TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ARTICULAÇÕES DO MEMBRO INFERIOR

Trabalho Escolar: ARTICULAÇÕES DO MEMBRO INFERIOR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2013  •  807 Palavras (4 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 4

ARTICULAÇÕES DO MEMBRO INFERIOR

Articulação sacroilíaca - é uma articulação sinovial entre as faces articulares do osso sacro e do ilíaco. São freqüentemente designadas como planas. A face articular do osso sacro é coberta de cartilagem hialina e a do ilíaco, de fibrocartilagem.

Ligamento sacroilíaco ventral – é um espessamento capsular ântero-inferior, particularmente bem desenvolvido próximo da linha arqueada e da espinha ilíaca póstero-inferior, onde ele une o terceiro segmento do osso sacro ao lado lateral do sulco pré-auricular.

Ligamento sacroilíaco interósseo – é coberto pelo ligamento sacroilíaco dorsal. Sua parte mais profunda possui feixes superior e inferior que passam das depressões posteriores à face auricular do osso sacro até aquelas na tuberosidade ilíaca.

Ligamento sacroilíaco dorsal – situa-se sobre o interósseo. Une a crista sacral intermédia e, abaixo desta, a crista sacral lateral à espinha ilíaca póstero-superior e ao lábio interno da crista ilíaca na sua extremidade dorsal.

Ligamentos vértebro-pélvicos:

Ligamento sacrotuberal – está amplamente inserido por sua base na espinha ilíaca posterior.

Ligamento sacroespinhal – estende-se da espinha isquiática até as margens laterais do osso sacro e cóccix, anterior ao ligamento sacrotuberal com o qual ele se mistura.

A sínfise púbica

Ligamento púbico superior – une os ossos acima, estendendo-se até os tubérculos púbicos.

Ligamento arqueado do púbis – une as bordas inferiores das faces púbicas sinfisiais.

Articulação do quadril – Esta articulação é multiaxial e do tipo esferóide. A cabeça do fêmur articula-se com o acetábulo.

Cápsula fibrosa – resistente e densa, está inserida acima da margem do acetábulo. Ela circunda o colo do fêmur e está inserida, na frente, na linha trocantérica, acima, na base do colo do fêmur e atrás próximo ao trocanter menor.

Membrana sinovial – começando da margem articular do fêmur, cobre a parte intracapsular do colo do fêmur, depois passa para a face interna da cápsula para cobrir o lábio do acetábulo, o ligamento da cabeça e a gordura da fossa do acetábulo.

Ligamento ileofemoral – triangular e muito resistente, seu ápice está inserido abaixo na espinha ilíaca ântero-inferior e sua base na linha trocantérica. Possui a forma de um Y.

Ligamento pubofemoral – também é triangular, tem uma base inserida na eminência ileopectínea, no ramo superior do osso púbico, na crista obturatória e membrana obturatória. Ele se une distalmente com a cápsula e com a face profunda do feixe medial do ligamento ileofemoral.

Ligamento isquiofemoral – entende-se a partir do ísquio, epiralando-se até inserir-se no trocanter maior.

Ligamento da cabeça do fêmur – é um feixe triangular achatado, com seu ápice inserido ântero-superiormente na cabeça do fêmur e sua base inserida na incisura do acetábulo.

Ligamento transverso do acetábulo – é parte do lábio do acetábulo, mas ão possui células de cartilagem.

Articulação do joelho – A maior das articulações humanas. É uma articulação sinovial composta, condilar dupla com a existência de meniscos articulares. Possui uma parte selar, referente a articulação com a patela.

Cápsula fibrosa – é complexa, parcialmente deficiente e parcialmente aumentada por expansões dos tendões adjacentes.

Membrana sinovial – é a mais extensa, chegando a formar uma grande bolsa suprapatelar entre o quadríceps da coxa e o corpo inferior do fêmur.

Ligamentos:

Ligamento da patela – é o feixe

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com