TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRINCIPAIS CAUSAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Por:   •  23/3/2018  •  Tese  •  2.933 Palavras (12 Páginas)  •  761 Visualizações

Página 1 de 12

PRINCIPAIS CAUSAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

     No século XVIII. As idéias políticas, econômicas e sociais que marcaram a transição do feudalismo para a Idade Moderna em acelerada decadência.

     Na economia, o intenso desenvolvimento comercial provocou a expansão dos mercados consumidores e por consequênncia, a necessidade de aumentar a produção para atender ao consumo.

     A elite desejava o fim da política de monopólio. O poder do rei deveria ser limitado e ele não devia mais interferir na vida econômica. Só a livre empresa daria aos burgueses, condições de aumentar as atividades produtoras e seu próprio lucro.

     A sociedade atravessava um período de alterações profundas: a nobreza perdia seu prestígio, cada vez mais endividada junto aos banqueiros.

     A burguesia multiplicava suas atividades. Pequenos negociantes e proprietários de terras que não possuíam dinheiro para expandir seus investimentos e acabavam por tornar-se; dependentes da elite enriquecida, que absorvia seus pequenos concorrentes.

     Inglaterra __ Pioneira no capitalismo industrial, a Inglaterra foi; a primeira nação a passar da economia mercantilista para uma economia baseada na produção e venda de produtos industrializados.

   

  Vários fatores impulsionaram o desenvolvimento inglês:

  • Acumulação de capitais: conseguido através do domínio comercial inglês. Esse domínio foi resultado dos Atos de Navegação, que tornaram a frota inglesa a mais potente dessa época; da atividade dos corsários, saqueando os navios espanhóis; da adoção da política da balança comercial favorável, que estimulava as exportações e protegia a produção nacional. Em conseqüência disso, a Inglaterra aumentou os mercados consumidores de seus produtos e se tornou a principal potência comercial da época.
  • A política de cercamentos: adotada pelos monarcas absolutistas ingleses. Os grandes proprietários puderam se apoderar das terras comunais (bosques, florestas) para criarem ovelhas para a produção de lã. Essas terras pertenciam anteriormente à comunidade e nela os camponeses podiam colher frutos e extrair madeira.
  • A utilização de fontes de energia natural,  substituindo a energia humana por aquela conseguida através de recursos, como a água, o carvão e ferro. Esses recursos, abundantes na Inglaterra (que possuíam extensas minas de ferro e carvão), foram a principal força motriz dos novos investimentos, que favoreceram as atividades industriais.
  • A utilização de novos investimentos:  Entre  final do século XVIII  e o início do século XIX,  surgiram novas máquinas, que reduziram o tempo de trabalho necessário para a fabricação de novos artigos e conseqüentemente, aumentaram a produção, como a máquina a vapor de James Watt (1769), utilizada no interior das minas, onde rapidamente escoava a água. Outro investimento que revolucionou a produção foi a máquina de fiar de James Hargraves (1767), imediatamente adotada pela indústria têxtil.
  • Crescimento populacional  __ O aumento da produtividade agrícola e os progressos da medicina sanitária no combate às epidemias colaboraram para o crescimento da população, criando grande oferta de trabalhadores, que seriam explorados nas indústrias.
  • Posição geográfica  ___ Outro fator que contribuiu para o pioneirismo inglês foi o fato, de sua situação à margem da Europa ocidental lhe dar acesso imediato às vias importantes do comércio do mundo e lhe facilitar a exploração dos grandes mercados ultramarinos. Os seus numerosos portos proporcionaram-lhe um comércio costeiro ativo. Muitos rios navegáveis ajudaram a desenvolver o comércio interno.

Esses fatores aliados ao governo parlamentarista onde predominavam os interesses da burguesia, colocaram a Inglaterra como primeira nação industrializada da época.

As fases da Revolução Industrial

     Podemos dividir a Revolução Industrial em, pelo menos duas grandes fases: a primeira, de 1760 a 1860, com o predomínio industrial inglês; e a segunda, de 1860 a 1900, com a expansão da industrialização pela Europa e outros continentes.

  • A industrialização inglesa: __ A primeira fase da Revolução Industrial ficou limitada, basicamente, à Inglaterra, o primeiro país europeu a conhecer um rápido processo de industrialização, baseado na utilização de carvão e ferro e na fabricação de tecidos. A indústria inglesa de tecidos de algodão desenvolveu-se a partir da introdução do tear mecânico. É interessante notar que a vestimenta (como ainda hoje), constituía um importante motivo de ostentação dos ricos e uma necessidade indispensável para os pobres. 

          A fiação e tecelagem manuais eram processos infinitamente entediantes e caros; a simples compra de um casaco pelo cidadão comum era comparável, hoje em dia, à aquisição de um automóvel ou, até mesmo de uma casa. As novas máquinas tiraram a confecção de tecidos de dentro das residências e a levaram definitivamente para as tecelagens, tornando o produto mais barato. O aperfeiçoamento das máquinas a vapor  também teve importância fundamental para o desenvolvimento industrial (fiação de algodão, minas de carvão, etc).

  • A expansão industrial por outros países __ Nesta segunda fase, a industrialização espalhou-se por diversas regiões da Europa, atingindo países como França, Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda. Em outros continentes, o processo de industrialização alcançou os Estados Unidos, na América, e o Japão, na Ásia. Nesse período, as principais inovações técnicas foram a utilização do aço, que superou o ferro, a utilização da energia elétrica e o desenvolvimento dos produtos químicos.

Aspectos da Revolução Industrial

       A partir do século XVIII, as máquinas começaram a substituir as ferramentas, desencadeando uma revolução tecnológica, a Revolução Industrial.

       O artesanato medieval foi substituído pela manufatura e esta pela maquinofatura, que caracteriza a Revolução Industrial.

       A Revolução Industrial começou na Inglaterra devido ente outras razões:

  • Abundância de capitais (domínio do comércio marítimo);
  • Disponibilidade de mão-de-obra (camponeses sem terra e artesãos sem trabalho);
  • A existência de grandes jazidas de ferro e carvão.

      O primeiro ramo industrial a usar máquinas foi o têxtil, beneficiado por invenções e aperfeiçoamentos de máquinas de fiar e tecer. A máquina a vapor, utilizada em muitos ramos industriais além do têxtil, revolucionou também os meios de transporte (barco á vapor, locomotiva).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.6 Kb)   pdf (243.8 Kb)   docx (22 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com