TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ONDAS E A LUZ

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 4

AS ONDAS E A LUZ

    Na física, luz recebe um conceito especifico, ele é considerado um dos agentes físicos que apos refletidas, seja de qualquer maneira produz a sensação de visão. Em geral só percebemos a importância da iluminação no nosso cotidiano quando falta energia elétrica e temos de recorrer a métodos pouco usados para gerar luz. Durante o dia temos uma fonte luminosa o sol, durante a noite a iluminação publica da cidade e as luzes geradas pelas lâmpadas matem a escuridão afastada.

*Luz: uma onda eletromagnética
   A luz é uma onda ou radiação eletromagnética. Desse modo, a luz não precisa de meio material para se reproduzir. A junção de todas as ondas eletromagnéticas existentes (ondas de radio, ondas luminosas, raios infravermelhos, raios ultravioletas, raios X, raios gama, micro-ondas) sucede o nome de
espectro eletromagnético. 
   Todas as ondas eletromagnéticas se reproduzem com velocidade de 300 000 km/s, aproximadamente. O que as diferencia é o
comprimento de onda. Cada tipo de onda tem um intervalo de comprimento de onda possível.
   Todas as radiações, visíveis e invisíveis, existem na natureza, tanto na terra quanto no espaço sideral. Elas podem ser detectadas e estudadas com o auxílio de instrumentos especiais, como telescópios, radiotelescópios e espectroscópios.

*Fenômenos ondulatórios 

    Quando uma onda se propaga e encontra certo meio, como um obstáculo ou uma superfície que separa duas regiões, esta interage com ele, o que gera alguns comportamentos específicos. Estes são chamados fenômenos ondulatórios. No convívio da luz com um meio material pode acontecer um dos seguintes efeitos ou todos ao mesmo tempo.

  • Absorção da luz: quando toda a radiação eletromagnética ou parte dela é absolvida pelo meio material; um exemplo de absorção ocorre quando a luz incide numa blusa preta;
  • Reflexão da luz: quando uma parte ou toda a radiação que incide sobre um material é refletida ao ambiente; um espelho é um bom exemplo de material que causa a reflexão;
  • Refração da luz: quando a luz atravessa de um meio material para outro. Na refração, a luz passa por um pequeno desvio em sua trajetória; um exemplo disso é o que ocorre quando a luz atravessa um copo de agua.

*Matéria que a luz consegue ou não atravessar

    Podemos classificar os materiais do nosso dia a dia com a base na quantidade de luz visível que consegue atravessa-los. Isso porque a luz não atravessa todos os materiais do mesmo jeito e pode até mesmo não atravessar determinado material.

Podem assim classificar-se da seguinte forma:

  • Materiais transparentes - São materiais que se deixam atravessar pela luz, permitindo uma visão nítida através deles. São exemplos de materiais transparentes, o vidro, o acrílico ou o papel celofane.
  • Materiais translúcidos - São aqueles que só permitem a passagem parcial da luz, sendo impossível ver com nitidez através deles. O vidro fosco, o papel vegetal ou a gelatina são exemplos de materiais translúcidos.
  • Materiais opacos - São aqueles que não se deixam atravessar pela luz, ou seja, através deles não é possível ver os objetos. Os metais, a madeira ou o granito são exemplos deste tipo de materiais.

*Luz e a visão

    Enxergamos por que os olhos são atingidos por ondas eletromagnéticas. Nossos olhos conseguem ver apenas as ondas eletromagnéticas que possuem frequência que vão do vermelho ao violeta, esse é o conjunto de luz visível ao ser humano.

    As abelhas apresentam limites visuais diferentes dos nossos, as áreas mais escuras de uma determinada flor é o local onde possuem néctar o que é invisível ao olho humano, isso ajuda na coleta de néctar para as abelhas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (82.8 Kb)   docx (296.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com