TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Esqueleto do membro inferior

Artigo: Esqueleto do membro inferior. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2014  •  Artigo  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  474 Visualizações

Página 1 de 5

O esqueleto do membro inferior é formado pelos ossos da coxa, da perna e do pé

Fémur

Topo O fémur é o único osso da coxa, situado entre a anca e o joelho. Para além de ser o osso mais comprido do organismo, é o muito robusto e resistente. À semelhança de todos os ossos longos, o fémur também apresenta duas extremidades, denominadas epífises, e uma parte central, designada diáfise. A extremidade superior apresenta uma proeminência arredondada (2/3 de circunferência), que se denomina de cabeça, encontrando-se orientada para cima, para dentro e para a frente de modo a encaixar-se na cavidade cotilóide do ilíaco, ao nível da anca ou articulação coxofemoral. A cabeça encontra-se unida à diáfise através de um segmento mais estreito e oblíquo, denominado colo, cuja base apresenta duas proeminências destinadas à inserção de músculos muito importantes, denominados grande trocanter ou externo e pequeno trocanter ouinterno. A diáfise, ou corpo, tem uma forma semelhante a um prisma triangular e não é totalmente recta, pois apresenta uma ligeira inclinação (de cerca de 12°). A epífise inferior apresenta duas proeminências em ambos os lados, as quais devem permitir a articulação do joelho com a tíbia, sendo denominadas de côndilo externo e côndilo interno. Estas encontram-se separadas na parte inferior por um canal de superfície lisa, denominado tróclea. Para além disso, a parte inferior apresenta uma cavidade onde se encontra alojada a rótula.

Tíbia

Topo

É um dos dois ossos longos da perna e o mais robusto, e encontra-se paralelamente ao perónio. A epífise superior (larga) apresenta duas concavidades praticamente planas, as cavidades glenóides da tíbia, separadas entre si por uma proeminência denominada superfície interglenóide; na parte da frente existe outra proeminência, denominada tuberosidade anterior da tíbia. A diáfise, ou corpo, é muito resistente e tem um corte triangular. A epífise inferior apresenta uma superfície lisa que se articula no tornozelo com o astrágalo; a parte externa é composta pela chanfradura peronial que se deve articular com o perónio e, na extremidade interna, acaba numa proeminência óssea - o maléolo interno.

Perónio (Fíbula)

Topo

O perónio é um osso longo da perna, estando situado na parte externa paralelamente à tíbia, embora seja muito menos grosso e resistente. A epífise superior, ou cabeça, encontra-se lateralmente articulada com a extremidade superior da tíbia. A epífise inferior, através da qual o perónio permanece articulado na zona do tornozelo com a tíbia e com o astrágalo, apresenta na extremidade exterior uma proeminência designada maléolo externo.

Ossos do pé

Topo

O esqueleto do pé é formado por um total de 26 ossos dispostos em três sectores: o tarso, o metatarso e as falanges.

Tarso. Este sector do pé, que corresponde à parte de trás, é constituído por sete ossos dispostos em duas filas: na posterior, o astrágalo e o calcâneo; na anterior, o cubóide, o escafóide e os três cuneiformes. O astrágalo é o único osso do pé que se encontra em contacto com os ossos da perna, na medida em que se articula com a tíbia e com o perónio na zona do tornozelo, com o calcâneo na zona inferior e com o escafóide na parte da frente. O calcâneo, o maior e mais robusto dos ossos do tarso, está situado na parte posterior e estende-se até uma proeminência, ou tuberosidade, correspondente ao calcanhar, estabelecendo uma ligação com o astrágalo na parte de cima e com o cubóide na parte da frente. Na segunda fila do tarso, o escafóide está lateralmente ligado ao cubóide e, na da frente, aos três cuneiformes, enquanto que o cubóide, o cuneiforme externo e o cuneiforme interno se encontram alinhados.

Metatarso. Este sector é formado por cinco ossos denominados metatársicos, correspondendo cada um a cada dedo, designados de I a V, começando pelo que corresponde ao primeiro dedo. São ossos compridos, com uma diáfise central e duas epífises, das quais a proximal denomina-se base e a distal, com um formato arredondado, é conhecida por cabeça. Na extremidade proximal, os metatársicos articulam-se com os ossos do tarso, enquanto que na extremidade distal cada osso articula-se com a correspondente falange de cada dedo.

Dedos do pé. Os dedos do pé são formados por três ossos, à excepção do primeiro dedo, que apenas apresenta dois. Embora sejam pequenos, os dedos do pé têm ossos longos, formados por uma diáfise e duas epífises, sendo a proximal denominada base e a distal (arredondada) designada cabeça. Embora cada um destes ossos seja denominado falange, podem ser especificamente distinguidos como falange proximal, falange média(que é o osso ausente no primeiro dedo) e falange distal.

Informações adicionais

Rótula

Topo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com