TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Africa De Todos nós

Ensaios: Africa De Todos nós. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2014  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 5

África (política, economia e aspectos geográficos) - dicas e questões comentadas de vestibular

29/09/2010 18h44

Continente mais extenso da zona intertropical, apresenta quadro natural heterogêneo e é povoado por diversas culturas e etnias. Muito explorada pelas potências europeias na época colonial, hoje é marcada por guerras civis, instabilidade política e econômica.

ASPECTOS FÍSICO-NATURAIS

Relevo: predominam os planaltos antigos e desgastados, quase sempre com altitude inferior a mil metros. Quando o escudo cristalino aflora, ocorrem grandes jazidas de diversos minerais, como ferro, cobalto e magnésio. Planícies aparecem em áreas litorâneas e adentram o continente apenas onde correm alguns grandes rios, como o rio Senegal e o Gâmbia. Uma grande falha geológica no leste da África a separou da Península Arábica, originou o Mar Vermelho e rebaixou o relevo da região – que acumulou água e formou o Planalto dos Grandes Lagos.

Vegetação e clima: a partir do centro do continente, variam na mesma ordem (do úmido para o seco), abaixo e acima da linha do Equador. Partindo-se das florestas equatoriais do Congo e do clima equatorial úmido (no centro), passa-se às savanas e ao clima tropical e, depois, às estepes e aos climas semiáridos. Por fim, chega-se aos desertos e, nos extremos norte e sul do continente, à vegetação mediterrânea.

ASPECTOS ECONÔMICOS, POLÍTICOS E HUMANOS

A maioria das nações vive em guerra civil, instabilidade política intensa e seca prolongada. Isso gera economias pobres e fragmentadas, incapazes de gerar riquezas para as populações. Caracterizam a África elevadas taxas de natalidade e de mortalidade e baixa expectativa de vida – agravada pela prevalência da AIDS em até 10% dos habitantes de alguns Estados.

Política: durante a colonização, tribos historicamente rivais foram obrigadas a viver num mesmo país, após a partilha do continente pelas potências europeias. Depois da Segunda Guerra Mundial, ocorrem as lutas pela independência e as tribos passam a disputar o poder entre si. Essa concorrência perdura em diversos países, onde grupos se alternam no poder através de guerras e massacres sangrentos entre etnias diferentes, como os de Darfur e Ruanda.

Economia: mesmo com grandes reservas minerais, a África encontra obstáculos para gerar riquezas. Justamente por serem exportadores apenas de gêneros alimentícios e minerais, os países africanos são vulneráveis à variação internacional de preços (em momentos de preços baixos, falta dinheiro e há endividamento e crise financeira no continente). Os recursos minerais africanos (como petróleo e diamantes) são dominados por poucos, que comumente os usam para financiar guerras civis e não para o desenvolvimento socioeconômico.

FIQUE ATENTO!

- Em 2009, a pirataria reapareceu no Chifre da África (onde está a Somália). Muitos navios cargueiros foram sequestrados, originando pedidos milionários de resgate. Com a completa falência do governo somali, os clãs locais se viram livres para tomar as atitudes que bem entendessem. Assim, em uma típica região deflagrada africana (devastada pela guerra, sem indústrias e carente de infraestrutura agrícola), a alternativa lucrativa encontrada foi a pirataria.

Munidos de lanchas velozes, fuzis de assalto, granada e lança mísseis, os piratas abordavam navios e rumavam para a costa somali, escondendo as embarcações e exigindo resgate. A região dos ataques é rota de passagem de grande parte do petróleo escoado do Oriente Médio e, por isso, essas ações chamaram muita atenção. Mais que isso, esses fatos exemplificam a realidade a que estão submetidos os africanos e as consequências que ela pode gerar.

- Em 2010, a República da África do Sul sediará a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). O país já foi adepto de severas leis segregacionistas (conhecidas como Apartheid) e, por conta deste triste passado, a realização do evento surge com esperança de superação de erros históricos e de possibilidade de um futuro melhor – inclusive com a construção do maior estádio da Copa, em Johanesburgo, cidade-símbolo do Apartheid.

COMO JÁ CAIU NO VESTIBULAR?

(FGV) Sobretudo, a partir da década de 60, o continente africano tem passado por um processo de descolonização, isto é, de independência política formal que:

a) tem permitido às jovens nações superar o atraso econômico motivado pela exploração das antigas metrópoles.

b) desacompanhada da respectiva independência econômica e financeira não conseguiu alterar de forma efetiva as precárias condições

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com