TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PROPRIEDADES DA ÁGUA, A FUNÇÃO DA ÁGUA NAS PLANTAS E A FORMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA PELAS PLANTA

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  996 Palavras (4 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 4

Anápolis

2014

PROPRIEDADES DA ÁGUA, A FUNÇÃO DA ÁGUA NAS PLANTAS E A FORMA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA PELAS PLANTA

A Fisiologia Vegetal estuda os processos e as funções do vegetal, bem como as respostas das plantas às variações do meio ambiente. Os processos e as funções do vegetal são organizados ou ocorrem nas estruturas do vegetal, em níveis subcelulares, celulares, de tecidos ou de órgãos.

A água é uma das substâncias mais comuns e mais importantes na superfície da Terra, foi nela que a vida evoluiu na água e é nela que se processam os principais processos bioquímicos (Larcher, 1995). Os tecidos moles das plantas são constituídos em 90% a 95% por água.

Quando os dois átomos de hidrogênio e o de oxigênio se combinam para formar a água há uma partilha dos elétrons de valência, aos pares,entre átomos de hidrogênio e o oxigênio .Nesse tipo de ligação é conhecida como covalente, cada átomo contribui com um elétron os dois pares de elétrons compartilhados que constituem a ligação são mantidos juntos por ambos os núcleos. As ligações covalentes são muitos fortes, e assim,a molécula de água é extremamente estável.

Quimicamente, a água é anfótera, pode agir tanto como ácido quanto como base. Devido à sua polaridade, a água é um bom solvente, que facilita a sua entrada e saída por todos os seres vivos, fornecendo o transporte de sais mineiras e demais matérias orgânicas.

De todos os recursos que a planta necessita para o crescimento e função, a água é o mais abundante, executando as funções vitais descritas acima. Deste modo, a sua falta ou deficiência limitam a produtividade vegetal, tanto em ecossistemas naturais como em cultivos.

A importância da água para a vida provém das suas características físicas e químicas que por sua vez resultam da sua estrutura molecular (Kramer & Boyer, 1995).

As plantas, desde a semeadura até a colheita, passam por diferentes estádios, onde as necessidades de água variam conforme a espécie vegetal. Geralmente, na germinação e no inicio do crescimento, a quantidade de água absorvida e transpirada é pequena, e embora a evaporação do solo exposto seja grande, a quantidade de água a ser aplicada pode ser menor que a normal.

A medida que a planta se desenvolve, maior quantidade de água será absorvida e menor será a evaporação do solo, devido a maior cobertura vegetal.

No seu desenvolvimento vegetativo, exigirá o máximo suprimento de água.

De maneira geral, pode-se adotar alguns procedimentos sobre o suprimento de água às plantas em seus diversos estádios de desenvolvimento.

Quando a falta de água ocorre no solo, devido a um período sem chuvas prolongado, denominamos esse período de seca. Um estresse causado pela seca, gradualmente intensificado, pode ser também resultado da absorção inadequada de água pelas plantas que crescem em solos muito rasos, incapazes de proporcionar um desenvolvimento pleno para o sistema radicular (LARCHER, 2006).

Isso é marcante no semi-árido brasileiro, o que torna a prática da irrigação tão importante para a nossa agricultura. Neste caso, torna-se de fundamental importância estimar as necessidades hídricas das culturas nos seus diferentes estádios de desenvolvimento, buscando-se obter elevadas produtividades com o uso racional dos recursos hídricos.

Suas principais funções podem ser analisadas de forma estrutural, crescimento, transporte, e metabolisticas entre outras.

Estrutural – é a substancia mais abundante em plantas em crescimentos ativo, fornecendo 90% do seu peso total, muito atuante em caule e frutos, mesmo nas sementes apresenta valores próximos a 15%. É o principal componente do protoplasma, permite o desenvolvimento da pressão de turgescência que favorece ao processo de rigidez de todo conteúdo celular e também da parede celular envoltória.

Crescimento – A taxa de crescimento de uma planta equivale à quantidade de água encontrada na região, de uma forma equilibrada de acordo com a necessidade da planta,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (51.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com