

Quando falamos em recursos educacionais digitais, nos referimos a documentos ou mídias digitais que podem ser disponibilizados como licenciados ou em domínio público para proporcionar aos alunos uma experiência mais rica de aprendizado e pesquisa. Essas ferramentas fornecem o suporte necessário para que os professores preparem aulas mais leves em conteúdos e voltadas para as expectativas da Geração Z, os chamados “nativos digitais” do século XXI. Pois, ao falarmos a língua deles, estimulamos o pensamento crítico. De acordo com FRANCO (2013,p.1) ´´Os recursos digitais tornam-se estruturantes e mediadores do processo de ensino e aprendizagem, no qual cada professor e alunos são elementos indispensáveis para a construção do conhecimento, trabalhando em conjunto``. Por tanto, antes de qualquer implementação em ambiente escolar, deve-se verificar se esses recursos estão de acordo com a finalidade pedagógica da instituição de ensino, e se promovem um método eficaz de melhoria da avaliação dos alunos por meio de conteúdos envolventes.

Através das buscas de referenciais teóricos em livros, artigos e publicações em jornais e mídias eletrônicas sobre o tema aqui proposto, buscamos identificar os benefícios do uso dos recursos digitais de aprendizagem e a sua importância para a educação.

É importante que o professor tenha um conhecimento desses recursos digitais para que possa determinar quais são os requisitos básicos em relação ao que ele pretende mostrar aos seus alunos por meio da tecnologia, qual conteúdo quer mostrar e como isso vai mudar o aprendizado do aluno, possibilitando que o aluno tenha uma melhor assimilação do assunto, impactando positivamente no seu aprendizado. Os professores precisam ter um entendimento sobre as ferramentas digitais, para que se empenhem na utilização dos recursos digitais em suas aulas, de forma que esses recursos sejam realmente úteis e importante. Segundo Modelski; Giraffa e Casartelli (2019, p. 9) ´´ A tecnologia sempre fez parte do cotidiano da escola e o uso pedagógico dependeu do professor. Ou seja, quem cria estratégias, práticas e didáticas para uso de um recurso é o professor``. É importante que os recursos digitais sejam adequados aos objetivos estabelecidos na hora de construir o plano de aula. Esses recursos de aprendizagem tem sido um meio de ensino-aprendizagem que estimulam os alunos no entendimento e na prática de atividades dentro e fora da sala de aula. ´´ O professor contemporâneo utiliza artefatos tecnológicos para organizar suas aulas, para comunicar-se, para pesquisar, ou seja, ele é usuário de tecnologia em algum nível.`` (MODELSKI; GIRAFFA E CASARTELLI. 2019, p 13,14) A transformação digital da educação proporciona aos professores a implementação de novas ferramentas que lhes permitem agregar mais conhecimento e diversificar a forma de ensinar. Dessa forma, os alunos também são capazes de desenvolver novas habilidades por meio do uso de novas tecnologias em sua educação. Anteriormente, pinturas, cartazes, livros eram os principais recursos. Hoje, as estratégias de aprendizagem utilizadas em ambientes escolares são baseadas em tecnologias digitais. Slides, vídeos, painéis digitais, sites, podcasts e muito mais se tornaram recursos de aprendizado digital inestimáveis. Com esses recursos, aulas interativas podem ser planejadas e os professores incentivam mais a participação dos alunos.

Faça uma descrição sobre o que os leitores encontrarão no seu relatório.

Explique qual é o tema pesquisado: O uso de recursos educacionais digitais como auxílio à docência.

Mostre qual foi o seu objetivo geral ao elaborar o relatório: Analisar o uso de recursos educacionais digitais como auxílio à docência.

Objetivos específicos? (Objetivo específico mostra como você fez para alcançar o objetivo geral)

Justifique por que estudar esse tema é importante. Destaque as contribuições teóricas e práticas que a pesquisa sobre o uso de recursos educacionais digitais como auxílio à docência pode trazer para o campo educativo.

O que os autores que pesquisam esse tema falam? Verifique as sugestões de leitura no cronograma e no material didático.

2 DESENVOLVIMENTO (Corresponde a etapa II. Postar até 25/04)

Escolha uma videoaula produzida na disciplina Estágio Supervisionado. Destaque os objetivos da videoaula, o conteúdo abordado e a estratégia usada para apresentar o conteúdo ou realizar a atividade proposta na videoaula.

Justifique a escolha por esta videoaula. Fale sobre a importância dela para a formação da criança (do estudante).

Identifique quais autores auxiliaram você na elaboração da videoaula.

Fale sobre as dificuldades encontradas na elaboração da videoaula e como elas foram superadas?

Quais são as suas recomendações para quem deseja usar recursos educacionais digitais como auxílio à docência?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (94.5 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com