TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Vigilancia Em Saude

Dissertações: ATPS Vigilancia Em Saude. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

Com a população aglomerando-se em cidades, problemas como, propagação de doenças transmissíveis nos agrupamentos urbanos, foram crescendo e se tornando mais complexos. A população não conhecia ainda os processos de contaminação como, a cólera, a varíola, a febre tifóide e outras doenças que marcaram a história; mas, mesmo não conhecendo todo o processo de transmissão de doenças, era sabido que a água poderia ser uma via de contaminação e que os alimentos também poderiam ser meios de propagação de doenças. Sendo assim foi criada então a Vigilância Sanitária (VISA), proporcionando condições políticas, sociais e culturais favoráveis à disseminação da informação, segundo o pressuposto ético de defesa e proteção da vida e da promoção da saúde. A Visa conta em praticamente todos os municípios, que atua juntamente com a policia do estado e esta destinada fiscalizar o controle de bens de consumo e controle da prestação de serviços. Sua finalidade principal é prevenir que a saúde humana seja exposta á riscos com isso fiscaliza, informa orientar e aplica multa se necessário conforme a constituição brasileira. A definição legal de vigilância sanitária no Brasil é consentida pela lei federal nº 8.080 de 19 de setembro de 1.990:

(Entende-se, por vigilância sanitária, um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo: o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde).

A reforma sanitária ganha força nos anos 80, dando novos olhares e conceitos para qualidade de vida gerando novas políticas sócias que garantam moradia, o emprego, a alimentação, a educação, saneamento básico qualidade do meio ambiente e lazer, para que isso gere saúde, assim nasce o SUS (Sistema Único de Saúde). A Visa com o SUS e o Conselho Regional de Saúde fazem uma parceria a qual juntos conseguem promover saúde e diminuir os riscos desde dês de um controle social até expondo os riscos. A VISA mantém o controle nos seguintes aspectos; ambientais riscos ocupacionais, riscos iatrogênicos e riscos institucionais, já o SUS é comprometido com a garantia dos direitos sociais, com o fortalecimento dos Conselhos de Saúde e com o envolvimento de outros sujeitos sociais tais como condições de acesso a informação para a pratica de cidadania.

A junção dois desses órgãos constitui em melhorias na área da saúde e cidadania o maior desafio e que todos sejam alcançados por ambos, que tenham acesso a esses programas, para que assim tenhamos uma população livre de doenças causadas por descaso ou negligencia ao cuidado que a população tenham conhecimentos de seus direitos onde encontremos uma igualdade social afim de que melhore-se em todos os aspectos em que todos sejam devidamente socializados, cuidados, e gerando a cada dia uma população saudável fisicamente e mentalmente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/1conf_nac_vig_sanit_relatorio_final.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com