TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA CONCEITO E OBJETO

Por:   •  16/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 2

I – ANTROPOLOGIA CONCEITO E OBJETO

  1. Cite e descreva as três etapas do HUMANISMO (pág. 15).

O humanismo como descrito no livro Manual de Antropologia Jurídica, São Paulo, Editora Saraiva, 2011 é apresentado como tendo 3 fases distintas, são elas Renascença, a dos séculos XVIII e XIX, e a Atual.

        Na renascença temos um esboço inicial da forma da antropologia sendo que expressa a ideia que nenhuma civilização pode pensar em si mesma , se não tiver nenhum objeto de comparação. Neste período encontram um meio de colocar sua própria cultura em perspectiva . Expoente desse período também foi a criação da técnica do estranhamento. Tem como premissa o conhecimento feito através de textos ou monumentos.

        No Humanismo dos séculos XVIII e XIX muito ligado a progresso nas áreas geográficas onde foram descobertas outras culturas e civilizações este período tem como premissa principal a identificação do sujeito com ele mesmo, e com a sua cultura ou seja a cultura europeia.

        Já no Humanismo atual é focado em sociedades primitivas onde pouco atraiam interesse principalmente pela falta de formas documentação. A partir dai o humanismo sentiu a necessidade de obter novos instrumentos de investigação.

  1. Explique o princípio da ALTERIDADE presente na nova antropologia (pág. 16).

O principio da Alteridade baseia-se no apelo ao homem para ele reconhecer-se no outro, em termos atuais poderíamos descrever como ter empatia pelo próximo. Assim enxergando suas carências e seus privilégios.

  1. Diferencia antropologia CULTURAL e antropologia SOCIAL (pág. 20).

A antropologia social é muito mais ampla e considera todos os aspectos da vida , desde social politica religião e argumenta que é impossível analisa-los individualmente . Também é mais utilizada pelos antropólogos britânicos visto que foi Tylor o primeiro a defini-la. Assim a antropologia social vê o valor utilitário de uma noção de estrutura social.

        Já a antropologia cultural , ao invés de ter uma perspectiva estática tem uma posição mais dinâmica e se aproxima mais da tecnologia , geografia. Enquanto na visão Social se assemelha mais com psicologia e historia e arqueologia.

  1. Qual a diferença entre ANTROPOLOGIA e SOCIOLOGIA (pág. 22).NB

A antropologia se preocupa mais o estudo de sociedades primitivas, neste viés as duas tem o mesmo objeto contudo existe uma diferença entre elas. Assim a antropologia é o estudo da sociedade na visão do observador ou seja como ele enxerga aquela sociedade.

        Já a sociologia estuda sociedades mais complexas e tendem a sempre ter a visão de quem vivencia a experiência. Ou seja o sociólogo explica sua sociedade , o que para ele é muito mais fácil de entender pois este vive sua teoria não apenas a imagina.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com