TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps de saude e segurança do trabalho

Por:   •  23/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.922 Palavras (12 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução a Segurança do Trabalho

Segurança do Trabalho pode ser entendido como conjunto de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais sendo elas: tendinites, burcites, lesões de coluna, e também proteger a integridade e a capacidade de trabalho de cada trabalhador.

Dentro deste contexto a segurança do trabalho estuda diversos pontos tais como: Introdução a Segurança Higiene e Medicina do trabalho, Prevenção e Controle de Riscos em máquinas, Equipamentos e Instalações, Psicologia na Engenharia de Segurança, Comunicação e Treinamento, Administração aplicada a Engenharia de Segurança, o ambiente e as doenças ligados ao trabalho, higiene do trabalho metodologia de pesquisa , legislação, normas técnicas, responsabilidade civil e criminal, perícias, proteção do meio ambiente , ergonomia e iluminação, proteção contra incêndios e explosões e gerencia de riscos.

Todos juntos formam um conjunto de extrema importância para a Segurança daqueles que compõem uma empresa de pequeno a grande porte, estabelecendo normas de segurança determinadas por lei visando o bem estar e a integridade física do ser humano (trabalhador), que é a parte mais importante, que é a vida.

Desta forma vemos que o quadro da Segurança do trabalho que é composta em cada empresa, são contituídas por:

 Técnico de Segurança do Trabalho

 Engenheiro de Segurança do Trabalho

 Médico do Trabalho

 Enfermeiro do Trabalho

Estes profissionais formam á SESMT, Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho. Dentro das empresas existe também um grupo de colaboradores que trabalham em parceria com a segurança do trabalho visando a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho, que é a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), este grupo em muitas vezes conseguem visualizar problemas que podem acarretar em possíveis acidentes na empresa, porque trabalham de forma direta na parte operacional das empresas, e quando trabalham alinhados a Segurança do Trabalho para a resolução das ocorrências internas que podem vir a ser de grande periculosidade para os colaboradores. Estes grupos trabalham também na prevenção de doenças ocupacionais, mais conhecidas como doenças do trabalho, tais como:

• Tendinites ligadas a punhos, mãos e braços.

• Burcites ligadas a desgaste da cartilagem entre os ossos do ombro e braço.

• Lesões na coluna, são as mais comuns existe as mais leves chegando até a mais grave necessitando de cirurgias e colocação de pinos.

• Perda de Audição, quando o trabalho apresenta ruídos excessivos, trazendo seqüelas permanentes ao trabalhador.

• Perda de membros, quando o cargo destinado a pessoa é de trabalho em máquinas onde o manejo é automático apresentando um risco maior aos trabalhadores.

Como outras lesões que podem vir até mesmo a ser fatais para a vida do trabalhador.

Definições:

A Saúde e Segurança no Trabalho é constituída por leis e normas e essas normas são regulamentadoras, leis complementares, como decretos e também convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho ratificadas pelo Brasil.

E as empresas precisam se adequar a essas leis pois trata-se de um direito do ser humano como trabalhador e pessoa da sociedade. Desenvolvendo um plano de ação para cada empresa específica aplicar de forma eficaz o projeto de Saúde e Segurança no trabalho, e com esta proposta a área de segurança do trabalho ajuda as empresas a se organizarem, porque o aumento da produtividade é constante e a segurança no trabalho deve acompanhar este crescimento juntamente com a empresa, porque ela traz confiança no desenvolvimento do trabalho, e entre seus gestores pois existe o cuidado com a integridade física e mental dos seus colaboradores.

Acidente de Trabalho

O acidente de trabalho é aquele que acontece no exercício da função desempenhada dentro da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, podendo causar morte, perda ou redução permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.

Denomina-se acidente de Trabalho:

• O acidente que acontece quando você está prestando serviços por ordem da empresa fora do local de trabalho.

• O acidente que acontece quando você estiver em viagem a serviço da empresa.

• O acidente que acontece no trajeto entre a casa e o trabalho, ou do trabalho para a casa.

• Doenças profissionais (as doenças causadas pelo tipo de trabalho desenvolvido).

• Doenças do trabalho (as doenças causadas pelas condições do trabalho).

E como podemos classificar os Acidentes de Trabalho:

Ato Inseguro: É o ato praticado pelo homem, e na maioria das vezes é o causador pela maioria dos acidentes. Em geral consiste no que está sendo feito, e está contra as normas de segurança. São exemplos de ato inseguro:

Subir em telhados ou em altitudes onde requer o uso do cinto de segurança, que protege contra quedas. Ligar aparelhos e tomadas com mãos molhadas ou com fios descascados, dirigir um automóvel em alta velocidade, são alguns exemplos de atos inseguros.

Condição Insegura: É aquela em que a condição do ambiente de trabalho que é oferecido, apresenta perigo e riscos ao trabalhador. São exemplos de condição insegura: Instalações elétricas com fios desencapados, máquinas em estado precário de manutenção, andaimes de obras de construção civil feitos com materiais inadequados.

Se as condições inseguras, e os atos inseguros forem eliminados será possível então reduzir os acidentes de trabalho.

Onde atua os Profissionais da Segurança do Trabalho?

Estes profissionais atuam em uma vasta área que sendo muito ampla, desenvolvem seu trabalho aonde quer que seja necessária sua atuação, principalmente quando se envolve a vida do ser humano. Em geral eles atuam em fábricas de alimentos, construções civis, hospitais, empresas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (67.2 Kb)   docx (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com