TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS - Sobre Poda Drástica

Por:   •  28/5/2019  •  Exam  •  855 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhembi Morumbi

Gabriel Brondino; Lucas Martins; Lucas Lopes; Matheus Leite e Leonardo Brogliato

ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

Poda Drástica

São Paulo

2019


Sumário

1.        Introdução        3

2.        Objetivo        3

2.1.        Objetivo Geral        3

2.2.        Objetivo Especifico        3

3.        Justificativa        3

4.        Material e Método        3

5.        Cronograma        4

6.        Referências bibliográficas        4


  1. Introdução

A poda drástica de árvores nas zonas urbanas se mostrou um problema comum e bem visível nas ruas em que passamos, onde são radicais a ponto de prejudicar seu desenvolvimento e outras consequências drásticos para as árvores como, perda de reservas energéticas do vegetal, apodrecimento do lenho, perda do equilíbrio estético e até mesmo morte do vegetal. Sobre tudo dano, lesão, maltrato da planta é crime ambiental.

 A proposta do projeto é fazer uma oficinas em parcerias com escolas através de cronograma dividido em partes teóricas e práticas, abordando metodologias didáticas para ensinar e conscientizar as crianças, adolescentes e adultos com ecoturismo, excursões para Parques Nacionais, atividades ao ar livre, e interações entre os animais e as próprias árvores, sobre a ilegalidade da poda drástica e suas consequências para as árvores pois existem preocupações com podas em áreas na zona urbana que pode comprometer a saúde do vegetal.

  1. Objetivo
  1. Objetivo Geral

Diminuir o número de podas drásticas nas plantas de áreas urbanas e podas irregulares sem a aprovação da prefeitura ou órgão público.

  1. Objetivo Especifico

Alcançar um número alto de crianças, adolescentes e adultos através da parceria em escolas oferecendo educação ambiental e conscientização da poda drástica e seus efeitos negativos, com oficinas e aulas teóricas como legislação ambiental e fisiologia vegetal básica, diversidade explicando interações entre árvores e animais, ecoturismo através de excursões em parques nacionais monitorados e didática ao ar livre com explicações e exemplos.

  • Através do cronograma aplicar as atividades ao ar livre e apresentações;
  • Aplicar de forma didáticas as informações e monitoramento durante; excursões em Parques Nacionais;
  • Apresentações de documentários e vídeos sobre podas e meio urbano.
  1. Justificativa

A justificativa do projeto é levar o conhecimento para o maior número de pessoas, o debate deve ser levado a sério pelo poder público, com conscientização e mobilização podemos reduzir o número deste crime tão comum, muitas pessoas acabam podando as árvores devido ao grande crescimento delas, acabando invadindo o espaço de suas casas, destruindo fios de eletricidade, trazendo grandes quantidades de insetos. Dessa forma as pessoas terão noção e conhecimento que a poda drástica é crime, conforme previsto na Lei Federal 9.605. A iniciativa do projeto se deu pela preocupação e casos constantes, a proposta é divulgar conhecimento para evitar/diminuir novas ocorrências. Com esses projetos, o objetivo é conseguir atingir o maior número de pessoas, para alertar sobre os riscos e o crime ambiental.

  1. Material e Método
  • Aulas de conscientização ambiental: Como palestras educacionais mostrando a importância das arvores para o ambiente, os danos causados a elas pelas podas drásticas e os danos causados no meio ambiente. Os pais podem ser convidados na escola de seus filhos para que vão a uma palestra feita pelas crianças.
  • Ensinar ao ar livre: Melhor forma de ensinar crianças está ao ar livre, ao ar livre as crianças terão mais interesse e absorvem melhor as informações, o interessante está no fato de poder mostrar as arvores e mostrar na prática os benefícios, explicando com seria se essas arvores não estivessem naquele local.
  • Diversidade: Mostrar as crianças que as arvores são lares de milhares de espécies e com a pode excessiva as espécies moradoras podem perder seus lares.
  • Ecoturismo: Realizar excursão com os alunos e com os pais, existem Parques Nacionais que permite a visita do público e estão preparados inclusive com monitores que explicam características elementares da biodiversidade e qual a importância de preservar as florestas.
  • Vídeos educacionais: Mostrar vídeos educacionais para as crianças, mostrar documentários para que as crianças possam mostrar os documentários para seus pais e que não fique algo tedioso para os pais assistirem e nem para as crianças.

  1. Cronograma

1º Semana

2º Semana

3º Semana

4º Semana

Aula teórica em classe com slides

X

Documentários e vídeos sobre podas e meio ambiente urbano

X

Aula prática ao ar livre com atividades recreativas e didáticas

X

Excursão e introdução ao ecoturismo com monitoria

X

  1. Referências bibliográficas
  • AMBIENTALLIZE. O crime ambiental, poda drástica: consequências e indignações. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2019.
  • CRBIODIGITAL. PODA DRÁSTICA: NÃO COMETA ESTE CRIME AMBIENTAL. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2019.
  • Prefeitura Municipal de Santa Terezinha de Itaipu (Org.). Meio Ambiente alerta a população para a poda drástica de árvores no passeio público. Disponível em: . Acesso em: 15 maio 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (101 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com