TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Membros Inferiores Avaliação Do Paciente Protetizado

Dissertações: Membros Inferiores Avaliação Do Paciente Protetizado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  726 Visualizações

Página 1 de 4

MEMBROS INFERIORES AVALIAÇÃO, REABILITAÇÃO E ALTADO PACIENTE PROTETIZADO

Avaliação:

O edema no coto é umas das complicações mais comuns após uma amputação e pode ser reduzido com o enfaixamento, sendo controlado por medidas da circumetria, utilizando-se fita métrica. A protetização precoce e a prevenção de contraturas são prioridades na reabilitação.

Avaliar as medidas da circumetria do coto de amputados transtibiais, após o período pré-protetização e pós-protetização

. Os pacientes são orientados a realizar o enfaixamento por 24 horas, retirando somente para o banho. 1 O enfaixamento inadequado pode ocasionar alterações no retorno venoso ou deformidades no coto.2 Após o procedimento de protetização, os pacientes devem manter o enfaixamento elástico.

O nível da amputação irá determinar o tamanho do coto, e consequentemente, o controle da prótese durante o ortostatismo e a deambulação. Além disso, o coto deve ter bom coxim, pele em bom estado e ausência de neuromas terminais e espículas ósseas. Boa circulação local também é de extrema importância, além de adequada cicatrização e ausência de edema.

Freqüentemente, notamos a presença de edema em todos os pacientes recém amputados. 1 A principal localização do edema é na porção distal do membro, onde as infecções e inflamações geralmente ocorrem.6 Diversas são as técnicas utilizadas para a redução do edema no coto, dentre elas pode-se citar a técnica do enfaixamento.1 A compressão com faixa elástica no coto deve ser realizada assim que possível, logo após a retirada dos pontos da cirurgia de amputação do membro.7,8 Além do controle do edema, a cicatrização também pode ser considerada um dos primeiros passos para restaurar a funcionalidade.7 Um programa ideal de controle de edema baseia-se na cicatrização de feridas, reduzindo o risco de infecções e controle da dor, facilitando assim a mobilização precoce e a protetização

. A primeira avaliação da circumetria do coto, a circumetria do coto deve ser realizada utilizando-se fita métrica.

o paciente foi orientado a manter o enfaixamento 24 horas por dia, todos os dias, durante o período Pré Protetização. A técnica utilizada é descrita a seguir:

Com o paciente sentado, coloca-se a extremidade da faixa posteriormente abaixo da linha poplítea. Com a faixa parcialmente esticada, tome-a distalmente sobre a extremidade do coto, levando-a até a face anterior do joelho. Realiza-se uma volta ao redor do coto passando a faixa sobre a extremidade na face posterior (Figuras 1 e 2). Ao final dessa volta, desça com a faixa diagonalmente sobrepondo metade da faixa sobre o primeiro enfaixamento e a outra metade sobre a região distal do coto descoberta, com uma leve tensão elástica (Figuras 3 e 4). Realizar novamente outra volta, cruzando a face posterior do coto e descendo na diagonal com a faixa cruzando a face anterior sobre o outro lado descoberto (Figuras 5 e 6). Repetir mais duas vezes o enfaixamento diagonal, sempre envolvendo a extremidade do coto. Ao final, devemos observar se não existem partes do coto fora da faixa, se as paredes estão regulares, se a pressão distal é maior que a proximal e se está confortável ao paciente.

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com