TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONCEITO, OBJETO DE ESTUDO E FINALIDADE DA CONTABILIDADE

Por:   •  16/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.546 Palavras (11 Páginas)  •  1.146 Visualizações

Página 1 de 11

CONCEITO, OBJETO DE ESTUDO E FINALIDADE DA CONTABILIDADE

Aline Gonçalves de Carvalho

Andressa Carvalho do Nascimento

João Vitor Marques Neto

Vinicius Pacheco da Silva

Prof. Tutor Externo - Maycon Rossy Carvalho

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Administração (ADG0914) – Seminário Interdisciplinar III

26/04/2018

RESUMO

A contabilidade é vista como uma das chaves principais para o bom desempenho de uma empresa. O presente trabalho tem como objetivo principal demonstrar o objetivo, finalidade e o estudo da contabilidade. Todo o trabalho foi embasado em pesquisas de livros, publicações online e bancos de dados digitais. Vemos que a contabilidade é responsável por analisar o patrimônio de bens e riquezas que pertencem a uma pessoa ou entidade jurídica. Abrangidos também por um conjunto de técnicas de controlar, observar, analisar, investigar e organizar lucros e prejuízos de uma empresa, apurando resultados para saber como está a situação da empresa se é positiva ou negativa. Consequentemente chegamos ao entendimento de que a função da contabilidade é capacitar a empresa para o mercado, deixando preparada para evitar prejuízos futuros e organizando também todo o planejamento para o sucesso na tomada de decisões.

1 INTRODUÇÃO

A contabilidade é necessária para auxiliar o empresário a tomar decisões importantes no seu dia a dia. Através dela são direcionadas informações que contribuem no processo de decisão.

Essa área se utiliza de observações e outros meios técnicos para registrar informações referentes ao setor patrimonial de uma pessoa física ou jurídica. 

Decidimos pesquisar a respeito desse assunto justamente por acharmos este setor tão importante para o desenvolvimento e sucesso de uma empresa, então nosso papper toma um rumo mais conceitual.

O nosso objetivo é conceituar contabilidade e explicar qual o objeto de estudo, sua área de atuação e também sua finalidade. O tema exibido toma caráter documental, pois utilizamos como base para nosso estudos livros e artigos postados online.

Primeiramente, teremos a definição da contabilidade. Conceituaremos alguns tópicos importantes dela como seu objeto de estudo, como é aplicada e como a utilizamos.

Subsequentemente abordaremos a relação dela com outras áreas.

2 DESENVOLVIMENTO        

A contabilidade é uma área de extrema importância para uma empresa e sua continuidade, por isso o estudo dessa matéria se torna tão necessário para os futuros administradores e gestores empresariais.

A primeira pergunta que devemos fazer é: o que é a contabilidade?

2.1 CONCEITO DE CONTABILIDADE

Baseando-nos no que diz Sá (2010, p. 46), que nos diz que a contabilidade é “[…] a ciência que estuda os fenômenos patrimoniais, preocupando-se com realidades, evidências e comportamentos dos mesmos, em relação a eficácia funcional das células sociais.”

Outro pensamento que ajuda defini-la é o de Schimidt e Santos (2008, p. 135) que em seu livro A história da contabilidade, afirmam “que a contabilidade, para os patrimonialistas, foi considerada uma ciência com o objeto bem determinado (o patrimônio), que utiliza nas suas investigações vários métodos e, especialmente, o método descritivo estatístico e que realiza os seus fins com o auxílio de diversos instrumentos (registros, livros […])’’.

Percebemos que a contabilidade é uma área que visa controlar o patrimônio de alguém, observando suas transformações para organizá-lo da melhor maneia possível. Para que isso possa se suceder é preciso criar registros e se utilizar de outros métodos, para alcançar o controle de seu patrimônio da melhor maneira possível.

Para discutirmos melhor esse conceito vamos falar um pouco sobre a origem desse conhecimento contábil, que é muito antigo.

2.2 CONTABILIDADE NA ANTIGUIDADE

De acordo com o Sá (2010) desde a era paleolítico superior já era comum do homem primitivo registrar seus instrumentos (pois estes eram conquistados através de seu trabalho), levando em consideração fatores de qualidade e quantidade.

Este ponto pode ser comprovado, pois várias grutas espalhadas pelo sul da França ainda contém inscrições sobre objetos que pertenciam aos homens daquela época, esta que já passa de mais de 20.000 mil anos.

A observar essa afirmação, compreendemos que tal pensamento organizacional existe desde muito tempo, antes mesmo de existir uma sociedade desenvolvida com seus ramos profissionais, ou seja, até mesmo o ser primitivo tinha noções de riqueza patrimonial.

2.3 CURIOSIDADE

Quando o registro indicava realidade era feita uma ilustração, porém quando era quantidade se representava com riscos. (Sá, 2010).

Agora precisamos explicar o conceito de patrimônio.

3. O QUE É PATRIMÔNIO

Patrimônio é o principal objeto de estudo da contabilidade, é nele que essa área se concentra a fim de controlá-lo.

Tessari (2013, p. 21) diz que:

Patrimônio – é o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma entidade (pessoa física         ou jurídica). São elementos que convencionalmente chamamos de riqueza, por serem raros, uteis, fungíveis (caraterísticas de troca), tangíveis (possuem forma física), desejáveis, avaliados em moeda.

Então patrimônio é o termo que diz respeito às posses de uma entidade (sendo ela física ou jurídica). Tais bens podem ser materiais, objetos, imóveis, dinheiro.

Também fazem parte do aglomerado patrimonial os direitos que outros têm com o dono de tais riquezas e as obrigações em forma de despesas. (Tessari, 2013, p. 22).

Sabemos que o patrimônio não é algo constante, então ocorrerão mudanças nele, e estas transformações são chamadas de fenômenos patrimoniais.

“Fenômeno Patrimonial é toda e qualquer ocorrência que se manifesta na essência da riqueza aziendal […].” Assim define Sá (2010, p. 161).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (233.6 Kb)   docx (340.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com