TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A linfa e o sangue

Por:   •  20/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  573 Palavras (3 Páginas)  •  622 Visualizações

Página 1 de 3

Índice

A linfa e o sangue        

Conclusão        

Agradecimento        

[pic 1]

A linfa e o sangue

A linfa é um líquido transparente e esbranquiçado, levemente amarelo ou rosado alcalino e de sabor salgado, constituído essencialmente por glóbulos brancos, que é transportado pelos valos linfáticos em sentido unidireccional é filtrado nos linfonodos ou nódulos linfáticos. Após a filtragem a linfonodos ou linfáticos. Após a filtragem, a linfa é lançada ao sangue desemborcando nas grandes veias torácicas.

A linfa é composta por um líquido claro pobre em proteínas e rico em lípidos parecidos em sangue mas com a diferença de que as únicas células que contém são glóbulos brancos que migram dos capilares sanguíneos sem conter hemácias. A linfa é mais abundante do que o sangue.

O sangue é um tecido conjuntivo líquido que circula pelo sistema vascular sanguíneo dos animais vertebrados e que tem como função manutenção a vida do organismo.

O sangue é constituído por diversos tipos de células (ocasionalmente chamadas de corpúsculos, esse elemento figurado ou formadores) constituem a parte sólida do sangue e cerca de 45% de volume total. Já os 55 restantes são formados de uma parte líquida chamada plasma (ou soro plasma sem fibrinogénio) é de aproximadamente 45º de outros componentes que agrupados constituem os elementos figurados do sangue são divididos em Leeucócitos (células de defesa) Bitrocitos (transporte de oxigénio) e Plaquetas (factores de coagulação sanguínea).

As células do sangue são de três (3) tipos: hemácias (ou eritrocitos, glóbulos vermelhos) leucócitos (ou glóbulos brancos) e plaquetas 8ou trombocitos).

O plasma, o componente líquido e formado por 90% de água ou 1% de substâncias inorgânicas (com potássio, sódio, ferro, cálcio), 7% de proteínas plasmáticas (abumina, imunoglobulinas e fibrinogénio principalmente) e 1% de substâncias orgânicas não proteicas, resíduos resultantes do metabolismo, hormonas (hormónios). Apresenta dissolvidas gases como oxigénio e gás carbónico. Devido a presença da molécula de hemoglobina nas hemácias nos animais vertebrados o sangue é de cor vermelho.

A quantidade total do sangue no homem representa cerca de 8% da sua massa total.

A linfa tem a função de defesa e transporte de substâncias gasosos.

O sangue leva oxigénio as nossas células.

Durante o dia e noite, o nosso coração bombeia o sangue pelo corpo. A pulsação que sentimos no pescoço e no pulso é o sangue a ser bombeado.

O sangue viaja através de tubos de diferentes tamanhos (vasos sanguíneos chamados artérias) vias e capilares.

Num dia o sangue viaja 19.000 Km.

As válvulas controlam o fluxo do sangue.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (98.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com