TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AULA PRATICA SOBRE OSMOSE

Monografias: AULA PRATICA SOBRE OSMOSE. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  479 Palavras (2 Páginas)  •  1.385 Visualizações

Página 1 de 2

No início da aula pratica o professor deverá dar uma explicação sobre a osmose.

A membrana plasmática apresenta várias funções, uma delas é fazer a seleção das substancias que devam entrar ou sair da célula. Essa função é denominada de permeabilidade seletiva. Quando falamos de membrana sempre falamos de variados tipos de transporte de substancia, e um dos mais conhecido seria a OSMOSE.

Osmose é um processo físico em que a água se movimenta entre os dois meios com concentrações diferentes do soluto separado por uma membrana semipermeável. Neste processo a agua passa de um meio hipotônico (menor concertação de soluto para um meio hipertônico (maior concentração de soluto). Esse processo só finaliza na osmose quando os dois meios ficam com a mesma concentração de soluto.

A osmose ocorre em diversos sistemas da natureza. No corpo humano é de extrema importância.

A concentração de sais nas células é controlada pela osmose. Quando não ocorre gasto de energia, a osmose é considerada como um transporte passivo.

Após uma introdução teórica da aula inicia-se a aula prática sobre o assunto.

Nesta aula utilizaremos o ovo para demonstrar como funciona a osmose.

Os materiais utilizados serão:

-Ovo inteiro cozinho e sem casca.

-Solução saturada de açúcar.

-Recipiente.

Para preparar a solução saturada de açúcar será adicionada 250g de açúcar em 250 ml de agua quente, continuaremos aquecer até que o açúcar se dissolva completamente ficando uma cor amarelada e viscosa.

O procedimento será da seguinte forma:

-Colocar o ovo no recipiente e adicionar os 250ml da solução fria supersaturada de açúcar;

-Deixar o sistema em repouso por pelo menos um dia;

-Após o período de repouso retirar cuidadosamente o ovo da solução, lavar e compara-lo com o tamanho de um ovo normal, será percebido uma diferença significativa.

Fica concluído que a membrana que envolve o ovo é semipermeável, pois permite a passagem da agua de uma solução mais diluída (meio hipotônico) para uma mais concentrada (meio hipertônico), esse processo de transferência da agua através da membrana semipermeável é conhecida como osmose.

Uma outra atividade pratica de fácil assimilação seria a utilização de morangos e leite condensado.

Quando misturamos leite condensado aos morangos teremos uma solução com maior concentração, criando um meio perfeito para o acontecimento da osmose.

O morango funcionará como a membrana semipermeável, ou seja, as células presentes na estrutura externa do fruto. O liquido presente no interior trata-se de uma solução menos concentrada, enquanto o leite condensado é mais concentrado que ficara na parte externa do morango.

Os dois produtos devem ser colocados em um recipiente, será observado um liquido que é da parte interna do morango, ficando concluído que é o liquido que passou pela osmose, ou seja, de uma solução diluída para uma solução concentrada até se obter o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com