TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS OFICINAS PEDAGÓGICAS

Por:   •  7/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.432 Palavras (6 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Departamento de Biologia

Nome: Jennifier Gonçalves Henrique

Estudo Dirigido – Parasitologia

Conteúdos: Malária e Toxoplasmose

1) Existem três espécies de Plasmodium que causam a malária, sendo que elas podem se diferenciar quanto a morfologia dos trofozoítos, esquizontes e gametócitos Faça um quadro comparativo destacando e descrevendo essas diferenças.

R.

Caracteristicas

P. falciparum

P. vivax

P. malarie

Trofozoito jovem

Pequeno e delicado possui citoplasma delgado com cromatina pequena e saliente. Poli parasitismo frequente raramente granulado.

Citoplasma espesso, cromatina única e interna, poli parasitismo raro.

Citoplasma espesso, cromatina média e única e ocupa grande parte do eritrócito.

Trofozoito maduro

E raro no sangue periférico, pequeno e compacto, tem citoplasma espesso e a cromatina indistinta.

Citoplasma irregular parecido com ameba, cromatina isolada.

Citoplasma compacto e aredondado cromatina pouco visível disposição em faixa no eritrócito.

Esquizonte

É raro no sangue periférico, é arredondado com citoplasma deformado, cromatina separada e granulosa grossa tem de 6 a 32 merozoitos em cada.

 Forma de ameba, citoplasma irregular e vacuolizado e com cromatina segmentada, tem de 12 a 24 merozoitos em cada.

Cromatina segmentada, pouco numerosa no sangue e posicionada em banda equatorial, possui de 6 a 12 merozoitos em forma de roseta.

Macrogametócito

Alongados e curvos em forma de foice com citoplasma azul e núcleo denso bastante pigmentado.

Cito plasma abundante arredondado ou oval, núcleo grande cromatina pouco densa. Volumosa no eritrócito, citoplasma se cora fácil de azul.

Pouco menor que o P. vivax

Microgametócito

Mais curto e menos encurvado com citoplasma pouco corado, cromatina difusa e pigmentos disseminado por todo citoplasma.

Citoplasma azul pálido e a cromatina azul frouxa.

Cromatina única menos distinta e difusa.

2) A patogenia entre as três espécies de Plasmodium também possui algumas particularidades de acordo com a espécie. Descreva essas diferenças, e ao final aponte qual espécie pode causar quadros mais graves, e justifique.

R.

P. falsiparum

Forma mais grave da malária que não faz a distinção das hemácias e parasita todas elas, forma knobis que é a alteração na membrana das hemácias que faz com que elas fiquem aderidas a outras hemácias e aos capilares, terá febre a cada 48h, causa anemia aumento de atividade de eritrofagocitose do basso, faz difusão na medula óssea devido as citocinas, hipoglicemias, alterações de permeabilidade e outras complicações pela distribuição das hemácias, além disso causa malária cerebral, insuficiência renal, disfunção hepáticas e edemas pulmonares agudos.

P. vivax

É a segunda forma mais grave, tem a preferência por hemácias jovens, causa febre a cada 48h, causa anemia e aumento das atividades de eritrofagocitose do basso e tem difusão na medula

P. malarie

É a mais leve, tem a preferência por hemácias adultas, tem febre a cada 72h, causa anemia e aumento das atividades de eritrofagocitose do basso e tem difusão na medula

3) O ciclo da malária envolve três etapas: ciclo exo-eritrocítico, eritrocítico e ciclo no mosquito. Descreva cada uma delas, destacando as formas celulares presentes e o local onde ocorre dentro do hospedeiro.

R. Ciclo no hospedeiro vertebrado ser humano

Ciclo exo eritrocítico

O mosquito pica o ser humano e vai depositar na pele do hospedeiro vertebrado formas celulares de esporozoítos e quando eles alcançam as células do fígado vão se diferenciar em trofozoítos pré-eritrocítico que por reprodução assexuada chamada de esquizogonia darão origem a esquizontes e depois vão se tornar merozoítos.

Ciclo eritrocítico

Os merozoítos vão entrar nas hemácias onde vai ter a formação de vários merozoítos que vão encher todo o citoplasma da hemácia até que a membrana não suporte tantos merozoitos que se rompera liberando essas formas celulares que novamente elas vão se diferenciar em trofozoíto e depois em esquizonte e de novo em merozoítos, o ciclo só termina quando um merozoíto se diferencia em gametócito e este vai parar no mosquito.

Ciclo no hospedeiro invertebrado o mosquito.

As fêmeas do anopheles ingerem muitas formas celulares quando se alimentam do sangue de um hospedeiro vertebrado ja infectado, mas só os gametócitos vão se diferenciar pelas diferenças de temperatura que são inferiores a 30 graus, aumento do pH e pouca pressão de CO2 são alguns dos fatores que estimularam a gametogênes fazendo acontecer a diferenciação dos gametócitos em macro e microgameta (feminino e masculino) depois disso acontece a fecundação formaçao de um  zigoto e após 24h ele passa a ser chamado de oocineto e passa por um processo de encistamento e então começa a ser chamado de oocisto e este vão sofre um processo de divisão chamado de esporogonia que vai liberar vários esporozoítos que vão migrar para as glândulas salivares que vão fazer continuaram o clico pela picada do mosquito.

4) Explique pelo menos três formas de medidas profiláticas para malária.

R.

Mosquiteiros e repelentes para evitar o mosquito. Quimioprofilaxia para pessoas que vao para areas endemicas, a pessoa faz o tratamento da doença mesmo não tendo o paarsita no corpo faz isso antes durante e depois da viajem, mas é contraindicado o uso contínuo, porquê, os compostos das medicações são acumulativos e em excesso podem causar mais danos do que benefícios a quem está fazendo o tratamento.

5) Descreva as três formas infectantes do Toxoplasma gondii e as formas de infecção relacionadas a cada um delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (67.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com